14 de nov. de 2016

Estudos Disciplinares VIII - Trabalho Individual II

  • Pergunta 1


    Correta
    O filme “Rio”, de 2011, é americano e dirigido por um brasileiro, Carlos Saldanha. A história é sobre a arara azul, em extinção, que é levada para o Rio de Janeiro para se acasalar. Destacam-se duas cenas e sobre elas podemos afirmar:

    Resposta Selecionada:
    b. 
    A história destaca a cultura brasileira por meio da festa carnavalesca e pela diferença arquitetônica da cidade do Rio de Janeiro.
  • Pergunta 2


    Correta
    Na história “O Rei Leão” (1994), de Walt Disney, o protagonista Simba conhece seu reino em dois momentos fundamentais do filme. Na cena I, quando pequeno, o reino é apresentado pelo pai Mufasa (rei); na cena II, já adulto, ele retorna ao seu reino e o conhece em seu estado atual. Observe as cenas a seguir:

    O que se pode inferir pelas cenas I e II?
    Resposta Selecionada:
    b. 
    Houve alteração no reino, percebida pela mudança de cores, com cores quentes na cena I e cores sombrias e escuras na cena II.
  • Pergunta 3


    Correta
    No filme “O Rei Leão”, de Walt Disney, de 1994, Mufasa explica ao filho Simba que tudo o que o Sol toca é o reino deles. Simba pergunta “e aquela área sem sol ali?”. Ali é o Cemitério de Elefantes, única área do reino que não pertence a Mufasa. Em uma brincadeira, Simba acaba encontrando o Cemitério.

    Fonte: http://disneycastbr.blogspot.com.br/
    A cena do Cemitério de Elefantes mostra um ambiente hostil ao reino de Simba, herói da história. Para tal, a cena possui determinadas características cinematográficas, exceto:
    Resposta Selecionada:
    a. 
    O cenário aqui é semelhante ao do ambiente da savana da qual faz parte o reinado de Mufasa.
  • Pergunta 4


    Correta
    São vários os posicionamentos sobre cinema na escola, entre eles:
    I. “Uma característica do cinema é permitir uma pronta identificação com a plateia. É comum o estudante se projetar no papel dos personagens, o que deve ser aproveitado pelo professor para trabalhar comportamentos e paradigmas sociais com filmes”.
    Revista Nova Escola. Disponível em http://revistaescola.abril.com.br/formacao/formacao-continuada/cinema-escola-filmes-tecnologia-audiovisual-556044.shtml?page=3
    II. “O valor das imagens não se encontra na conformidade possível com uma pretensa realidade que elas espelham, mas, sim, no universo de significações que se exprime através delas”.
    Disponível em http://observatoriogeograficoamericalatina.org.mx/egal12
    III. “Para apreciarmos a arte, é necessário aprender sobre ela. Aprender a observar, a analisar, a refletir, a criticar e a emitir opiniões fundamentadas sobre gostos, estilos, materiais e modos diferentes de fazer arte”.
    Disponível em http://pt.slideshare.net/lozo95/apostila-de-arte
    Considera(m)-se adequado(s) o(s) posicionamento(s) exposto na(s) afirmativa(s):
    Resposta Selecionada:
    d. 

    I, II e III;
  • Pergunta 5


    Correta
    As cores são um dos elementos básicos da linguagem visual. Além de colaborar com a luminosidade de um filme, as cores podem também assumir forças simbólicas. Em qual das cenas de filmes as cores simbolizam equilíbrio e vida?
    Resposta Selecionada:
    e. 
    .

  • Pergunta 6


    Correta
    Leia as afirmações que podemos associar ao cinema na escola.
    I. Ver significa essencialmente conhecer, perceber pela visão, alcançar com as vista os seres, as coisas e as formas do mundo ao redor. Ver é também um exercício de construção perceptiva em que os elementos selecionados e o percurso visual podem ser educados.
    II. Observar é olhar, pesquisar, detalhar, estar atento, de diferentes maneiras, às particularidades visuais, relacionando-as entre si.
    III. O saber ver e observar podem ser trabalhados de maneira que a pessoa possa analisar, refletir, interferir e produzir visualmente por meio do entendimento da linguagem visual.
    Está(ao) correta(s) a(s) afirmativa(s):
    Resposta Selecionada:
    d. 
    I, II e III;
  • Pergunta 7


    Correta
    Observe as cenas I e II e indique a afirmativa correta.

    Resposta Selecionada:
    c. 
    Verifica-se a relação entre cinema e atualidade pelas imagens tecnológicas de cada cena.
  • Pergunta 8


    Correta
    Quanto à metodologia para trabalhar com filmes em sala de aula, a informação incorreta é:
    Resposta Selecionada:
    e. 
    deve-se manter a ideia original da história, sem relacioná-la com o ponto de vista atual do professor/aluno.
  • Pergunta 9


    Correta
    Entre as características que marcam o filme infantil, não consta:
    Resposta Selecionada:
    a.
    ser uma arte geralmente anônima, pois é resultado de várias colaborações, que passam de geração em geração ao longo do tempo, geralmente feita oralmente.
  • Pergunta 10


    Correta
    Sobre um filme brasileiro como “Os Trapalhões e o Mágico de Oróz” (1984) é correto afirmar que:
    I. recorre ao imaginário literário infanto-juvenil estrangeiro, imaginário também utilizado pelo cinema estrangeiro desde a época clássica;
    II. possui pretensões de uma certa crítica social, tendo como referência os temas nacionais;
    III. é uma realização inspirada no cinema contemporâneo, em suas temáticas e principalmente “efeitos”, procurando utilizar mais os recursos técnicos e as possibilidades de estúdio;
    IV. procura uma sintonia com um imaginário internacional e modernizado.
    Está(ão) correta(s):
    Resposta Selecionada:
    d. 
    As afirmativas I, II, III e IV.

9 comentários:

Mundo Teen disse...

Boa tarde ! muito obrigada ajudou muito .

Unknown disse...

parabens obrigada

Unknown disse...

SENSACIONAL TODAS CORRETAS. MUITO OBRIGADA

Unknown disse...

Muito obrigada ajudou muito.

Unknown disse...

Muitíssimo obrigado

Unknown disse...

Muito obrigado! Ajudou muito!!

Nilda disse...

Muito obrigada me ajudou muito mesmo

Unknown disse...

Muito Obrigada, me ajudou muito!!

Unknown disse...

Estão de parabéns me ajudou muito obrigada!!!

Postar um comentário

Confira Também

Postagens populares

GIRLSPT.COM - Cursores Animados

Template by:

Free Blog Templates