Pergunta 1
A partir da vigência da Lei 10.639/2003, todo professor precisa encontrar estratégias para uma educação para a igualdade racial. As alternativas abaixo apresentam algumas dessas possibilidades, exceto:Resposta Selecionada: d.Preparar os alunos para se adequarem aos modelos sociais estabelecidos e ao ideal de vida moderno.Respostas: a.b.c.d.e.Pergunta 2
A prática educativa precisa ser desenvolvida com intencionalidade e persistência, com vistas à promoção da igualdade racial. Quais os desafios para os professores nessa sua prática?I. A desconstrução do mito da democracia racial.II.A simplificação excessiva de fatos históricos apresentados nos livros didáticos.III.A ausência da perspectiva étnico-racial na definição dos currículos e conteúdos.Estão corretas as seguintes afirmações:Resposta Selecionada: c.I, II e III.Respostas: a.b.c.d.e.Pergunta 3
De que forma a literatura, a mídia e a escola podem ser responsáveis pela permanência de estereótipos raciais?I.Nas novelas, filmes e livros, reservando aos negros as personagens subservientes e submissas.II. Nos currículos escolares, pressupondo que todos os alunos apresentam as mesmas condições, o que acaba discriminando certos grupos.III.Nas salas de aula, quando os professores procuram trabalhar a diversidade e o resgate de aspectos culturais de diversos grupos.Estão corretas as afirmações:Resposta Selecionada: a.I e II.Respostas: a.b.c.d.e.Pergunta 4
Todas as afirmações abaixo expressam alguns motivos pelos quais as crianças e adolescentes negros no Brasil encontram dificuldades em construir sua identidade negra, exceto:Resposta Selecionada: c.As crianças e adolescentes negros podem construir sua identidade a partir das representações e imagens positivas dos negros presentes na mídia, na literatura, nos livros didáticos etc.Respostas: a.b.c.d.e.
0 comentários:
Postar um comentário