14 de nov. de 2016

Relações Étnico-Raciais e Afrodescendência (OPTATIVA) - Avaliação

  • Pergunta 1

    1 em 1 pontos
    Correta
    Analise o gráfico em seguida, que mostra dados comparativos do IBGE de 1999 e de 2009, publicados pelo jornal Folha de São Paulo:
    A partir da interpretação desses dados, é incorreto afirmar que:
    Resposta Selecionada:
    c.
    Observando esses dados, podemos afirmar que as diferenças étnico-raciais são muito sutis, se comparadas às diferenças econômico-sociais na sociedade brasileira.
  • Pergunta 2

    1 em 1 pontos
    Correta
    Ao estudarmos os processos de construção de estereótipos raciais,  entendemos que se faz necessário, por parte da população afrodescendente, um movimento de “tornar-se negro”.

    Assinale a alternativa que melhor define o significado dessa expressão, segundo os pressupostos teóricos de Kabengele Munanga (2003).
    Resposta Selecionada:
    e.
    Segundo essa perspectiva, as identidades se constroem no plano simbólico, isto é, no conjunto de significações, valores, crenças e gostos que o indivíduo vai assumindo na sua relação com o outro, relações estas permeadas por estereótipos raciais, preconceitos e desigualdades.
  • Pergunta 3

    1 em 1 pontos
    Correta
    (concurso FCC – 2009):Nos termos da Lei, a prática do racismo constitui crime:
    Resposta Selecionada:
    c. 
    Inafiançável e imprescritível, sujeito à pena de reclusão.
  • Pergunta 4

    1 em 1 pontos
    Correta
    (concurso FFC – 2011):Leia o texto em seguida. 
    Há muito tempo o Rio de Janeiro não recebia notícias tão boas de seu passado. É provável que uma equipe de arqueólogos do Museu Nacional tenha encontrado, nas escavações da zona portuária, as lajes de pedra do cais do Valongo. Entre 1758 e 1851, por aquelas pedras passaram pelo menos 600 mil escravos trazidos d'África. Metade deles tinham entre 10 e 19 anos.
    Devolvido à superfície, o cais do Valongo trará ao século 21 o maior porto de chegada de escravos do mundo. Se ele foi soterrado e esquecido, isso se deveu à astuta amnésia que expulsa o negro da história do Brasil. A própria construção do cais teve o propósito de tirar do coração da cidade o mercado de escravos.
    A região da Gamboa tornou-se um mercado de gente, mas as melhores descrições do que lá acontecia saíram todas da pena de viajantes estrangeiros. Os negros ficavam expostos no térreo de sobrados da rua do Valongo (atual Camerino). Em 1817, contaram-se 50 salas onde ficavam 2.000 negros (peças, no idioma da época). Os milhares de africanos que morreram por conta da viagem ou de padecimentos posteriores foram jogados numa área que se denominou Cemitério dos Pretos Novos.
    (Adaptado de Elio Gaspari, FSP, 09/03/2011)

    Ao referir-se à “astuta amnésia que expulsa o negro da história do Brasil” (2.º parágrafo), o autor:

    Assinale a alternativa correta:
    Resposta Selecionada:
    a. 
    Critica o deliberado esquecimento, por parte da historiografia brasileira, de tudo o que se vincula à presença do negro em nosso passado.
  • Pergunta 5

    1 em 1 pontos
    Correta
    (adaptada de concurso TJ-SC – 2010): Sobre a escravidão no Brasil, leia as afirmativas em seguida: 
    I - Na metade do século XVI, chegaram ao Brasil as primeiras levas de escravos numericamente significativas.
    II - Os quilombos eram refúgios, geralmente em lugares de difícil acesso, onde os escravos fugidos formavam núcleos de povoação. Palmares, o mais conhecido deles, ficava na Serra da Barriga, no atual Estado do Alagoas. Dentre seus líderes, destaca-se Zumbi.
    III - A Lei que estabelecia que, a partir de 1888, todos os negros seriam considerados livres foi a Visconde do Rio Branco. 

    Assinale a alternativa correta:
    Resposta Selecionada:
    e. 
    Apenas as afirmativas I e II são corretas.
  • Pergunta 6

    1 em 1 pontos
    Correta
    Leia atentamente a letra da música O Mestre-Sala dos Mares, de Aldir Blanc e João Bosco, conhecida na interpretação de Elis Regina:

    Há muito tempo nas águas da Guanabara
    O dragão do mar reapareceu
    Na figura de um bravo feiticeiro
    A quem a história não esqueceu
    Conhecido como o navegante negro
    Tinha a dignidade de um mestre-sala
    E ao acenar pelo mar na alegria das regatas
    Foi saudado no porto pelas mocinhas francesas
    Jovens polacas e por batalhões de mulatas

    Rubras cascatas
    Jorravam das costas dos santos entre cantos e chibatas
    Inundando o coração do pessoal do porão
    Que, a exemplo do feiticeiro, gritava então

    Glória aos piratas
    Às mulatas, às sereias
    Glória à farofa
    à cachaça, às baleias
    Glória a todas as lutas inglórias
    Que através da nossa história não esquecemos jamais

    Salve o navegante negro
    Que tem por monumento as pedras pisadas do cais
    Mas salve
    Salve o navegante negro
    Que tem por monumento as pedras pisadas do cais
    Mas faz muito tempo

    Um professor que queira utilizar essa letra para trabalhar questões étnico-raciais com seus alunos poderá estabelecer as seguintes relações, exceto:
    Resposta Selecionada:
    a.
    Ao afirmarem que o negro “foi saudado no porto pelas mocinhas francesas, jovens polacas e por batalhões de mulatas”, os compositores explicitam o contexto festivo e glorioso em que se deu a chegada dos negros às terras brasileiras, então colônia de Portugal.
  • Pergunta 7

    1 em 1 pontos
    Correta
    (adaptação de concurso CETRO – 2008):Ao tratarmos a presença de racismo, preconceito e discriminação, nas escolas brasileiras, é correto afirmar que:
    Resposta Selecionada:
    d.
    Os currículos são fruto de escolhas políticas, daí a importância de se incluir em nossos currículos a problemática das relações étnico-raciais em todos os níveis escolares.
  • Pergunta 8

    1 em 1 pontos
    Correta
    A respeito das imagens e representações do negro no Brasil, avalie as afirmações a seguir:
    I - Os estereótipos foram lentamente sendo construídos por meio de uma ideologia que procurava reforçar a ideia de que o país precisava passar necessariamente por um processo de branqueamento.
    II - A permanência dos estereótipos raciais foi amplamente reforçada pela literatura, que consolidou no inconsciente racial coletivo brasileiro a naturalidade de algumas atitudes, piadas e ditos populares de cunho preconceituosos.
    III - Os estereótipos a respeito do negro na escola são alimentados por atitudes cotidianas, tanto por parte dos alunos quanto dos professores, funcionários, diretores e todos os envolvidos no processo escolar, independentemente de serem brancos ou negros.
    IV - A internalização da ideologia do branqueamento provoca uma naturalidade na produção e recepção de imagens estereotipadas e padrões de beleza dominantes, além de uma aceitação passiva e concordância de que esses atores realmente não merecem fazer parte da representação do padrão ideal de beleza do país.

    Assinale a alternativa que apresenta o número de afirmações verdadeiras:
    Resposta Selecionada:
    e. 
    4.
  • Pergunta 9

    1 em 1 pontos
    Correta
    Na unidade I estudamos um conceito muito importante para a compreensão das relações étnico-raciais: o conceito de etnia, que diz respeito, fundamentalmente:

    Assinale a resposta correta:
    Resposta Selecionada:
    a. 
    A critérios de identificação pelos quais se reconhecem grupos humanos, com base em alguns atributos compartilhados.
  • Pergunta 10

    1 em 1 pontos
    Correta
    (adaptação de concurso CEPERJ – 2008): As Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Fundamental destacam que é preciso reverter o quadro de discriminação e exclusão existente no interior das escolas, perpetrado pelo racismo, sexismo e preconceitos originados por situações socioeconômicas, regionais, culturais e étnicas.
    É possível também encontrar relações entre tais Diretrizes e as Leis 10.639/2003 e 11.645/2008, diversas vezes citadas e discutidas em nossos estudos. Sendo assim, uma escola que pretenda cumprir tais determinações legais, em busca da promoção da igualdade no ambiente escolar, deve, ao definir suas propostas pedagógicas, explicitar, dentre outros aspectos:
    Resposta Selecionada:
    a. 
    O reconhecimento da identidade pessoal de alunos e professores.

4 comentários:

Unknown disse...

Obrigada querida

ROSELI CAVALCANTE disse...

Muito obrigada por seu blog, não tem noção de como me ajudou em ""muitas"" questões da faculdade, gostaria de salientar que seu blog, ajuda muitissimo mais do q, esses APP.PAGOS....GRATIDÃO....

Anônimo disse...

Me ajudou bastante, obrigada!

Anônimo disse...

muito obrigada

Postar um comentário

Confira Também

Postagens populares

GIRLSPT.COM - Cursores Animados

Template by:

Free Blog Templates