14 de nov. de 2016

Estudos Disciplinares VIII - Trabalho Individual II

  • Pergunta 1


    Correta
    O filme “Rio”, de 2011, é americano e dirigido por um brasileiro, Carlos Saldanha. A história é sobre a arara azul, em extinção, que é levada para o Rio de Janeiro para se acasalar. Destacam-se duas cenas e sobre elas podemos afirmar:

    Resposta Selecionada:
    b. 
    A história destaca a cultura brasileira por meio da festa carnavalesca e pela diferença arquitetônica da cidade do Rio de Janeiro.
Continue Lendo ››

Estudos Disciplinares VIII - Questionário Unidade II

  • Pergunta 1

    0,5 em 0,5 pontos
    Correta
    Com relação aos diversos tipos de planos, todas as alternativas estão corretas, exceto:
    Resposta Selecionada:
    Corretad. 
     Existem numerosos planos e eles são unívocos.
    Respostas:
    a. 
    b. 
    c. 
    Corretad. 
    e. 
    Feedback da resposta:
    Resposta: alternativa D. São vários os planos, com nomeações diferentes e, inclusive, o mesmo tipo de plano recebe nome diferente entre os estudiosos de cinema.
  • Pergunta 2

    0,5 em 0,5 pontos
    Correta
    Em uma das cenas do filme “O Rei Leão”, de Walt Disney, de 1994, o protagonista Simba, leãozinho ainda, é levado à ponta da pedra para ser apresentado aos outros animais, pertencentes ao mesmo reino.
    Os recursos de linguagem usados na cena são:
    Resposta Selecionada:
    Corretab. 
    uso da câmera baixa para realçar a grandeza de Simba;
    Respostas:
    a. 
    Corretab. 
    c. 
    d. 
    e. 
    Feedback da resposta:
    Resposta: alterantiva B. A câmera baixa mostra o objeto ou ser filmado de baixo para cima e, nessa posição, o ser parece maior. No caso da cena acima, a câmera baixa mostra a posição social do leãozinho Simba, futuro rei do local.
  • Pergunta 3

    0,5 em 0,5 pontos
    Correta
    No filme “O Rei Leão”, de Walt Disney, de 1994, Mufasa é rei e pai de Simba, que é o protagonista da história. Na cena a seguir, Mufasa mostra ao filho a extensão de seu reino.
    Do ponto de vista da linguagem cinematográfica, a cena consiste em:
    I. Plano geral dos personagens em cima da pedra, mostrando a savana ao fundo.
    II. Tons quentes que compõem a cena, tanto do cenário quanto dos personagens.
    III. Figura paterna bem maior em relação ao filho, que é aprendiz e ouvinte das experiências sábias do pai.

    Está(ão) correta(s) a(s) afirmação(ões):
    Resposta Selecionada:
    Corretad. 

    I, II e III;
    Respostas:
    a. 
    b. 
    c. 
    Corretad. 
    e. 
    Feedback da resposta:
    Resposta: alternativa D. O plano na cena é plano geral, pois na cena é importante mostrar a extensão do reino. Como o plano geral serve para mostrar o ambiente/o espaço, ele é escolhido para a cena. O efeito visual de extensão do reino é causado também pelas luzes quentes.
  • Pergunta 4

    0,5 em 0,5 pontos
    Correta
    O cinema para o público infantil ou adulto usa imagens carregadas de uma representação. Nesse sentido, o filme infantil:

    Resposta Selecionada:
    Corretac. 
    agrega modelos e padrões de sua cultura;
    Respostas:
    a. 
    b. 
    Corretac. 
    d. 
    e. 
    Feedback da resposta:
    Resposta: alternativa C. Um filme infantil como “101 dálmatas” agrega modelos à cultura americana/europeia. O professor, no caso, precisa identificar essa cultura e saber trabalhar com ela em sala de aula. O professor não deve considerar ingênuo, inocente ou neutro um filme infantil.
  • Pergunta 5

    0,5 em 0,5 pontos
    Correta
    O cinema tem sido classificado como forma de lazer e divertimento. Porém, o cinema também pode ser considerado de tantas outras formas:
    I. Um instrumento de divulgação de ideologias, formas de pensar, modos de agir.
    II. Uma arte, a “sétima arte”.
    III. Instrumento de formação e reflexão crítica.
    Indique a alternativa correta.
    Resposta Selecionada:
    Corretae. 
    Todas as afirmações estão adequadas.
    Respostas:
    a. 
    b. 
    c. 
    d. 
    Corretae. 
    Feedback da resposta:
    Resposta: alternativa E. O cinema favorece o desenvolvimento e a criticidade do espectador, tanto pelo conteúdo abordado quanto pela forma (estética) com que o conteúdo é tratado.
  • Pergunta 6

    0,5 em 0,5 pontos
    Correta
    O papel do professor ao trabalhar filme infantil com seus alunos é:
    Resposta Selecionada:
    Corretad. 
    Capacitar-se teoricamente em relação ao tema do filme.
    Respostas:
    a. 
    b. 
    c. 
    Corretad. 
    e. 
    Feedback da resposta:
    Resposta: alternativa D. Na verdade, cabe ao professor facilitar ou mediar a prática reflexiva e instigar o estudo prévio dos elementos teórico-analíticos, evitar o subjetivismo e solicitar alguma atividade.
  • Pergunta 7

    0,5 em 0,5 pontos
    Correta
    O tamanho de um plano é determinado pela distância entre a câmera e o objeto filmado. Deve haver adequação entre o tamanho do plano e seu conteúdo material (o plano é mais afastado quanto mais coisas há para ver) e seu conteúdo dramático. Considerando a cena cinematográfica a seguir, identifique o tipo de plano:
    Resposta Selecionada:
    Corretaa. 
     close up;
    Respostas:
    Corretaa. 
    b. 
    c. 
    d. 
    e. 
    Feedback da resposta:
    Resposta: alternativa A. Close up é um ângulo usado pela câmera para aproximar o espectador de uma cena mais carregada de afetividade e intensidade e na qual a face da personagem é focada.
  • Pergunta 8

    0,5 em 0,5 pontos
    Correta
    Observe as duas cenas retiradas do filme “O Rei Leão”, de Walt Disney, de 1994. As cenas são sobre o passeio do pássaro azul, personagem Zazu, em direção a uma pedra, a Pedra do Rei, onde Mufasa, pai do protagonista, está vislumbrando o reino. Na primeira cena, o rei Mufasa é centralizado; na segunda cena, Zazur está em frente ao rei Mufasa.
    Sobre as cenas 1 e 2:
    Em um jogo de campo, a cena 1 exibe Mufasa com uma câmera baixa e a cena 2 usa câmera alta para exibir Zazu
    PORQUE
    é por meio de Zazu que o espectador se localiza para saber quem é o leão, pois, ao fazer uma reverência, há a relação de poder envolvida.
    Resposta Selecionada:
    Corretaa. 
    As asserções I e II são verdadeiras e a II é justificativa correta da I.
    Respostas:
    Corretaa. 
    b. 
    c. 
    d. 
    e. 
    Feedback da resposta:
    Resposta: alternativa A. O jogo de câmera (baixa, para mostra o rei e alta para mostrar Zazur) deve-se à posição social de cada personagem. Mufasa é um rei e visto de baixo para cima. Zazur frente ao rei é visto de cima. O ser visualizado de baixo dá impressão de ser maior, tal como o rei Mufasa.
  • Pergunta 9

    0,5 em 0,5 pontos
    Correta
    Sobre o cinema clássico, considera-se incorreto:
    Resposta Selecionada:
    Corretae. 
    A narração é marcada sempre pela desconstrução da linearidade e criação de novos planos.
    Respostas:
    a. 
    b. 
    c. 
    d.
    Corretae. 
    Feedback da resposta:
    Resposta: alternativa E. A narração clássica nos fornece indícios para a criação da espacialidade, da temporalidade e da lógica, esta última atrelada a paralelismos e causalidade da história. O cinema clássico é marcado pela linearidade.
  • Pergunta 10

    0,5 em 0,5 pontos
    Correta
    Um fragmento do filme infantil “101 dálmatas”, de Walt Disney, de 1961, mostra-nos Anita, que, no decorrer da história, se casa com Roger, cujo companheiro é o cão que teve muitos filhotes brancos com manchas pretas.
    Ao comparar Anita com as mulheres da década de 1950/ 60, verificamos que:
    Resposta Selecionada:
    Corretad. 
    a personagem pode ser considerada símbolo de beleza da época;
    Respostas:
    a. 
    b. 
    c. 
    Corretad. 
    e. 
    Feedback da resposta:
    Resposta: alternativa D. Na história, o narrador (o cão amigo de Roger) procura saber em revistas o padrão de beleza da época para encontrar uma esposa para Roger. Assim, Anita não rompe, mas é símbolo de um padrão estético da beleza feminina.
Continue Lendo ››

Confira Também

Postagens populares

GIRLSPT.COM - Cursores Animados

Template by:

Free Blog Templates