18 de out. de 2016

Sociologia Interdisciplinar - Questionário Unidade I - UNIP

  • Pergunta 1

    0,5 em 0,5 pontos
    Correta
    A UNESCO (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura), durante a Conferência Mundial de Educação para Todos, realizada em 1980, em Jomtien, na Tailândia, definiu os quatro pilares fundamentais da educação, que seriam:
    Resposta Selecionada:
    Corretac. 
    Aprender a conhecer, aprender a fazer, aprender a viver e aprender a ser.
    Respostas:
    a. 
    b. 
    Corretac. 
    d. 
    e. 
    Feedback da resposta:
    Alternativa: C
    Comentário: a UNESCO, na Conferência Mundial de Educação para Todos, realizada em 1980, em Jomtien, na Tailândia, definiu que esses quatro pilares deveriam ser a meta para o desenvolvimento educacional em todos os países signatários de seus documentos, tendo em vista a conotação dada a todo o aspecto de formação humana e social do indivíduo.
  • Pergunta 2

    0,5 em 0,5 pontos
    Correta
    Assinale a alternativa incorreta.
    Resposta Selecionada:
    Corretad.
    O ato pedagógico no mundo contemporâneo, multifacetado, multicultural, deve consubstanciar áreas específicas do conhecimento, dentro de uma perspectiva fragmentária, disciplinar.
    Respostas:
    a. 
    b.
    c.
    Corretad.
    e. 
    Feedback da resposta:
    Alternativa: D
    Comentário: ao contrário do que é afirmado, o ato pedagógico no mundo contemporâneo, multifacetado, multicultural, deve consubstanciar múltiplas áreas do conhecimento, em uma perspectiva de integração, contendo uma dimensão transversal e, ao mesmo tempo, específica.
  • Pergunta 3

    0,5 em 0,5 pontos
    Correta
    Considere as afirmações abaixo.
    I- A formação dos professores de Sociologia está associada à percepção da realidade que abriga o entorno educacional, estando sujeito e derivando dela suas principais concepções.
    II- A formação dos professores de Sociologia deve considerar as possibilidades de transformação da realidade e do meio social em que atuam, para que não se perca o contato com o mundo em que o aluno vive e no qual a escola está inserida.
    III- A perspectiva da formação docente pressupõe um processo contínuo de formação, em que se dá a construção da própria prática.
    É possível constar que:
    Resposta Selecionada:
    Corretad. 
    Todas as afirmações estão corretas.
    Respostas:
    a. 
    b. 
    c. 
    Corretad. 
    e. 
    Feedback da resposta:
    Alternativa: D
    Comentário: as três afirmações contemplam três aspectos fundamentais da reflexão contemporânea necessária sobre a identidade do profissional e do docente de Sociologia.
  • Pergunta 4

    0,5 em 0,5 pontos
    Correta
    Considere as afirmações abaixo.
    I- Para Perrenoud (2001) apud Almeida (2012, p. 156), “competência comporta as capacidades de ação, que movimentam saberes para a ação docente, que estão relacionados com a teoria, mas que não dependem desta”.
    II- Para Perrenoud (2001) apud Almeida (2012, p. 156), os professores são definidos como portadores de saberes próprios, “definidos pela necessidade de agir na urgência – capacidade de interpretar e driblar as mais diversas situações que não são imediatamente palpáveis...”.
    III- Para Perrenoud (2001) apud Almeida (2012, p. 156), “competência comporta as capacidades de ação que movimentam saberes para a ação docente, que estão relacionados com a teoria, mas que não dependem desta”.
    É possível constar que:
    Resposta Selecionada:
    Corretad. 
    Todas as afirmações estão corretas.
    Respostas:
    a. 
    b. 
    c. 
    Corretad. 
    e. 
    Feedback da resposta:
    Alternativa: D
    Comentário: as três afirmações atestam uma reflexão que Almeida (2012) incorpora a partir da visão do pensador suíço Philippe Perrenoud, a respeito de como devem ser encaradas as competências profissionais do docente no âmbito de um saber voltado para a ação, em uma construção indissociável entre teoria e prática e em um contexto de formação para o enfrentamento de situações diversas e desafiantes.
  • Pergunta 5

    0,5 em 0,5 pontos
    Correta
    Considere as afirmações abaixo.
    I- Segundo Betini (2005, p. 36-39), “a importância do projeto político-pedagógico está no fato de que ele passa a ser uma direção, um rumo para as ações da escola. É uma ação intencional que deve ser definida coletivamente, com consequente compromisso coletivo”.
    II- Para Diógenes e Carneiro (2005, p. 141), “o projeto político-pedagógico é o fruto da interação entre os objetivos e as prioridades estabelecidas pela coletividade, que estabelece através da reflexão, as ações necessárias à construção de uma nova realidade”.
    III- Vasconcellos (2002, p. 18-19) argumenta que o projeto pedagógico é um instrumento teórico-metodológico para a transformação da realidade, pois “é o plano global da instituição”, que permite a sistematização de ideias e propostas, que nunca deve ser definitiva.
    É possível constar que:
    Resposta Selecionada:
    Corretae. 
    Todas as afirmações estão corretas.
    Respostas:
    a. 
    b. 
    c. 
    d. 
    Corretae. 
    Feedback da resposta:
    Alternativa: E
    Comentário: todos os autores definem o projeto político-pedagógico da escola com base em uma construção coletiva, da qual deve participar não somente a comunidade escolar como um todo (alunos, professores, funcionários), mas também a própria comunidade do entorno escolar, sendo que o objetivo primordial do projeto político-pedagógico deve ser a transformação de uma realidade social.
  • Pergunta 6

    0,5 em 0,5 pontos
    Correta
    Em relação ao fazer docente, do ponto de vista sociológico, não é correto dizer que:
    Resposta Selecionada:
    Corretae. 
    A diferença entre o simples fazer e o saber fazer não define a qualidade do desempenho docente.
    Respostas:
    a. 
    b. 
    c. 
    d. 
    Corretae. 
    Feedback da resposta:
    Alternativa: E
    Comentário: a diferença entre o simples fazer e o saber define igualmente a qualidade dos desempenhos profissionais docentes.
  • Pergunta 7

    0,5 em 0,5 pontos
    Correta
    Em relação à competência e à qualidade na atividade docente, Puentes (2009, p. 169) estabelece que os assuntos mais discutidos a partir de literatura científica no campo do status profissional dos professores são diversos, exceto:
    Resposta Selecionada:
    Corretad. 
    As condições dispensáveis ou desnecessárias para a profissionalização.
    Respostas:
    a. 
    b. 
    c. 
    Corretad. 
    e. 
    Feedback da resposta:
    Alternativa: D
    Comentário: Puentes (2009, p. 169) aponta que, dentre os assuntos mais discutidos a partir de literatura científica no campo do status profissional dos professores, estão justamente as condições indispensáveis ou necessárias para a profissionalização.
  • Pergunta 8

    0,5 em 0,5 pontos
    Correta
    Em relação à profissão docente, não é correto afirmar que:
    Resposta Selecionada:
    Corretac.
    A profissão docente sofreu pouca ou quase nenhuma influência de novos modelos do ato educativo que propunham o trabalho com uma nova matriz educacional.
    Respostas:
    a. 
    b. 
    Corretac.
    d.
    e.
    Feedback da resposta:
    Alternativa: C
    Comentário: a profissão docente sofreu, sem dúvida alguma, bastante influência de novos modelos do ato educativo, que se tornaram necessários mediante novos desafios propostos aos agentes envolvidos com o processo educativo.
  • Pergunta 9

    0,5 em 0,5 pontos
    Correta
    No tocante à ação docente no campo da Sociologia, não é correto afirmar que:
    Resposta Selecionada:
    Corretae.
    Não define claramente a associação entre teoria e prática, assim como também não considera a realidade social e cultural dos alunos e do entorno escolar.
    Respostas:
    a. 
    b. 
    c. 
    d. 
    Corretae.
    Feedback da resposta:
    Alternativa: E
    Comentário: conforme salientado pelas alternativas “a” e “b”, ação docente no campo da Sociologia compreende a associação entre teoria e prática, mas requer que a prática educacional esteja vinculada à realidade que a engendra, sendo que, por esse motivo, essa ação docente considera a realidade social e cultural dos alunos e do entorno escolar, que gera e abriga as relações sociais.
  • Pergunta 10

    0,5 em 0,5 pontos
    Correta
    Segundo Dacoreggio (2006, p. 56), a competência compreende subconjuntos de conhecimentos, habilidades e atitudes que podem ser expressas essencialmente a partir de três dimensões:
    Resposta Selecionada:
    Corretab. 
    Teórica, técnica e interpessoal.
    Respostas:
    a. 
    Corretab. 
    c. 
    d. 
    e. 
    Feedback da resposta:
    Alternativa: B
    Comentário: Dacoreggio (2006) considera que a competência resulta da intersecção de determinados conhecimentos, habilidades e atitudes que podem ser entendidos como subconjuntos formadores dessas três dimensões elucidativas.

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