14 de nov. de 2016

Estudos Disciplinares VIII - Questionário Unidade I

  • Pergunta 1

    0,5 em 0,5 pontos
    Correta
    A arte revela o modo de perceber, sentir e articular significados e valores que governam os diferentes tipos de relações entre os indivíduos na sociedade. Assim, uma função igualmente importante que o ensino da arte tem a cumprir diz respeito à dimensão social das manifestações artísticas.  Todas as alternativas abaixo estão corretas, exceto:

    Resposta Selecionada:
    Corretac.
    o conhecimento da arte abre perspectivas para que o aluno tenha uma compreensão do mundo na qual a dimensão poética esteja presente. Isso quer dizer que criar e conhecer são dissociáveis e a flexibilidade não é condição fundamental para aprender;
    Respostas:
    a. 
    b. 
    Corretac.
    d.
    e. 
    Feedback da resposta:
    Resposta C. A flexibilidade, na verdade, é condição para aprender. No caso da arte, quanto mais flexível for a pessoa, mais condição ela terá de se abrir para outras culturas por meio, por exemplo, dos filmes.
  • Pergunta 2

    0,5 em 0,5 pontos
    Correta
    A prática de ensino, que utiliza o audiovisual como recurso, considera que as emoções são propulsoras da aprendizagem. Nesse sentido, os filmes entretêm a audiência, incentivam o sonho e a imaginação e despertam o interesse, além de promover exercícios de tomada de posição pelo ato de discordar ou concordar com visões apresentadas por seus autores. Considerando essa proposição, todas as alternativas abaixo estão corretas, exceto:
    Resposta Selecionada:
    Corretaa.
    Assistir a um filme significa ter que concordar com ele ou ter que compactuar com o que é projetado na tela. Tome-se como exemplo assistir ao filme de Daniel Filho sobre a vida de Chico Xavier, personalidade que deu visibilidade à doutrina espírita no Brasil. O filme possibilita ter uma ideia dessa filosofia e permite que o espectador a tome para si.
    Respostas:
    Corretaa.
    b. 
    c.
    d.
    e.
    Feedback da resposta:
    Resposta A. É preciso um posicionamento crítico quando se assiste a um filme. Cabe ao educador mostrar, por exemplo, o ponto de vista do filme sobre o conteúdo/tema abordado no filme para os alunos, levando-os a perceberem que tal ponto de vista pode ser o seu ou não.
  • Pergunta 3

    0,5 em 0,5 pontos
    Correta
    Em 2003, pela primeira vez os vestibulares incluíram títulos de filmes. A primeira universidade a lançar a lista de filmes foi a Universidade Federal da Bahia. A lista foi a seguinte:
    Filmes indicados para o vestibular da UFBA
    "O Auto da Compadecida", de Guel Arraes, 1999.
    "Carlota Joaquina, Princesa do Brasil", de Carla Camurati, 1995.
    "O Carteiro e o Poeta", de Machael Radford, 1994.
    "Central do Brasil", de Walter Salles, 1998.
    "Dodeskaden", de Akira Kurosawa, 2001.
    "Eu, Tu, Eles", de Andrucha Waddington, 2000.
    "A Excêntrica Família de Antonia", de Marleen Gorris, 1996.
    "A Hora da Estrela", de Suzana Amaral, 1985.
    "Inteligência Artificial", de Steven Spielberg, 2001.
    "Memórias Póstumas de Brás Cubas", de André Klotzel, 1999.
    De acordo com a lista, pode-se inferir que:
    I. o vestibulando precisa ter uma bagagem literária para identificar, na lista, determinados títulos associados a textos literários;
    II. no mundo globalizado é importante o vestibulando ser capaz de fazer a leitura de todos os meios de comunicação, como outdoor, livros, internet, multimídia, filmes etc;
    III. em uma análise menos linguística e mais semiótica da obra fílmica, espera-se que o vestibulando busque conhecimento crítico.
    Indique a alternativa correta:
    Resposta Selecionada:
    Corretac. 
    todas as inferências são adequadas;
    Respostas:
    a. 
    b. 
    Corretac. 
    d. 
    e. 
    Feedback da resposta:
    Resposta C. Pela lista do vestibular citado, os filmes remetem a conteúdo tanto atual para época quanto à literatura. Assim, é esperada do candidato uma boa bagagem de conhecimentos.
  • Pergunta 4

    0,5 em 0,5 pontos
    Correta
    O cineasta francês Alain Bergala afirma que um bom filme é aquele em que os personagens existem verdadeiramente, não apenas como suporte da narração e em que o mundo em torno deles existe também. Essa afirmação pode ser relacionada com um dos filmes brasileiros de maior bilheteria, mas que sofre preconceito da crítica. O filme é:
    Resposta Selecionada:
    Corretad. 
    “Os Trapalhões e o Mágico de Oróz”, de Dedé Santana e Victor Lustosa, 1984.
    Respostas:
    a. 
    b. 
    c. 
    Corretad. 
    e. 
    Feedback da resposta:
    Resposta D. A desqualificação aos filmes do grupo Os Trapalhões é feita por uma classe intelectual que não aceita a representação do Brasil ou dos brasileiros que aparecem nos filmes. No caso, esses críticos não aceitam a imagem da pobreza e da simplicidade mostrada, que aproxima o filme do espectador.
  • Pergunta 5

    0,5 em 0,5 pontos
    Correta
    O cinema possui linguagem própria. Essa linguagem é:
    Resposta Selecionada:
    Corretae. 
    o conjunto de planos, ângulos, movimentos de câmera e recursos de montagem que compõem o universo de um filme.
    Respostas:
    a. 
    b. 
    c. 
    d.
    Corretae. 
    Feedback da resposta:
    Resposta: E. Assim como para escrever um texto é necessário o conhecimento da gramática da língua portuguesa, o mesmo se dá para se filmar. No lugar de palavras, há planos que podem ser curtos ou longos, assim como as frases de um livro.
  • Pergunta 6

    0,5 em 0,5 pontos
    Correta
    O cinema tem muito para contribuir na produção do conhecimento do sujeito, que olha, interpreta, analisa, produz e fixa sentidos a suas experiências de mundo, justificando seu lugar na cadeia de equivalência em torno da escola. Nesse sentido, para qual ideia o cinema não contribui?
    Resposta Selecionada:
    Corretab. 
    Oferecer apenas um ponto de vista na mesma narrativa.
    Respostas:
    a. 
    Corretab. 
    c. 
    d. 
    e.
    Feedback da resposta:
    Resposta B. Na verdade, o cinema oferece simultaneamente diferentes pontos de vista para uma mesma narrativa.
  • Pergunta 7

    0,5 em 0,5 pontos
    Correta
    O que tem o cinema a ver com educação e criação?
    I. Com o cinema na escola não se ensina mais isso ou aquilo, e sim o abandono; a potência de não ser mais isso ou aquilo. A experiência com o cinema instala-se na insegurança, estranhamento e instabilidade da criação.
    II. O cinema tem a intensidade de nos confrontar com uma ação estética de forte dimensão política, na qual a partir da realidade se inventa o real.
    III. Na escola, o cinema se insere como potência de invenção, experiência intensificada de fruição estético/política em que a percepção da possibilidade de invenção de mundos é o fim em si.
    Indique a alternativa correta:
    Resposta Selecionada:
    Corretae. 
    todas as afirmações estão adequadas.
    Respostas:
    a. 
    b. 
    c. 
    d. 
    Corretae. 
    Feedback da resposta:
    Resposta E. O cinema na escola colabora para uma educação mais crítica da sociedade, ajudando na desconstrução de pensamentos preconceituosos, por exemplo, e para um desenvolvimento estético, pois o cinema lida com diversidade de linguagem (imagem, música etc.) e de estilos.
  • Pergunta 8

    0,5 em 0,5 pontos
    Correta
    Os irmãos Lumière – os diretores franceses Auguste (1862-1954) e Louis (1864-1948) – são responsáveis pela primeira exibição pública de uma imagem em movimento (em 1895) e, por isso, são considerados, muitas vezes, como os fundadores da sétima arte. Seus filmes mostravam acontecimentos comuns: operários saindo da fábrica em Lyon, ondas agitando-se no mar etc. Em 1896 inauguraram, na Rússia, a primeira sala de projeções cinematográficas. “Chegada do trem à cidade” (L'arrivée à la ciotat, 1895) foi a primeira projeção cinematográfica exibida ao público, em 28/12/1895. Palavras de Georges Meliès, presente na exibição: "A mostra começou com uma fotografia estática que depois de alguns segundos começou a se mover. O trem apareceu e acelerou em direção ao público. Nós estávamos estonteados por este espetáculo". Na cena, o foco vai para frente e para trás, permanecendo a imagem sempre clara. Provavelmente nasce aí o princípio da montagem.
    Assinale a alternativa que indica a primeira projeção cinematográfica exibida ao público, em 28/12/1895.
    Resposta Selecionada:
    Corretaa. 
    Chegada do trem à cidade (L'arrivée à la ciotat).
    Respostas:
    Corretaa. 
    b. 
    c. 
    d. 
    e. 
    Feedback da resposta:
    Resposta A. Os irmãos lançaram o primeiro filme em 1895, chamado “Chegada do trem à cidade”. No cinema, as pessoas gritaram de medo frente à imagem do trem que parecia vir na direção da plateia.
  • Pergunta 9

    0,5 em 0,5 pontos
    Correta
    Por que usar o cinema na sala de aula?
    Resposta Selecionada:
    Corretac. 
    Para auxiliar o indivíduo a compreender a diversidade de valores que orientam tanto seus modos de pensar e agir como os da sociedade.
    Respostas:
    a. 
    b. 
    Corretac. 
    d. 
    e. 
    Feedback da resposta:
    Resposta C. Na verdade, usar cinema significa mobilizar (e não imobilizar) a expressão e a comunicação pessoal; intensificar (e não separar) as relações dos indivíduos com seu mundo interior e exterior; favorecer o entendimento da riqueza e diversidade da imaginação humana; e tornar o indivíduo capaz de perceber sua realidade cotidiana mais vivamente, reconhecendo e decodificando formas, sons, gestos e movimentos que estão à sua volta.
  • Pergunta 10

    0,5 em 0,5 pontos
    Correta
    “Por metodologia entende-se a construção, por parte do professor, de propostas de aulas e ações a partir do conhecimento dos fundamentos ou premissas de métodos, propostas ou abordagens divulgadas. Assim, os métodos estão à disposição de todos, mas a metodologia é criada por cada professor a cada proposta de trabalho, nas aulas de Arte ou em ações que integrem o componente arte. Um professor limitado aplica métodos de ensino que podem ser de sua autoria ou de outrem. Um professor dinâmico e atuante cria metodologias que enriquecem tanto as suas aulas quanto a si mesmo enquanto docente artista. É nesse sentido que a Abordagem Triangular – sistematizada por Ana Mae Barbosa na década de 1980 – vem contribuindo para a Arte/Educação e Ensino de Arte: não é um método a ser aplicado, mas uma proposta a ser estudada e pensada artisticamente.” (PIMENTEL, 2010. p. 212).
    Relacione os eixos da abordagem triangular apresentados na COLUNA I com suas respectivas definições na COLUNA II.
    COLUNA I
    1. Contextualizar.
    2. Fazer.
    3. Fruir.

    COLUNA II
    ( ) Estabelecer relações e discutir os elementos que circundam, em vários níveis possíveis, a concepção histórica e artística dos objetos de arte e a relação entre esses elementos em nossa contemporaneidade.
    ( ) Experimento da construção artística por meio da prática do educando a partir de materiais e experiências que adquirem significado dentro de um contexto, despertando um conjunto de habilidades, competências e reflexão crítica sobre o fazer artístico.
    ( ) Propicia uma outra percepção do objeto artístico a partir da apreciação, contribuindo para a ampliação do olhar discriminador e igualmente questionador dos educandos.
    Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA.
    Resposta Selecionada:
    Corretaa. 
    1, 2, 3.
    Respostas:
    Corretaa. 
    b. 
    c. 
    d. 
    e. 
    Feedback da resposta:
    Resposta A. O cinema, como arte, exige leitura. Assim, a contextualização leva o leitor ao constante diálogo entre o filme e o mundo e as diversas áreas do conhecimento. O aluno leitor pode também “fazer” arte, ou seja, produzir com base na releitura, que significa reler, reinterpretar, ressignificar, recompor, citar, remixar; enfim, produzir arte. Fruir é importante, pois faz parte do processo da educação do olhar.

1 comentários:

Unknown disse...

trabalho excelente, gostei muito e pude compreender um pouco mas sobre a importância do cinema.

Postar um comentário

Confira Também

Postagens populares

GIRLSPT.COM - Cursores Animados

Template by:

Free Blog Templates