18 de out. de 2016

Relações Étnico-Raciais e Afrodescendência (OPTATIVA) - Questionário Unidade II

  • Pergunta 1

    0,3 em 0,3 pontos
    Correta
    Resposta Selecionada:
    Corretaa. 
    Refere-se à mistura das raças presentes no Brasil, que resultaria em uma raça inferior.
    Respostas:
    Corretaa. 
    b. 
    c. 
    d. 
    e. 
    Feedback da resposta:
    Comentário: Alternativa “a”. De acordo com as teorias eugenistas, que influenciaram o mundo durante o século XIX e a primeira metade do século XX, nossa terra produzia sujeitos “degenerados e instáveis”, incapazes de acompanhar o desenvolvimento do país; tal degeneração seria causada primordialmente pela miscigenação presente em nossa sociedade. De acordo com esses teóricos eugenistas, para retomar o rumo do desenvolvimento do Brasil, era necessário extirpar os resquícios de nossa miscigenação.
  • Pergunta 2

    0,3 em 0,3 pontos
    Correta
    (Concurso Público - IFAL - Docente Copema, 2010) Dentre as iniciativas, no âmbito do poder público para as ações afirmativas de inclusão social, insere-se a publicação das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana. Sobre essas Diretrizes, o princípio da Consciência Política e Histórica da Diversidade deve conduzir:
    I- Ao conhecimento e à valorização da história dos povos africanos e da cultura afro-brasileira na construção histórica e cultural brasileira.
    II- À crítica pelos coordenadores pedagógicos, orientadores educacionais, professores, das representações dos negros e de outras minorias nos textos, materiais didáticos, bem como providências para corrigi-las.
    III- Ao esclarecimento a respeito de equívocos quanto a uma identidade humana universal.
    IV- À desconstrução, por meio de questionamentos e análises críticas, objetivando eliminar conceitos, ideias, comportamentos veiculados pela ideologia do branqueamento, pelo mito da democracia racial, que tanto mal fazem a negros e brancos.
    Estão corretas as afirmações:
    Resposta Selecionada:
    Corretad. 
    I e IV.
    Respostas:
    a. 
    b. 
    c. 
    Corretad. 
    e. 
    Feedback da resposta:
    Comentário: Alternativa “d”. Na afirmação II, a necessidade do uso crítico de todo material didático por professores e demais envolvidos no processo educativo não está explícita na lei, apesar de configurar um importante posicionamento na promoção da igualdade racial na escola, na sala de aula, na sociedade etc. A questão apresentada na afirmação III não é pertinente, visto que as Diretrizes não trazem uma discussão ou crítica sobre uma suposta "identidade humana universal", mas incentiva o respeito à diversidade étnico-racial, bem como as contribuições das populações afrodescendentes para a construção da história e da cultura do Brasil.

  • Pergunta 3

    0,3 em 0,3 pontos
    Correta
    (Concurso Público: CETRO - 2008 - SEE - SP - Supervisor Escolar) As Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História e Culturas Afro-Brasileira e Africana constituem-se de orientações, princípios e fundamentos para o planejamento, execução e avaliação da Educação e:
    Resposta Selecionada:
    Corretaa.
    têm por meta promover a educação de cidadãos atuantes e conscientes no seio da sociedade multicultural e pluriétnica do Brasil, buscando relações étnico-sociais positivas, rumo à construção de uma nação democrática.
    Respostas:
    Corretaa.
    b.
    c.
    d.
    e.
    Feedback da resposta:
    Comentário: Alternativa “a”. As Diretrizes determinam que suas orientações sejam cumpridas desde o Ensino Básico, passando pelo Ensino Médio, até o Ensino Superior, com a preparação dos professores para o trabalho em sala de aula, que não deve se restringir à disciplina de História, mas pode perpassar por qualquer uma das disciplinas a serem ministradas ou projetos a serem desenvolvidos na escola. Não existe qualquer determinação nas Diretrizes no sentido de que o Movimento Negro passe a compor o quadro pedagógico da escola. Também não é cabível que não se combata a discriminação na escola, afirmação contrária às orientações dadas pelas Diretrizes.

  • Pergunta 4

    0,3 em 0,3 pontos
    Correta
    A respeito da promulgação de leis antirracistas no Brasil, é incorreto afirmar que:
    Resposta Selecionada:
    Corretae. 
    Como as leis no Brasil não são cumpridas, a legislação antirracista teve pequeno impacto na promoção da igualdade racial no país.
    Respostas:
    a. 
    b.
    c.
    d.
    Corretae. 
    Feedback da resposta:
    Comentário: Alternativa “e”. Apesar das leis, no Brasil, encontrarem sérias resistências institucionais e culturais para se fazerem plenamente cumpridas, são notórias as repercussões positivas na melhoria da condição dos afrodescendentes no Brasil, medida pelos levantamentos estatísticos nos últimos dez anos, e na promoção da igualdade racial em nosso país.
  • Pergunta 5

    0,3 em 0,3 pontos
    Correta
    Analise as afirmativas abaixo, sobre a Lei 12.288/2010, e assinale a alternativa incorreta:
    Resposta Selecionada:
    Corretac. 
    Foi a partir da aprovação desta lei que o racismo passa a ser considerado um crime inafiançável no Brasil.
    Respostas:
    a. 
    b. 
    Corretac. 
    d. 
    e.
    Feedback da resposta:
    Comentário: Alternativa “c”. Foi a partir da nova Constituição brasileira, em 1988, que o racismo passa a ser considerado um crime inafiançável e imprescritível. Depois da Constituição, várias outras legislações específicas trouxeram a preocupação em combater toda forma de discriminação étnico-racial, especialmente o Estatuto da Igualdade Racial, ou Lei 12.288, aprovada com emendas no dia 20 de julho de 2010.

  • Pergunta 6

    0,3 em 0,3 pontos
    Correta
    Analise as afirmações a seguir, que abordam a relação entre o ECA (Estatuto da Criança e do Adolescente) e as populações afrodescendentes:
    I- Pela primeira vez, crianças e adolescentes passam a ser tratados como cidadãos de direitos.
    II- A partir da publicação do ECA, as crianças e adolescentes passam a ser protegidos por lei, não podendo sofrer qualquer forma de negligência ou discriminação.
    III- Há estreita relação entre a aprovação do ECA e as normativas internacionais, que igualmente se colocam contra toda forma de discriminação fundada na raça, sexo, origem e cor.
    IV- A Declaração Universal dos Direitos Humanos, aprovada pela Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU) em 1948, pode ser considerada o marco inicial da preocupação com as questões étnico-raciais pelos instrumentos normativos internacionais.
    V- O ECA trouxe pouca contribuição à promoção da igualdade racial no Brasil, uma vez que apenas um de seus artigos trata especificamente da discriminação de raça, cor e origem.
    Estão corretas as seguintes afirmações:
    Resposta Selecionada:
    Corretab. 
    I, II, III e IV.
    Respostas:
    a. 
    Corretab. 
    c. 
    d. 
    e. 
    Feedback da resposta:
    Comentário: Alternativa “b”. Apesar de um único artigo do ECA fazer alusão à discriminação, pode-se considerar que, após a promulgação da nova Constituição brasileira, em 1988, esta foi a legislação mais importante para crianças e adolescentes no Brasil, refletindo-se também nas políticas de assistência social e educacionais a partir de então.
  • Pergunta 7

    0,3 em 0,3 pontos
    Correta
    As alternativas abaixo apresentam alguns dos mitos e inverdades que acabaram sendo propalados a respeito de nosso passado colonial e escravista, exceto:
    Resposta Selecionada:
    Corretac.
    O Brasil já era parte de um grande projeto capitalista moderno desde o início de sua colonização, com altos investimentos da elite econômica da época, representada pela burguesia.
    Respostas:
    a.
    b.
    Corretac.
    d.
    e.
    Feedback da resposta:
    Comentário: Alternativa “c”. Ao contrário do que algumas fontes apresentam, o Brasil colonial e agrário não representava uma sociedade arcaica e medieval, mas constituiu-se como a maior empresa capitalista de Portugal no período chamado do “capitalismo monopolista-comercial-manufatureiro”. As demais alternativas trazem afirmações errôneas, que em muito colaboraram e ainda colaboram para a construção de estereótipos a respeito dos negros na história do Brasil.

  • Pergunta 8

    0,3 em 0,3 pontos
    Correta
    Leia o trecho da poesia Pai João, de Jorge de Lima:

    “Pai João remou nas canoas.
    Cavou a terra.
    Fez brotar do chão a esmeralda
    Das folhas - café, cana, algodão.
    Pai João cavou mais esmeraldas
    Que Paes Leme.
    A pele de Pai João ficou na ponta
    Dos chicotes.
    A força de Pai João ficou no cabo
    Da enxada e da foice.
    A mulher de Pai João o branco
    A roubou para fazer mucamas.
    O sangue de Pai João se sumiu no sangue bom
    Como um torrão de açúcar bruto
    Numa panela de leite.
    Pai João foi cavalo pra os filhos do ioiô montar [...]”
                (LIMA, Jorge de. Pai João. "Revista Nossa América", nov./dez., 1991, p. 9.)

    Com base nessa poesia de Jorge de Lima, publicada originalmente em 1927, e nos conhecimentos sobre a presença do negro na sociedade brasileira, considere as afirmativas a seguir:

    I- A poesia confirma que, por ter sido um dos primeiros países a acabar com a escravidão, o Brasil foi palco de uma inserção efetiva do negro no mercado de trabalho como mão de obra qualificada.
    II- Na comparação feita pelo poeta entre o sangue de Pai João e o torrão de açúcar bruto, percebe-se uma referência à importância do negro na mistura de etnias que definiu ao longo dos séculos a formação do povo brasileiro.
    III- A poesia de Jorge de Lima infere que a mestiçagem e a hibridez da cultura brasileira, bem como o papel central desempenhado pelo trabalho do negro na produção de riquezas, coexistiram com uma imensa exploração e injustiça social.
    IV- O mito da "democracia racial", baseado na mestiçagem biológica e cultural entre negros e brancos, preconiza a ideia de uma convivência harmoniosa e teve uma significativa presença na sociedade brasileira.

    Assinale a alternativa correta:
    Resposta Selecionada:
    Corretae. 
    Somente as afirmativas II, III e IV são verdadeiras.
    Respostas:
    a. 
    b. 
    c. 
    d. 
    Corretae. 
    Feedback da resposta:
    Comentários: Alternativa “e”. O processo de abolição da escravidão no Brasil não foi acompanhado de uma política pública de inserção dos negros "recém-libertos" no mercado de trabalho nem da inclusão dos direitos fundamentais do cidadão a esse segmento da população. Ainda que a contribuição das populações africanas e negro-descendentes para a formação social, econômica e cultural do Brasil tenha tido uma importância inquestionável, não houve interesse político em resolver os enormes problemas de desigualdade econômica e injustiça social em nosso país. A solução deste problema aparece ao longo da história do século XX no Brasil por meio do chamado "mito da democracia racial", uma tentativa de apagar nosso passado de escravidão e exploração das populações africanas com a propagação da ideia de uma suposta convivência harmoniosa entre os grupos étnicos no interior da sociedade brasileira.
  • Pergunta 9

    0,3 em 0,3 pontos
    Correta
    O projeto nacional de branqueamento pode ser compreendido a partir das afirmações a seguir, exceto:
    Resposta Selecionada:
    Corretad.
    Os quilombos foram muito importantes no processo de branqueamento, uma vez que milhares de escravos negros se refugiavam nesses locais, bem afastados e de difícil acesso aos senhores brancos, abrindo espaço para o imigrante branco no mercado de trabalho.
    Respostas:
    a.
    b.
    c.
    Corretad.
    e.
    Feedback da resposta:
    Comentários: Alternativa “d”. Os quilombos foram um importante movimento de resistência negra no período da escravidão, de acordo com a visão de Moura (1992, p. 24-25): "O quilombo foi, incontestavelmente, a unidade básica de resistência do escravo. Pequeno ou grande, estável ou de vida precária, em qualquer região onde existia a escravidão, lá se encontrava ele como elemento de desgaste do regime servil. O fenômeno não era atomizado, circunscrito a determinada área geográfica
    [...]. Muitas vezes surpreende pela capacidade de organização, pela resistência que oferece; [...] Nele se incluem não apenas negros fugitivos, mas também índios perseguidos, mulatos, pessoas perseguidas pela polícia em geral, devedores do fisco, brancos pobres, mulheres sem profissão ou prostitutas. Era um cadinho de perseguidos pelo sistema colonial."


  • Pergunta 10

    0,3 em 0,3 pontos
    Correta
    Sobre a diáspora vivida pelos negros após sua transferência forçada ao Brasil, a partir de 1550, avalie as afirmações abaixo e assinale aquela que melhor descreve esse fenômeno histórico:
    Resposta Selecionada:
    Corretaa.
    Desterrados de seu continente, separados de seus laços de relação pessoal, ignorantes da língua e dos costumes, o deslocamento dos negros foi de tal monta que acabou alterando cores, costumes e a própria estrutura da sociedade local.
    Respostas:
    Corretaa.
    b. 
    c.
    d.
    e.
    Feedback da resposta:
    Comentário: Alternativa “a”. A diáspora caracterizou-se pela transferência, para o Brasil, de aproximadamente quatro milhões de africanos, separados de suas origens, de seus familiares, impedidos de falar sua língua, praticar suas atividades religiosas, danças e outras manifestações culturais. Todo esse referencial étnico-cultural africano foi sendo paulatinamente apagado dos livros de história, que passam a mostrar excluviamente a perspectiva do europeu. Apesar desse "apagar" da história africana, é inegável a contribuição que esses povos trouxeram à construção da história e da identidade brasileira, seja no âmbito cultural, econômico, social etc. Os quilombos foram importantes organizações das populações africanas e afrodescendentes, no sentido de oferecer uma resistência ao regime escravagista no período colonial. A vinda dos imigrantes brancos, a partir principalmente do início do século XX, não apresenta nenhuma relação com o conceito de diáspora, mas diz respeito à política nacional de branqueamento, desenvolvida pelo governo brasileiro após a abolição da escravidão no país.Comentário: Alternativa “a”. A diáspora caracterizou-se pela transferência, para o Brasil, de aproximadamente quatro milhões de africanos, separados de suas origens, de seus familiares, impedidos de falar sua língua, praticar suas atividades religiosas, danças e outras manifestações culturais. Todo esse referencial étnico-cultural africano foi sendo paulatinamente apagado dos livros de história, que passam a mostrar excluviamente a perspectiva do europeu. Apesar desse "apagar" da história africana, é inegável a contribuição que esses povos trouxeram à construção da história e da identidade brasileira, seja no âmbito cultural, econômico, social etc. Os quilombos foram importantes organizações das populações africanas e afrodescendentes, no sentido de oferecer uma resistência ao regime escravagista no período colonial. A vinda dos imigrantes brancos, a partir principalmente do início do século XX, não apresenta nenhuma relação com o conceito de diáspora, mas diz respeito à política nacional de branqueamento, desenvolvida pelo governo brasileiro após a abolição da escravidão no país.

10 comentários:

Unknown disse...

Parabéns Conteúdo muito util... Continue assim

Unknown disse...

Gostei muito do conteúdo Continue assim

Unknown disse...

Me ajudou muito

Unknown disse...

Me ajudou muito muito obrigado

Unknown disse...

Ótimo conteúdo!!!

Unknown disse...

Gostei Mim ajudou bastante

Unknown disse...

Ajudou bastante!

Unknown disse...

Gostei muito

Anônimo disse...

Muito obrigada.

Anônimo disse...

Brigadão <3

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