19 de nov. de 2017

Estudos Disciplinares XII - Questionário Unidade I

  • Pergunta 1

    0,5 em 0,5 pontos
    Correta
    Resposta Selecionada:
    Corretad. 
    O gráfico mostra o perfil de um país em desenvolvimento.
    Respostas:
    a. 
    b. 
    c. 
    Corretad. 
    e. 
    Feedback da resposta:
    Resposta: D
    Comentário: o gráfico é típico de países subdesenvolvidos para desenvolvimento, em que as taxas de natalidade são altas e, portanto, temos mais jovens do que velhos.  

  • Pergunta 2

    0,5 em 0,5 pontos
    Correta
    Resposta Selecionada:
    Corretaa. 
    Aproximadamente, metade da população brasileira vive com até 2 salários mínimos.

    Respostas:
    Corretaa. 
    b. 
    c. 
    d. 
    e. 
    Feedback da resposta:
    Resposta: A
    Comentário: sendo o salário mínimo R$ 937,00, quase 70% da população brasileira ganha até 2 salários mínimos. 

  • Pergunta 3

    0,5 em 0,5 pontos
    Correta
    De acordo com a perspectiva sobre o processo de acumulação flexível do capital, podemos dizer que as atuais medidas governamentais adotadas no Brasil a partir do Governo Fernando Henrique e, agora, no governo Temer proporcionou:
    1. Aumento do trabalho especializado, responsável pelo aumento da influência do fordismo.
    2. Pode ser considerado um retrocesso se pensarmos nos avanços dos princípios fordistas de produção.
    3. Flexibilização das leis trabalhistas.
    4. Uma crescente heterogeneidade dos mercados de trabalho e dos padrões de consumo. 
    É correto apenas o que se afirma em:
    Resposta Selecionada:
    Corretae. 
    III e IV. 
    Respostas:
    a. 
    b. 
    c. 
    d. 
    Corretae. 
    Feedback da resposta:
    Resposta: E
    Comentário: a CLT está sendo radicalmente modificada, acredita-se que o desemprego é maior porque os empresários não podem arcar com todos os gastos impostos pelas leis trabalhistas. Fato não verdadeiro. Além disso, com o aumento da tecnologia, houve um processo maior de especialização da produção de mercadorias e dos sistemas de projetos e produção.
  • Pergunta 4

    0,5 em 0,5 pontos
    Correta
    Entende-se por indústria cultural um conceito elaborado pela chamada Escola de Frankfurt, em que há a reprodução em massa da criação artística. Como ponto positivo desse conceito, temos a possibilidade de um número maior de pessoas terem acesso a obras e criações artísticas. O lado negativo dessa reprodução está na:
    Resposta Selecionada:
    Corretac. 
    Descaracterização da originalidade das obras.
    Respostas:
    a. 
    b. 
    Corretac. 
    d. 
    e. 
    Feedback da resposta:
    Resposta: C
    Comentário: a produção em massa proporciona um acesso maior da população aos elementos de matérias criadas como obras de arte, livros, esculturas etc. Porém, o sentido original será modificado, como sua intenção original.

  • Pergunta 5

    0,5 em 0,5 pontos
    Correta
    Max Weber elaborou uma teoria sobre os chamados tipos puros, os quais praticam 3 tipos de dominação: a tradicional, a racional-legal e a carismática. Pensando nos hábitos e nos valores transmitidos no contexto familiar transmitidos de pai para filho, podemos dizer que essa prática representa que tipo de dominação?
    Resposta Selecionada:
    Corretac. 
    Tradicional.
    Respostas:
    a. 
    b. 
    Corretac. 
    d. 
    e. 
    Feedback da resposta:
    Resposta: C
    Comentário: trata-se da dominação tradicional, em que hábitos, valores éticos e morais são transmitidos pelos valores cotidianos de um grupo familiar. 

  • Pergunta 6

    0,5 em 0,5 pontos
    Correta
    Sobre a questão dos Direitos Humanos e a diversidade humana presente na escola, qual das alternativas abaixo é a que reflete o papel do educador condizente com uma postura adequada perante o conceito de cidadania?
    Resposta Selecionada:
    Corretae.
    Instigar ou compartilhar as informações e a busca pelo conhecimento de forma coletiva, integrar diferentes grupos e praticar ações inclusivas.

    Respostas:
    a. 
    b.
    c. 
    d. 
    Corretae.
    Feedback da resposta:
    Resposta: E
    Comentário: espera-se que o educador tenha um papel de provocar a reflexão, disseminar o conhecimento, incluir os indivíduos em uma ação coletiva e solidária.
  • Pergunta 7

    0,5 em 0,5 pontos
    Correta
    Sobre o conceito de ideologia, analisando a canção de Cazuza e Roberto Frejat, podemos considerar qual das alternativas abaixo a correta?
    Resposta Selecionada:
    Corretad. 
    A canção não aborda o conceito de ideologia, segundo a teoria marxista, apenas trata a ideologia como um valor a ser obtido, desejado e positivo.
    Respostas:
    a. 
    b. 
    c. 
    Corretad. 
    e. 
    Feedback da resposta:
    Resposta: D
    Comentário: comumente, o conceito de ideologia é confundido. O senso-comum adota a ideia de que ideologia é um objetivo a ser atingido de forma positiva. Para Marx, a ideologia trata-se dos elementos de superestrutura que agem sobre as pessoas, colaborando para não terem uma visão objetiva da realidade.
  • Pergunta 8

    0,5 em 0,5 pontos
    Correta
    O Projeto Político Pedagógico (PPP) relaciona-se à organização do trabalho pedagógico da escola, indicando uma direção, explicitando os fundamentos teórico-metodológicos, os objetivos, o tipo de organização e as formas de implementação e avaliação da escola.”
    VEIGA, I. P. A.; RESENDE, L. M. G. (Org.). Escola: espaço do Projeto Político-Pedagógico. 4. ed. Campinas – SP: Papirus, 1998 (com adaptações).

    “Não estão relacionados à insuficiência generalizada de recursos, mas, sim, à extrema desigualdade em sua distribuição.”
    BRASIL. Instituto de Pesquisa Aplicada – IPEA. Radar Social. Brasília: IPEA, 2005 (com adaptações).

    Com base nos trechos anteriores, podemos concluir sobre o PPP que ele:
    1. Implica colocar as instituições a serviço da formação qualificada dos estudantes, tendo a participação como prática cotidiana de todos os envolvidos.
    2. Propicia a criação de uma cultura institucional crítico-reflexiva, cujos envolvidos tenham discernimento em relação aos conteúdos que necessitam ou não para tomarem decisões sempre coletivas.
    3. Pressupõe a existência de líderes capazes de orientar pessoas para o desenvolvimento de ações que visem ao cumprimento de objetivos definidos por eles.
    4. Efetiva-se pelo processo de construção coletiva do projeto pedagógico e de seu acompanhamento e avaliação.   
    É correto apenas o que se afirma em:
    Resposta Selecionada:
    Corretad. 
    I, II e IV.
    Respostas:
    a. 
    b. 
    c. 
    Corretad. 
    e. 
    Feedback da resposta:
    Resposta: D
    Comentário: os PPP proporcionam melhor qualificação de professores e alunos. Uma maior interatividade institucional envolvendo todos os agentes educacionais desde elaboração de projetos até a avaliação.
  • Pergunta 9

    0,5 em 0,5 pontos
    Correta
    “O Projeto Político Pedagógico (PPP) relaciona-se à organização do trabalho pedagógico da escola, indicando uma direção, explicitando os fundamentos teórico-metodológicos, os objetivos, o tipo de organização e as formas de implementação e avaliação da escola.”
    VEIGA, I. P. A.; RESENDE, L. M. G. (Org.). Escola: espaço do Projeto Político-Pedagógico. 4. ed. Campinas - SP: Papirus, 1998 (com adaptações).

    Considerando a elaboração do PPP, qual das alternativas pode ser considerada válida?
    Resposta Selecionada:
    Corretab.
    A discussão do PPP exige uma reflexão acerca da concepção de educação e sua relação com a sociedade e a escola, o que implica refletir sobre o homem a ser formado.
    Respostas:
    a. 
    Corretab.
    c.
    d. 
    e. 
    Feedback da resposta:
    Resposta: B
    Comentário: os PPP proporcionam não só uma maior reflexão como aproxima seus agentes (escola e comunidade), ocasionando uma maior reflexão sobre o cidadão a ser formado. 

  • Pergunta 10

    0,5 em 0,5 pontos
    Correta
    Os currículos organizam conhecimentos, culturas, valores e artes a que todo ser humano tem direito. Assim, o currículo deve ser analisado conforme as experiências vividas pelos estudantes, nas quais se articulam os saberes, aprendidos por eles na vivência e na convivência em suas comunidades, com os conhecimentos sistematizados que a escola deve lhes tornar acessíveis.”
    ARROYO, M. G. Educandos e educadores: seus direitos e o currículo. In: ARROYO, M. G. Indagações sobre o currículo, educandos e educadores: seus direitos e o currículo. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, 2007 (com adaptações).

    A partir da definição de currículo abordada pelo autor, avalie qual das afirmativas abaixo está incorreta:
    Resposta Selecionada:
    Corretab.
    O sistema educativo confere ao currículo efetividade que envolve uma multiplicidade de relações, razão pela qual este deve ser considerado práxis e sua materialização corresponder à forma como foi idealizado.
    Respostas:
    a. 
    Corretab.
    c.
    d. 
    e. 
    Feedback da resposta:
    Resposta: B
    Comentário: o sistema educativo, quando elaborado de cima para baixo, ou seja, sem a participação dos agentes envolvidos na educação, jamais poderá refletir e verdadeira realidade das comunidades multiculturais envolvidas em nossa sociedade.

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