27 de abr. de 2011

Índios Pataxó apelam ao Papa Bento XVI para mudar a FUNAI

 
 
  Em clima de desespero os índios Pataxó do Sul da Bahia, escrevem uma carta apelativa ao Papa Bento XVI.
Essa realidade do Brasil, somada a todas as outras que vivemos, me deixa completamente sem palavras! 
Leiam a carta e tomem suas próprias conclusões!
______________________________________________
 
Povo Indígena Pataxó do Extremo Sul da Bahia

Carta dirigida a sua Santidade
Papa Bento XVI
      Inicialmente expressamos a nossa consideração a esta autoridade pela preocupação com que sua santidade tem demonstrado junto a população mundial a qual tem sofrido com inúmeras calamidades. Em seguida encaminhamos este documento cujo teor retrata a situação em tempo real que os Povos Indígenas são tratados neste país chamado Brasil onde as atrocidades cometidas conta nós indígenas, equivale ao sofrimento vivido por tantos outros Povos e Nações deste mundo.
     Aqui, especificamente, iremos tratar do Povo Indígena Pataxó no contexto histórico, geográfico, político e social que fomos submetidos ao longo dos séculos, e ao final, requerer do VATICANO uma intermediação junto a Presidente do Brasil DILMA ROUSSEF com destaque aos abusos cometidos contra os índios e suas comunidades praticados direta e indiretamente tanto por agentes do governo Brasileiro, quanto pela falta de uma política indigenista séria, esclarecedora, comprometida e eficaz que possa executar as determinações estabelecidas na convenção 169 e na constituição Federal Brasileira, onde na Política, venha garantir os direitos fundamentais do nosso povo.
      É lamentável que na Sociedade Brasileira fundamentada no legado do regime Democrático, ainda existam setores que usam de influência econômica e política para manipular a realidade que vivem os verdadeiros donos desta TERRA. Nós os Pataxó somos os protagonistas do infeliz encontro ocorrido há 511 anos conforme descreve (VAZ DE CAMINHA).
      É neste local denominado Coroa Vermelha ou Ilhéu da Coroa Vermelha que foi celebrada a Primeira Missa em solo brasileiro.Entretanto, somos subjugados pelo colonizador capitalista que insistem com argumentos levianos em negar a nossa história. A nossa luta permanente é para retornar os nossos territórios tradicionais e imemoriais que ao longo dos tempos foram saqueados por um sistema tecnocrata que agem em nome de um desenvolvimento progressista mesmo que isso tenha custado a vida dos nossos antepassados e de muitos guerreiros da presente geração. Fomos expulsos de nossos territórios e como resultado social tivemos que passar por um doloroso processo de transformações que afeta nossa população até os dias atuais refletindo no empobrecimento, fragmentação cultural, perda de costumes, dialetos e tradições.
          Atualmente, por ocasião da nossa persistência em defender a nossa luta, estamos atravessando uma truculenta perseguição que se inicia pela falta de interesse do órgão indigenista oficial em demarcar e proteger as nossas terras e se estender aos demais setores públicos e privados que é o caso da Policia Federal e dos Fazendeiros que tentam a todo custo incriminar Lideranças Indígenas com o intuito de amedrontar as pessoas e paralizar a nossa luta pela terra.Queremos aqui denunciar os assassinatos de vários lideres indígenas pataxó quanto de outras etnias;prisões arbitrarias, maus tratos, perseguições, preconceito e tantas outras mazelas que é do conhecimento do Governo Brasileiro, entretanto nada tem sido feito para resolver esse massacre contra o nosso povo.
          Hoje, somos 15.000 indios pataxó.A situação é de extrema miséria, falta espaço físico para desenvolver as atividades produtivas, culturais, ambientais e reprodução física.Os nossos jovens se envolvem com diversas atividades ilícitas a exemplo de drogas, prostituição etc....por falta de demarcação das terras não podemos desenvolver projetos de etnodesenvolvimento voltados a sustentabilidade alimentar e econômica do grupo indígena. A situação é de extrema preocupação. A população não dispõe de mão-de-obra qualificado, portanto mantem o sustento  precário das famílias com atividades sazonais. A violência contra os povos indígenas parece não ter nenhum eco na FUNAI em Brasília-DF, pois todos os dias denunciamos essas ocorrências e esse órgão tem dificultado a sua atuação junto aos povos indígenas falta pessoal preparado, falta condições materiais, falta recursos físicos e financeiros, falta vontade política, enfim, é uma situação que na pratica não tem surtido nenhum efeito em defesa dos Direitos Indígenas. A situação é de calamidade, e por isso resolvemos solicitar a interferência do VATICANO em nome do Povo Indígena Pataxó do Extremo sul da Bahia, se estendendo aos demais irmãos indígenas da Bahia e do Brasil que passam as mesmas dificuldades.Nosso Povo encontra-se em situação de risco social.
          Gostaríamos imensamente de sua santidade uma resposta ao nosso clamor uma vez que ao encaminhar este documento a mais elevada autoridade mundial, tem a esperança de as injustiças cometidas contra a população indígena, serem tratada com interesse humanitário em nosso país.
          Suplicamos ainda por um dialogo permanente entre os  representantes de sua santidade, o governo brasileiro e nós indígenas no objetivo de resolver os problemas e acabar com a perseguição ao nosso povo.
Agradecemos a atenção
E aguardamos comunicação
Atenciosamente

Povo Pataxó do Extremo Sul da Bahia
 
FONTE: http://www.merciogomes.blogspot.com/

5 comentários:

Júnior disse...

Bom... até que em certos pontos concordo... todavia, sempre temi algum movimento separatista indígena no Brasil, e isso me faz não apoiar a causa em sua totalidade como se apresenta...

É Nós na Crítica disse...

Ate parece uma triste brincadeira, desde a colonização que a população indigena é excluida,como se fosse objetos de um cenario,atualmente os orgão governamentais tratan dis indigenas como animal em extição,efim concordo plenamente com essa carta pois nenhum ser humano merece esse descaso.

Unknown disse...

Exato Nessa, esta população hoje esta sendo coisificada, e as autoridades responsáveis estão desrespeitando as leis e massacrando este povo.
Infelizmente, a mídia pouco se interessa por esse tipo de coisa, e também a massa, afinal, casos como esse não nos atingem diretamente não é?!
Então deixamos passar...esqueçemos. Mais o sangue continua sendo derramado...Sangue este que também corre em nossas veias, pois nossa "mistura" não se dá apenas pelo sangue dos portugueses, dos alemães, dos franceses, dos africanos. Somos todos a mesma família!

Em suma, a questão é a seguinte: até onde vai chegar esse país?

Brunna Vilar disse...

E este é o nosso Brasil...
Um país de injustiças, impunidades, onde o povo não tem vez nem voz, corrupção aqui parece q ja é natural, mas esse mesmo povo q se indigna com coisas como essa, nada faz para mudar essa realidade, a não ser q mexam com o seu bolso, nesse caso a coisa é diferente, o povo sai as ruas , protesta, revoluciona, como no caso de Fernando Collor de Mello.
Logo, vem as olimpidas e a copa, dai o povo esquece as coisas realmente importantes, pois pode ter enchentes, desastres, impunidade, corrupção, podem faltar medicos e professores, mas para o governo e boa parte da população esta tudo otimo, pois o Brasil vai sediar a copa.

Unknown disse...

preciso dizer mais alguma coisa?

Postar um comentário

Confira Também

Postagens populares

GIRLSPT.COM - Cursores Animados

Template by:

Free Blog Templates