Pergunta 1
Analise o gráfico em seguida, que mostra dados comparativos do IBGE de 1999 e de 2009, publicados pelo jornal Folha de São Paulo:A partir da interpretação desses dados, é incorreto afirmar que:Resposta Selecionada: c.Observando esses dados, podemos afirmar que as diferenças étnico-raciais são muito sutis, se comparadas às diferenças econômico-sociais na sociedade brasileira.Pergunta 2
Ao estudarmos os processos de construção de estereótipos raciais, entendemos que se faz necessário, por parte da população afrodescendente, um movimento de “tornar-se negro”.Assinale a alternativa que melhor define o significado dessa expressão, segundo os pressupostos teóricos de Kabengele Munanga (2003).Resposta Selecionada: e.Segundo essa perspectiva, as identidades se constroem no plano simbólico, isto é, no conjunto de significações, valores, crenças e gostos que o indivíduo vai assumindo na sua relação com o outro, relações estas permeadas por estereótipos raciais, preconceitos e desigualdades.Pergunta 3
(concurso FCC – 2009):Nos termos da Lei, a prática do racismo constitui crime:Resposta Selecionada: c.Inafiançável e imprescritível, sujeito à pena de reclusão.Pergunta 4
(concurso FFC – 2011):Leia o texto em seguida.Há muito tempo o Rio de Janeiro não recebia notícias tão boas de seu passado. É provável que uma equipe de arqueólogos do Museu Nacional tenha encontrado, nas escavações da zona portuária, as lajes de pedra do cais do Valongo. Entre 1758 e 1851, por aquelas pedras passaram pelo menos 600 mil escravos trazidos d'África. Metade deles tinham entre 10 e 19 anos.Devolvido à superfície, o cais do Valongo trará ao século 21 o maior porto de chegada de escravos do mundo. Se ele foi soterrado e esquecido, isso se deveu à astuta amnésia que expulsa o negro da história do Brasil. A própria construção do cais teve o propósito de tirar do coração da cidade o mercado de escravos.A região da Gamboa tornou-se um mercado de gente, mas as melhores descrições do que lá acontecia saíram todas da pena de viajantes estrangeiros. Os negros ficavam expostos no térreo de sobrados da rua do Valongo (atual Camerino). Em 1817, contaram-se 50 salas onde ficavam 2.000 negros (peças, no idioma da época). Os milhares de africanos que morreram por conta da viagem ou de padecimentos posteriores foram jogados numa área que se denominou Cemitério dos Pretos Novos.(Adaptado de Elio Gaspari, FSP, 09/03/2011)Ao referir-se à “astuta amnésia que expulsa o negro da história do Brasil” (2.º parágrafo), o autor:Assinale a alternativa correta:Resposta Selecionada: a.Critica o deliberado esquecimento, por parte da historiografia brasileira, de tudo o que se vincula à presença do negro em nosso passado.Pergunta 5
(adaptada de concurso TJ-SC – 2010): Sobre a escravidão no Brasil, leia as afirmativas em seguida:I - Na metade do século XVI, chegaram ao Brasil as primeiras levas de escravos numericamente significativas.II - Os quilombos eram refúgios, geralmente em lugares de difícil acesso, onde os escravos fugidos formavam núcleos de povoação. Palmares, o mais conhecido deles, ficava na Serra da Barriga, no atual Estado do Alagoas. Dentre seus líderes, destaca-se Zumbi.III - A Lei que estabelecia que, a partir de 1888, todos os negros seriam considerados livres foi a Visconde do Rio Branco.Assinale a alternativa correta:Resposta Selecionada: e.Apenas as afirmativas I e II são corretas.Pergunta 6
Leia atentamente a letra da música O Mestre-Sala dos Mares, de Aldir Blanc e João Bosco, conhecida na interpretação de Elis Regina:Há muito tempo nas águas da GuanabaraO dragão do mar reapareceuNa figura de um bravo feiticeiroA quem a história não esqueceuConhecido como o navegante negroTinha a dignidade de um mestre-salaE ao acenar pelo mar na alegria das regatasFoi saudado no porto pelas mocinhas francesasJovens polacas e por batalhões de mulatasRubras cascatasJorravam das costas dos santos entre cantos e chibatasInundando o coração do pessoal do porãoQue, a exemplo do feiticeiro, gritava entãoGlória aos piratasÀs mulatas, às sereiasGlória à farofaà cachaça, às baleiasGlória a todas as lutas inglóriasQue através da nossa história não esquecemos jamaisSalve o navegante negroQue tem por monumento as pedras pisadas do caisMas salveSalve o navegante negroQue tem por monumento as pedras pisadas do caisMas faz muito tempoUm professor que queira utilizar essa letra para trabalhar questões étnico-raciais com seus alunos poderá estabelecer as seguintes relações, exceto:Resposta Selecionada: a.Ao afirmarem que o negro “foi saudado no porto pelas mocinhas francesas, jovens polacas e por batalhões de mulatas”, os compositores explicitam o contexto festivo e glorioso em que se deu a chegada dos negros às terras brasileiras, então colônia de Portugal.Pergunta 7
(adaptação de concurso CETRO – 2008):Ao tratarmos a presença de racismo, preconceito e discriminação, nas escolas brasileiras, é correto afirmar que:Resposta Selecionada: d.Os currículos são fruto de escolhas políticas, daí a importância de se incluir em nossos currículos a problemática das relações étnico-raciais em todos os níveis escolares.Pergunta 8
A respeito das imagens e representações do negro no Brasil, avalie as afirmações a seguir:I - Os estereótipos foram lentamente sendo construídos por meio de uma ideologia que procurava reforçar a ideia de que o país precisava passar necessariamente por um processo de branqueamento.II - A permanência dos estereótipos raciais foi amplamente reforçada pela literatura, que consolidou no inconsciente racial coletivo brasileiro a naturalidade de algumas atitudes, piadas e ditos populares de cunho preconceituosos.III - Os estereótipos a respeito do negro na escola são alimentados por atitudes cotidianas, tanto por parte dos alunos quanto dos professores, funcionários, diretores e todos os envolvidos no processo escolar, independentemente de serem brancos ou negros.IV - A internalização da ideologia do branqueamento provoca uma naturalidade na produção e recepção de imagens estereotipadas e padrões de beleza dominantes, além de uma aceitação passiva e concordância de que esses atores realmente não merecem fazer parte da representação do padrão ideal de beleza do país.Assinale a alternativa que apresenta o número de afirmações verdadeiras:Resposta Selecionada: e.4.Pergunta 9
Na unidade I estudamos um conceito muito importante para a compreensão das relações étnico-raciais: o conceito de etnia, que diz respeito, fundamentalmente:Assinale a resposta correta:Resposta Selecionada: a.A critérios de identificação pelos quais se reconhecem grupos humanos, com base em alguns atributos compartilhados.Pergunta 10
(adaptação de concurso CEPERJ – 2008): As Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Fundamental destacam que é preciso reverter o quadro de discriminação e exclusão existente no interior das escolas, perpetrado pelo racismo, sexismo e preconceitos originados por situações socioeconômicas, regionais, culturais e étnicas.É possível também encontrar relações entre tais Diretrizes e as Leis 10.639/2003 e 11.645/2008, diversas vezes citadas e discutidas em nossos estudos. Sendo assim, uma escola que pretenda cumprir tais determinações legais, em busca da promoção da igualdade no ambiente escolar, deve, ao definir suas propostas pedagógicas, explicitar, dentre outros aspectos:Resposta Selecionada: a.O reconhecimento da identidade pessoal de alunos e professores.
4 comentários:
Obrigada querida
Muito obrigada por seu blog, não tem noção de como me ajudou em ""muitas"" questões da faculdade, gostaria de salientar que seu blog, ajuda muitissimo mais do q, esses APP.PAGOS....GRATIDÃO....
Me ajudou bastante, obrigada!
muito obrigada
Postar um comentário