Sendo licenciados ou bachareias, nas ciências sociais ou areas convergentes, devemos estar por dentro!!!
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Referencial curricular nacional para escola indígenas
Consolidando este quadro, um novo documento começou a chegar nas escolas
indígenas de todo o país: o Referencial Curricular Nacional para as
Escolas Indígenas (RCNEI), documento indutor e orientador de novas
práticas, que contou com a participação de especialistas, técnicos e
professores índios em sua formulação. Trata-se de um longo e detalhado
documento em que se apresentam considerações gerais sobre a educação
escolar indígena, quer através da fundamentação histórica, jurídica,
antropológica e pedagógica que sustenta a proposta de uma escola
indígena que seja intercultural, bilíngüe e diferenciada, quer através
de sugestões de trabalho, por áreas do conhecimento, que permitam a
construção de um currículo específico e próximo da realidade vivida por
cada comunidade indígena, na perspectiva da integração de seus
etno-conhecimentos com conhecimentos universais selecionados.
Num campo que se caracteriza por uma plêiade de concepções e práticas
diferentes, o documento conhecido pela sigla RCNEI conseguiu reunir e
sistematizar um mínimo de consenso, capaz de subsidiar diversas
interpretações e propostas de construções pedagógicas e curriculares
autônomas. Para que isto de fato ocorra será preciso qualificação
profissional dos agentes educacionais e abertura nos rígidos esquemas
administrativos das secretarias de educação, de modo que se possa
construir novos canais de interlocução em que as comunidades indígenas
tenham papel ativo na definição do projeto político pedagógico de suas
escolas.
A Educação Escolar Indígena e o Plano nacional de Educação
Em 09 de janeiro de 2001 foi promulgado o Plano Nacional de Educação,
também conhecido pela sigla PNE. Ele apresenta um capítulo sobre a
educação escolar indígena, dividido em três partes. Na primeira parte
faz-se um rápido diagnóstico de como tem ocorrido a oferta da educação
escolar aos povos indígenas.
Na segunda parte, apresentam-se as diretrizes para a educação escolar
indígena. E na terceira parte, estão os objetivos e metas que deverão
ser atingidos, a curto e a longo prazo.
Entre os objetivos e metas previstos no Plano Nacional de Educação
destaca-se a universalização da oferta de programas educacionais aos
povos indígenas para todas as séries do ensino fundamental, assegurando
autonomia para as escolas indígenas, tanto no que se refere ao projeto
pedagógico quanto ao uso dos recursos financeiros, e garantindo a
participação das comunidades indígenas nas decisões relativas ao
funcionamento dessas escolas. Para que isso se realize, o Plano
estabelece a necessidade de criação da categoria escola indígena para
assegurar a especificidade do modelo de educação intercultural e
bilíngüe e sua regularização junto aos sistemas de ensino.
O Plano Nacional de Educação prevê, ainda, a criação de programas
específicos para atender às escolas indígenas, bem como a criação de
linhas de financiamento para a implementação dos programas de educação
em áreas indígenas. Estabelece-se que a União em colaboração com os
Estados devem equipar as escolas indígenas com equipamento
didático-pedagógico básico, incluindo bibliotecas, videotecas e outros
materiais de apoio, bem como serão adaptados os programas já existentes
hoje no Ministério da Educação em termos de auxílio ao desenvolvimento
da educação.
Atribuindo aos sistemas estaduais de ensino a responsabilidade legal
pela educação indígena, o PNE assume como uma das metas a ser atingida
nessa esfera de atuação a profissionalização e o reconhecimento público
do magistério indígena, com a criação da categoria de professores
indígenas como carreira específica do magistério e com a implementação
de programas contínuos de formação sistemática do professorado indígena.
(Luís Donisete Benzi Grupioni)
Baixe na integra o: Referencial curricular nacional para escola indígenas
Fonte: http://pib.socioambiental.org/pt/c/politicas-indigenistas/educacao-escolar-indigena/referencial-curricular-nacional-para-escola-indigenas
1 comentários:
Passando e olhando...
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