29 de mai. de 2017

Estudos Disciplinares X - Trabalho Individual II (UNIP)

  • Pergunta 1

    1 em 1 pontos
    Correta
    Alunos, ao responderem a questões discursivas em provas ou concursos, podem ter suas notas zeradas por apresentarem equívocos como:
    Resposta Selecionada:
    d. 

    Fuga do tema.
  • Pergunta 2

    1 em 1 pontos
    Correta
    Leia o texto a seguir.
    O aborto deve ou não deve ser legalizado? Por quê?
    “Há muitos anos, as nações discutem questões científicas, éticas, morais e religiosas que envolvem o aborto. Ele é legalizado e feito de forma segura em vários países, mas é ilegal e visto como grave crime em outros. Muitas mulheres (de todas as classes sociais e religiões) já interromperam uma gravidez indesejada, com ou sem ajuda médica, com ou sem respaldo legal. Uma das principais discussões é se a legalização do aborto diminuiria uma gravíssima questão de saúde pública: as complicações pós-aborto, que são a terceira causa de morte entre mulheres em idade fértil. O que você acha? Por razões médicas ou por escolha pessoal da mulher, o aborto deve ou não ser legalizado?”
    Disponível em <https://educacao.uol.com.br/bancoderedacoes/redacao/ult4657u420.jhtm>. Acesso em 03 mai. 2017.
    O tema proposto no texto é:
    I - O aborto, no texto, é um tema de cunho social e polêmico ao mesmo tempo.
    II - No início do texto, percebe-se que a temática “aborto” pode ser abordada pelo viés filosófico, pois envolve questões éticas.
    III - O aborto, de acordo com a abordagem apresentada nesse texto, é vislumbrado apenas pelo viés polêmico.
    Está correto o que se afirma em:
    Resposta Selecionada:
    d. 

    I e II.
  • Pergunta 3

    1 em 1 pontos
    Correta
    Leia os excertos a seguir.
    Texto I
    “A lógica da televisão tem mais relação com o mercado do que com os interesses sociais. No entanto, se as televisões comerciais são simplesmente uma indústria, os telespectadores, puros consumidores, e os programas, apenas uma mercadoria, estamos regredindo aos piores momentos do mau capitalismo. E tudo o que a mídia absorveu sobre responsabilidade pública pode ruir sob o impacto do dogma mercadológico.”
    Carlos Alberto Di Franco
    Texto II
    “Conforme citado pelo jornalista Nelson Hoineff, ‘o que a televisão tem de mais fascinante para quem a faz é justamente o que ela tem de mais nocivo para quem a vê: sua capacidade aparentemente infinita de massificação’. De fato, mas de 80% da população brasileira tem a televisão como principal fonte de informação e referência.”
    Carlos Alberto Di Franco
    Texto III
    “A televisão brasileira presta culto à frivolidade. A sociedade desenhada nas novelas é um convite à transgressão. A exaltação do sucesso sem balizas éticas, a trivialização da violência e a apresentação de aberrações num clima de normalidade têm transformado adolescentes em aspirantes à contravenção.”
    Carlos Alberto Di Franco
    Resposta Selecionada:
    c. 

    Os textos I, II e III são argumentativos.
  • Pergunta 4

    1 em 1 pontos
    Correta
    São características do esboço, exceto:
    Resposta Selecionada:
    e. 

    Correção de dúvidas ortográficas ou problemas de concordância.
  • Pergunta 5

    1 em 1 pontos
    Correta
    Leia o conceito a seguir.
    Em todo processo de construção textual, há uma fase de elaboração de organização das ideias. Todo bom escritor passa por isso, e dentro da produção de uma redação o seu uso é indispensável.
    Serve para que o autor do texto se comporte como um leitor crítico e faça as devidas alterações visando à melhoria da qualidade do texto.
    Esse conceito diz respeito a:
    Resposta Selecionada:
    c. 

    Rascunho.
  • Pergunta 6

    1 em 1 pontos
    Correta
    Leia o texto abaixo. No destaque está a parte verbal do anúncio.
    A tese do texto é:
    Resposta Selecionada:
    c. 

    Livro é gênero de primeira necessidade.
  • Pergunta 7

    1 em 1 pontos
    Correta
    Com relação à inclusão de excertos em questões discursivas, a sua importância está no fato de que:
    I - Os excertos apresentam diferentes pontos de vista em relação ao tema proposto.
    II - A leitura dos excertos é útil na medida em que descortina aos olhos do aluno múltiplas facetas sobre as quais ele não tenha conhecimento.
    III - A presença dos excertos permite que o aluno grife, nos textos da coletânea, ideias com as quais concorda ou das quais discorda.
    Está correto o que se afirma em:
    Resposta Selecionada:
    b. 

    I, II e III.
  • Pergunta 8

    1 em 1 pontos
    Correta
    Leia o texto abaixo.
    “Viver é mesmo uma ginástica. O coração se contorce para bombear o sangue que, por sua vez, corre o corpo inteiro. A respiração estica e encolhe os pulmões. O aparelho digestivo se dobra e desdobra com o alimento. Tudo na vida animal é movimento - músculos que se contraem, músculos que se estendem. Graças a cerca de 650 músculos o homem pode, além de viver, ficar em pé, andar, dançar, falar, piscar os olhos, cair na gargalhada, prorromper em lágrimas, expressar no rosto suas emoções, escrever e ler este texto. Portanto, o desempenho da musculatura é muito mais forte que mera força bruta.”
    Revista Superinteressante, n. 2, 1988.
    Nesse texto, os argumentos:
    I - Opõem-se entre si e com o tema.
    II - Não têm uma relação direta entre si e com o tema.
    III - Somam-se entre si e com o tema.
    Está correto o que se afirma em:
    Resposta Selecionada:
    a. 
    III, apenas.
  • Pergunta 9

    1 em 1 pontos
    Correta
    Leia o texto e as afirmativas que seguem.
    “Um ou mais alunos xingam, agridem fisicamente ou isolam um colega, além de colocar apelidos grosseiros. Esse tipo de perseguição intencional definitivamente não pode ser encarado só como uma brincadeira natural da faixa etária ou como algo banal, a ser ignorado pelo professor. É muito mais sério do que parece. Trata-se de bullying. A situação se torna ainda mais grave quando o alvo é uma criança ou um jovem com algum tipo de deficiência - que nem sempre têm habilidade física ou emocional para lidar com as agressões. 
    Tais atitudes costumam ser impulsionadas pela falta de conhecimento sobre as deficiências, sejam elas físicas ou intelectuais, e, em boa parte, pelo preconceito trazido de casa. Em pesquisa recente sobre o tema, realizada com 18 mil estudantes, professores, funcionários e pais, em 501 escolas em todo o Brasil, a Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe) constatou que 96,5% dos entrevistados admitem o preconceito contra pessoas com deficiência. Colocar em prática ações pedagógicas inclusivas para reverter essa estatística e minar comportamentos violentos e intolerantes é responsabilidade de toda a escola.” 
    Disponível em <http://revistaescola.abril.com.br/inclusao/educacao-especial/chega-omissao-bullying-deficiencia-preconceito-prevencao-necessidades-educacionais-especiais-518770.shtml>. Acesso em 12 abr. 2017.                                                 
    A frase inicial do primeiro parágrafo caracteriza-se como:
    Resposta Selecionada:
    a. 
    Uma exemplificação
  • Pergunta 10

    1 em 1 pontos
    Correta
    Antes de escrever o texto definitivo, alguns passos devem ser considerados. Leia as afirmativas a seguir.
    I - Leitura atenta da proposta, pois a produção de um bom texto pode depender exatamente disso.
    II - As ideias que surgirem a respeito do assunto devem ser anotadas em forma de lista, em uma espécie de esboço.
    III - Deve-se fazer uma relação de sentido entre as ideias para que se possa determinar o objetivo do seu texto.
    Está correto o que se afirma apenas em:
    Resposta Selecionada:
    d. 

    I, II e III.

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