23 de abr. de 2011

REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA E BIBLIOGRÁFIA SÃO A MESMA COISA?


Se abriram essa página é porque tiveram a mesma dúvida que eu...Ufa!  É bom saber que não estou sozinha nesse barco..rsrs, brincadeira!

Então pessoal, essa dúvida me foi esclarecida pela professora de português, Maria Auxiliadora (que diga-se de passagem é uma profissional inspiradora e extraordinária), então os créditos desse post são dela =)

Vamos a questão?


Diferença entre bibliografia e referência bibliográfica: 


Referência Bibliográfica: parte de uma obra na qual se listam as obras (perdoem o pleonasmo vicioso) utilizadas pelo autor para elaboração do texto.Isto é, “Conjunto padronizado de elementos descritivos, retirados de um documento, que permite sua identificação individual". (ABNT, 2000, p. 2). Assim, nas referências, deverão ser registrados todos os autores citados no corpo do  trabalho.

Bibliografia: parte de uma obra na qual se listam as referências bibliográficas de obras recomendadas para leitura complementar. Assim, na bibliografia, constarão todos os que foram lidos, embora não tenham sido citados no corpo do trabalho, sendo assim a bibliografia é mais utilizada em teses de doutorado ou em livros.

Te ajudei? Agora é sua vez, comenta! =P
  

Não acredita? Confere na fonte: http://biblioteca.inpa.gov.br/normas.htm

22 comentários:

Anônimo disse...

Muito obrigada. Bjs e que Deus te abençoe!

Anônimo disse...

Eu tenho um trab q precisa de capa e referencias bibliograficas mas tipo so fiz a capa a pesquisa e referencias Tem alguma diferenca

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

Perdão, mas não entendi sua pergunta. Pode reformulá-la por favor?

Anônimo disse...

Ahhhh obrigadaa!
=)

Anônimo disse...

gosteiii..

Anônimo disse...

gostei so que não ficou muito claro

Anônimo disse...

sim, muito

Unknown disse...

sim,gostei

Faustino Lucas António disse...

mi desculpa nao percebe ?

Anônimo disse...

Não há absolutamente nenhum pleonamo vicioso na frase "parte de uma obra na qual se listam as obras". Isso de querer comentar/criticar a própria escrita ou fala é uma coisa desnecessária e que por muitas vezes acaba sendo inaproprriada como nesee caso. Mas parece que não é apenas moda, mas como que uma "obrigação" em blogs e vídeos de opinião. É apenad um crítica construtiva baseada na minga opinião subjetiva. E obrifado pela informação adquirida. Eu desconhecia a diferença.

Anônimo disse...

Não ficou claro.

Unknown disse...

Valeu... Obg!!!!

Unknown disse...

Obrigado

Unknown disse...

Obrigado

Miguel disse...

Esse artigo era o que eu precisava, obrigado!

Tonybondejr. disse...

Gostei mas não estou bem exclareci.

Unknown disse...

Obrigado gostei

Renny HG disse...

Muitíssimo obrigado, mas eu gostaria de saber que quando tratamos de gênero textual, estamos a falarmos mais ou menos de oquê?

Regilsom disse...

Quem foi o autor desse texto e em que lugar foi escrito?

Unknown disse...

Ainda tenho dúvida! Quando se trata de um trabalho científico, diz-se "bibliografia ou referência bibliográfica"?

Anônimo disse...

Boa explicação!Deus te abençoe.

Postar um comentário

Confira Também

Postagens populares

GIRLSPT.COM - Cursores Animados

Template by:

Free Blog Templates