1 de ago. de 2011

Chegou concurso na area: Agente de Pesquisa e Mapeamento, IBGE.

 http://extra.globo.com/incoming/2205774-bbd-3d5/w640h360-PROP/2009090360396.jpg

Oii pessoal, 

Esse concurso é bem interessante para nós Cientistas Sociais. 

Tanto para quem esta formado, pois é um meio de conseguir experiência como pesquisador (caso tenham escolhido o bacharelado), entendo que, na pratica, nós nem sempre vamos a campo colher dados, muitas vezes somente elaboramos o projeto e analisamos os dados que chegam até nós, mas considero super interessante termos a experiência de ir fazer a pesquisa pessoalmente, pois isso nos deixa mais sensível para entendermos as falhas e também as peculiaridades de todo processo estatístico; por outro lado, se você ainda esta na acadêmia (como eu), a experiência pode nos remeter a tomar a terrível decisão entre a licenciatura e o bacharel, pois trabalhando com a pesquisa, colocando a mão na massa, teremos uma ideia do que realmente é ser um bacharel em ciências sociais, lógico que uma ideia bem específica, pois cada pesquisa é uma pesquisa, mas uma ideia que definitivamente vai te ajudar na tua vida profissional, palavra de quem já foi recenseadora do IBGE, no último Censo Demográfico (2010).

Além de tudo que já falei, tem outro ponto positivo: o contrato é temporário! E isso é positivo porque para nos que estamos na academia é bem difícil se dedicar tempo integral a um trabalho, e por isso, trabalhar no IBGE como Agente de Pesquisa, além de nos proporcionar experiência, nos da a opção de escolher nosso horário de serviço, nos colocando numa situação confortável perante as responsabilidades que temos junto a universidade. E ainda por cima, recebemos uma boa remuneração, cerca de 850,00 reais, que tanto fazem diferença na vida de um estudante.

Bom, não é só flores ser Agente de Pesquisa, isso é verdade. Mas é verdade também que todo e qualquer trabalho, tem seus ocios, não é uma peculiaridade do pesquisador ou do recenciador do IBGE. Mas garanto que não iram se arrepender, pois a maior vantagem, é a experiência.


Infelizmente eu não posso fazer esse concurso, pois já participei do anterior e  só posso ser contratada novamente após 24 meses depois do último contrato. Mas desejo boa sorte a todos! 

E qualquer questão, é só deixar comentários, se eu poder ajudar, será um prazer!





12 comentários:

Nayaborges disse...

Ola!!!
achei este concurso interessante justamente pelo fato de adquirir experiência.Vi no edital que tambem oferecem cursos e treinamentos, e isso e realmente bom... mas não sei porque imagino que deve ter mto trabalho e como externo ou seja andando nas ruas me pareceu cansativo e fiquei com receio de atrapalhar o rendimento na faculdade. Voce falou dos periodos ociosos.. Voce poderia me descrever melhor como e a rotina?.
Fico mto agradecida.
meu email e nayaragyn20@gmail.com

Unknown disse...

Oi Nayara!!!

bom, como todo trabalho, o IBGE tem seus ocios, no meu caso, quando fui recenciadora, não me incomodei muito com a questão do tempo, pq como já disse, nós no IBGE é que fazemos nosso tempo, justamente por isso, não se torna tão cansativo. Lógico que, se vc quer terminar rapido seu setor, tem que trabalhar mais, mas como vc tem a faculdade, dá para conciliar sim, na epoca que fui recenciadora, eu ja tava na universidade e deu para consiliar, é só vc ter organização e disciplina. O IGBE te da a possibilidade de voce não precisar ir todo dia a campo, dependendo do seu setor, vc pode ir três dias na semana, pode também trabalhar no fim de semana, ou então, todos os dias de manha, ou todos os dias so a tarde, até a noite voce pode trabalhar, apesar de que não recomendo muito, pq no mundo de hoje é perigoso para você e as pessoas podem estranhar tbm, afinal, ninguem imagina um agente cencitario chegando em sua casa para fazer uma pesquisa na hora da janta, ou da novela. Apesar que, existem residencias que o pessoal so esta a noite e por isso, apos vc ir pela manha, e deixar um recado avisando que vai voltar a noite (na caixa dos correios), é compreensivel. E esse é justamente outro ponto negativo, vc não encontrar os moradores selecionados na lista de pesquisa em casa, isso realmente é chato, terminar o quarteirão e ter que ficar voltando só nessa residencia em especifico, tbm tem aqueles que atendem a gente mal, que tem pressa, que ficam criticando o governo, achando que a gente pode resolver algo.. Mas, tudo isso acontece muito esporaticamente, então não é bicho de sete cabeças, é só voce levar na esportiva que no final, quando vc receber a maravilhosa reconpensa salarial, vai achar que valeu a pena, pq em suma, o trabalho não é muito, desgasta um pouco, por causa do sol e da andada, mas nada que não se recupere com uma boa noitada de sono. Bom, isso se vc for trabalhar com pesquisa, porque se vc ficar no mapeamento, ai é mais leve, só ir passando nas ruas e identificando no palmtop algumas referencias das casas, o que é um pouco mais simples, se voce não for muito de fazer entrevista e tal.. mas ai vai ter a questão so sol ainda e da andada...

Mas ainda sim com isso tudo, ainda é muito vantajoso para voce fazer...

E o treinamento, é bem bacana tbm, cerca de 10 dias, e não é nada de sete cabeças, sendo que é possivel que o horario do treianamento choque com o horario de suas aulas, no meu caso não passei por isso, porque estava tendo aulas a noite, mas nada que não de para ser resolvido com uma bolsa conversa e uma boa estrategia de logistica de tempo..

a rotina, que voce pediu para descrever, infelizmente só posso descrever a minha, a sua, quem vai fazer é você, de acordo com suas prioridades..


algo mais?

espero ter sido clara.

abraços, e volte sempre!!!

Anônimo disse...

Uma duviida , no editaal fala em jornada de trabalho de 8 horas por dia , portanto nesse cargo é possiveel que ja tenha um horario definido para os agentes trabalharem , acredito que não vai ter toda a flexibilidade horario que um recensseador pode ter ,

Unknown disse...

Boa Observação!

Realmente, no edital para agente de pesquisa e mapeamento consta que "a jornada de trabalho será de 40 (quarenta) horas semanais, sendo 8 (oito) horas diárias." Acho que esta bem claro, mas como vc pode perceber, o edital não deixa claro se o horario vai ser de 8h as 12 e 14h as 18h, acho que é possivel que seja, mas como já disse, o IBGE facilita para que voce adeque suas prioridades ao trabalho...

Por ex: Para a função de Recenseador, a jornada de trabalho recomendável no edital 2010 foi de, no mínimo, 25 (vinte e cinco) horas semanais, além da
participação integral e obrigatória no treinamento, mas nem todo mundo cumpriu isso a risca, e nem por isso foi dispensado do IBGE, acredito que nesse concurso dê sim para se adequar a academia, apesar da jornada ser mais extensa, o importante é vc cumprir sua meta.Mas claro que, vai ser um pouco mais dificil,por se tratar de uma carga horaria mais extensa.

Anônimo disse...

Olá! Você escreve muito bem! Porém tem muitos erros de ortografia, desculpa não teve como passar sem notar pelo fato de ser Estudante Universitária e, principalmente pelo curso que exige muita leitura e escrita.

Fica a dica!

Unknown disse...

KKK...

Obrigada pela dica pessoa.
Confesso que na correria da vida, não tenho dado atenção a alguns acentos (no blog), já que se trata de algo informal. Mas, como eu não dispenso uma boa sugestão, vou levar em conta sua dica e me policiar mais, nos próximos posts.


Grata pela franqueza.

Anônimo disse...

Constata-se do edital do IBGE que o período de labor seria de no máximo doze meses, podendo ser prorrogável por até 36 meses, sem que exceda este limite. Assim, quanto tempo Vossa Senhoria trabalhou no IBGE e ainda qual a diferença entre recenseador e agente de pesquisa e mapeamento? Grato

Anonimo disse...

Qual horário você começava a trabalhar ? E tbem tenho dúvidas à respeito da diferença entre: recenseador e agente de pesquisa e mapeamento.

Grato!

Anônimo disse...

Oii.. Irei faser o concurso de agemte de pesquisa e mapeamento... So que minha faculdade e no periodo de tarde... Sera q da pra conciliar? Sabendo que e 40 horas semanais... E o tbm pode trabalhar aos sabados? Obg...

Anônimo disse...

Sou agente de pesquisa e mapeamento há 9 meses e contarei a vocês um pouco da realidade: os APM's, Agente de Pesquisa e Mapeamento, trabalham de Sol a Sol, muita das vezes nos sábados, domingos e até mesmo algumas vezes nos feriados na rua sofrendo todo tipo de possível de ameaça (no meu caso até arma de fogo). Nos primeiros meses, dediquei-me com toda garra, era muito alentado com a instituição pública que é o IBGE. Segundo o que consta no próprio edital, o agente de pesquisa trabalha como um suporte, ou ajuda às pesquisas interna ou externa da fundação. De uns 3 meses para cá, venho me entristecendo por conta das exclusões que sofrem os contratados temporariamente; Somos nós que fazemos o trabalho por inteiro, para vocês terem uma ideia, os efetivos (pela lei 8.112) eles se apoiam em nós para seus trabalhos e muitas vezes até nos ameaçam indiretamente de sermos desligados, então ficamos presos de denunciar por assédio moral por conta que não temos vínculo constitucional, pois se eles quiserem exonerar é rápido. A critério de conhecimento, o nosso contrato é renovado mensalmente, e ainda temos uma nota avaliada pelo chefe da agência, então a gente trabalha, se esforça e se acontecer qualquer deslize, estaremos desligados. Não temos aquela confiança de saber se no outro mês estaremos trabalhando. Ultimamente, está uma grande confusão interna sobre umas agendas que a todos os servidores efetivos foram dados mas a nós, já estão na 5ª remessa, não recebemos e sempre eles protelando. Não ter direito a uma "agenda" é somente um pequeno aspecto da maneira como o IBGE considera os APM's.
Vale salientar muitos mais a falta de representatividade destes trabalhadores dentro da própria Instituição, o que não é de se estranhar pela própria natureza de meros PRESTADORES DE SERVIÇO contratados a partir de uma lei cuja ética é, no mínimo, duvidosa que nos priva de direitos básicos comuns a todos os Ibegeanos.
Em suma, a esquisita condição de quase prestadores de serviço praticadas pelo próprio Estado. A Seleção é por processo seletivo(concurso mascarado), as atribuições e funções são semelhantes, a carga horária é a mesma, mas os direitos são diferentes.Vou registrar aqui o meu protesto mesmo sabendo que uma MINORIA pensará:
"E porque, então, estando ciente das condições se candidatou ao cargo?"
Bem, um nível mais profundo do problema...

Anônimo disse...

Oi, prestei o concurso de apm será se vale a pena trabalhar lá? tenho 19 anos, e gostaria de saber se é todo dia q trabalha visitando casas?

lyah punk22 disse...

Oi

Postar um comentário

Confira Também

Postagens populares

GIRLSPT.COM - Cursores Animados

Template by:

Free Blog Templates