Pergunta 1
A Sociologia Interdisciplinar propõe-se ao cruzamento entre quais áreas do conhecimento, especificamente?Resposta Selecionada: d.Sociologia e Arte.Respostas: a.b.c.d.e.Feedback da resposta: Comentário: A alternativa correta é a “d”. Sociologia e Arte, pois a Sociologia Interdisciplinar propõe-se ao cruzamento entre Sociologia e Arte, tanto do ponto de vista do conteúdo quanto do ponto de vista do método, ou seja, como esse conteúdo deve ser passado e sua expectativa de absorção/recepção em sala de aula.Pergunta 2
Assinale a alternativa incorreta.Resposta Selecionada: c.A proposta de Gardner jamais foi questionar o fato de que a inteligência fosse medida por instrumentos padronizados como os testes de QI.Respostas: a.b.c.d.e.Feedback da resposta: Comentário: A alternativa incorreta é a “c”, pois Gardner questionou duramente a suposição de que a inteligência pudesse ser medida por instrumentos padronizados, como os testes de QI.Pergunta 3
Considere as afirmações abaixo.I- A abordagem dos sistemas simbólicos adere maior coerência e correlação com a ideia de inteligências múltiplas.II- A abordagem dos sistemas simbólicos trouxe um caminho alternativo à mensuração da inteligência por resolução de problemas lógico-linguísticos, pois considera como foco principal as capacidades simbólicas do ser humano.III- A abordagem dos sistemas simbólicos reconhece a competência dos seres humanos para o uso de diversos veículos simbólicos voltados à expressão e à comunicação de significados.É possível constar que:Resposta Selecionada: d.Todas as afirmações estão corretas.Respostas: a.b.c.d.e.Feedback da resposta: Comentário: A alternativa correta é “d”. Todas as afirmações estão corretas, pois as três afirmações expressam o que caracteriza os princípios essenciais da abordagem dos sistemas simbólicos em contraponto com a abordagem do processamento de informações.Pergunta 4
Considere as afirmações abaixo.I- O enfoque da Sociologia Interdisciplinar na educação prevê o rompimento com a objetividade e neutralidade, elementos oriundos do paradigma das ciências naturais.II – O enfoque da Sociologia Interdisciplinar valoriza outros elementos condicionantes nas relações sociais, como os elementos socioeconômicos aliados à questão da afetividade e criatividade.III – O enfoque da Sociologia Interdisciplinar considera que a educação não é ciência, mas sim uma prática social, que não pode, de forma alguma, excluir elementos que advém da ética e estética.É possível constar que:Resposta Selecionada: e.Todas as afirmações estão corretas.Respostas: a.b.c.d.e.Feedback da resposta: Comentário: A alternativa correta é “e”. Todas as afirmações estão corretas, pois as três afirmações expressam alguns aspectos principais do enfoque definido pelo campo de visão da Sociologia Interdisciplinar.Pergunta 5
Considere as afirmações abaixo.I- Para Gardner (1994), a inteligência é múltipla e socialmente determinada, manifestando-se diferentemente em cada indivíduo.II- Segundo Gardner (1994), a inteligência depende fortemente de seu contexto social e cultural.III- De acordo com Gardner (1994), a inteligência deve ser definida como a capacidade de resolver problemas ou criar produtos valorizados dentro de cenários culturais.É possível constar que:Resposta Selecionada: d.Todas as afirmações estão corretas.Respostas: a.b.c.d.e.Feedback da resposta: Comentário: A alternativa correta é “d”. Todas as afirmações estão corretas, pois as três afirmações contemplam três aspectos fundamentais de como Gardner compreende a inteligência como múltipla e dependente do contexto sociocultural.Pergunta 6
Considere as afirmações abaixo.I- Segundo Gardner (1994, p. 15), a concepção piagetiana compreende que “todo estudo do pensamento humano deve começar postulando um indivíduo que está tentando entender o mundo”.II – Para Gardner (1994, p. 15), o indivíduo dotado de inteligência constrói hipóteses e tenta produzir conhecimento para entender a natureza dos objetos materiais no mundo.III- De acordo com Gardner (1994, p. 16), o modelo cognitivo de desenvolvimento proposto por Piaget não incorpora os contextos não ocidentais e pré-literários, sendo aplicável somente a um grupo minoritário, mesmo que no Ocidente.É possível constar que:Resposta Selecionada: d.Todas as afirmações estão corretas.Respostas: a.b.c.d.e.Feedback da resposta: Comentário: A alternativa correta é “d”. Todas as afirmações estão corretas, pois as três afirmações expressam preocupações de Gardner em relação à superação da concepção piagetiana de inteligência.Pergunta 7
Em relação ao conceito de inteligência, não é correto dizer que:Resposta Selecionada: e.Jean Piaget identificou que os testes de QI avaliavam constantemente a habilidade de assimilar informações novas, bem como de resolver problemas novos.Respostas: a.b.c.d.e.Feedback da resposta: Comentário: A alternativa incorreta é a “e”, pois Jean Piaget identificou que os testes de QI raramente avaliavam a habilidade de assimilar informações novas, bem como de resolver problemas novos, sendo assim, revelavam pouco a respeito do potencial individual e coletivo para o desenvolvimento cognitivo.Pergunta 8
Em relação à definição conceitual de Sociologia Interdisciplinar, é correto afirmar que:Resposta Selecionada: a.A Sociologia Interdisciplinar consubstancia um potencial inovador a partir das relações entre teoria, pesquisa e ensino.Respostas: a.b.c.d.e.Feedback da resposta: Comentário: A alternativa correta é “a”, pois o campo da Sociologia Interdisciplinar consubstancia um potencial inovador a partir das relações existentes entre teoria, pesquisa e ensino, com vistas a configurar novas abordagens e métodos pedagógicos.Pergunta 9
Em relação à proposta de Gardner para o uso da abordagem dos sistemas simbólicos, não é correto afirmar que:Resposta Selecionada: e.Sua abordagem define as bases para a elaboração e aplicação de uma proposta especializada de conteúdo e métodos pedagógicos, sem considerar o contexto cultural.Respostas: a.b.c.d.e.Feedback da resposta: Comentário: A alternativa incorreta é a “e”, pois a proposta de Gardner para o uso da abordagem dos sistemas simbólicos define as bases para a elaboração e aplicação de uma proposta interdisciplinar de conteúdo e métodos pedagógicos, uma vez que considera o contexto cultural relacionado à visão de inteligência múltipla, tão amplamente defendida pelo pensador.Pergunta 10
No tocante à abordagem de processamento de informações, não é correto afirmar que:Resposta Selecionada: c.A abordagem de processamento de informações trouxe novos horizontes para a compreensão do desenvolvimento cognitivo, apesar de não romper com o pressuposto da teoria piagetiana de um desenvolvimento único comum.Respostas: a.b.c.d.e.Feedback da resposta: Comentário: A alternativa incorreta é a “c”, pois conforme salientado pela alternativa “b”, a abordagem de processamento de informações abriu caminhos para a compreensão do desenvolvimento cognitivo, (justamente) ao romper com o pressuposto da teoria piagetiana de um desenvolvimento único comum.
0 comentários:
Postar um comentário