Pergunta 1
Resposta Selecionada: d.O gráfico mostra o perfil de um país em desenvolvimento.Respostas: a.b.c.d.e.Feedback da resposta: Resposta: DComentário: o gráfico é típico de países subdesenvolvidos para desenvolvimento, em que as taxas de natalidade são altas e, portanto, temos mais jovens do que velhos.Pergunta 2
Resposta Selecionada: a.Aproximadamente, metade da população brasileira vive com até 2 salários mínimos.Respostas: a.b.c.d.e.Feedback da resposta: Resposta: AComentário: sendo o salário mínimo R$ 937,00, quase 70% da população brasileira ganha até 2 salários mínimos.Pergunta 3
De acordo com a perspectiva sobre o processo de acumulação flexível do capital, podemos dizer que as atuais medidas governamentais adotadas no Brasil a partir do Governo Fernando Henrique e, agora, no governo Temer proporcionou:- Aumento do trabalho especializado, responsável pelo aumento da influência do fordismo.
- Pode ser considerado um retrocesso se pensarmos nos avanços dos princípios fordistas de produção.
- Flexibilização das leis trabalhistas.
- Uma crescente heterogeneidade dos mercados de trabalho e dos padrões de consumo.
É correto apenas o que se afirma em:Resposta Selecionada: e.III e IV.Respostas: a.b.c.d.e.Feedback da resposta: Resposta: EComentário: a CLT está sendo radicalmente modificada, acredita-se que o desemprego é maior porque os empresários não podem arcar com todos os gastos impostos pelas leis trabalhistas. Fato não verdadeiro. Além disso, com o aumento da tecnologia, houve um processo maior de especialização da produção de mercadorias e dos sistemas de projetos e produção.Pergunta 4
Entende-se por indústria cultural um conceito elaborado pela chamada Escola de Frankfurt, em que há a reprodução em massa da criação artística. Como ponto positivo desse conceito, temos a possibilidade de um número maior de pessoas terem acesso a obras e criações artísticas. O lado negativo dessa reprodução está na:Resposta Selecionada: c.Descaracterização da originalidade das obras.Respostas: a.b.c.d.e.Feedback da resposta: Resposta: CComentário: a produção em massa proporciona um acesso maior da população aos elementos de matérias criadas como obras de arte, livros, esculturas etc. Porém, o sentido original será modificado, como sua intenção original.Pergunta 5
Max Weber elaborou uma teoria sobre os chamados tipos puros, os quais praticam 3 tipos de dominação: a tradicional, a racional-legal e a carismática. Pensando nos hábitos e nos valores transmitidos no contexto familiar transmitidos de pai para filho, podemos dizer que essa prática representa que tipo de dominação?Resposta Selecionada: c.Tradicional.Respostas: a.b.c.d.e.Feedback da resposta: Resposta: CComentário: trata-se da dominação tradicional, em que hábitos, valores éticos e morais são transmitidos pelos valores cotidianos de um grupo familiar.Pergunta 6
Sobre a questão dos Direitos Humanos e a diversidade humana presente na escola, qual das alternativas abaixo é a que reflete o papel do educador condizente com uma postura adequada perante o conceito de cidadania?Resposta Selecionada: e.Instigar ou compartilhar as informações e a busca pelo conhecimento de forma coletiva, integrar diferentes grupos e praticar ações inclusivas.Respostas: a.b.c.d.e.Feedback da resposta: Resposta: EComentário: espera-se que o educador tenha um papel de provocar a reflexão, disseminar o conhecimento, incluir os indivíduos em uma ação coletiva e solidária.Pergunta 7
Sobre o conceito de ideologia, analisando a canção de Cazuza e Roberto Frejat, podemos considerar qual das alternativas abaixo a correta?Resposta Selecionada: d.A canção não aborda o conceito de ideologia, segundo a teoria marxista, apenas trata a ideologia como um valor a ser obtido, desejado e positivo.Respostas: a.b.c.d.e.Feedback da resposta: Resposta: DComentário: comumente, o conceito de ideologia é confundido. O senso-comum adota a ideia de que ideologia é um objetivo a ser atingido de forma positiva. Para Marx, a ideologia trata-se dos elementos de superestrutura que agem sobre as pessoas, colaborando para não terem uma visão objetiva da realidade.Pergunta 8
“O Projeto Político Pedagógico (PPP) relaciona-se à organização do trabalho pedagógico da escola, indicando uma direção, explicitando os fundamentos teórico-metodológicos, os objetivos, o tipo de organização e as formas de implementação e avaliação da escola.”VEIGA, I. P. A.; RESENDE, L. M. G. (Org.). Escola: espaço do Projeto Político-Pedagógico. 4. ed. Campinas – SP: Papirus, 1998 (com adaptações).“Não estão relacionados à insuficiência generalizada de recursos, mas, sim, à extrema desigualdade em sua distribuição.”BRASIL. Instituto de Pesquisa Aplicada – IPEA. Radar Social. Brasília: IPEA, 2005 (com adaptações).Com base nos trechos anteriores, podemos concluir sobre o PPP que ele:- Implica colocar as instituições a serviço da formação qualificada dos estudantes, tendo a participação como prática cotidiana de todos os envolvidos.
- Propicia a criação de uma cultura institucional crítico-reflexiva, cujos envolvidos tenham discernimento em relação aos conteúdos que necessitam ou não para tomarem decisões sempre coletivas.
- Pressupõe a existência de líderes capazes de orientar pessoas para o desenvolvimento de ações que visem ao cumprimento de objetivos definidos por eles.
- Efetiva-se pelo processo de construção coletiva do projeto pedagógico e de seu acompanhamento e avaliação.
É correto apenas o que se afirma em:Resposta Selecionada: d.I, II e IV.Respostas: a.b.c.d.e.Feedback da resposta: Resposta: DComentário: os PPP proporcionam melhor qualificação de professores e alunos. Uma maior interatividade institucional envolvendo todos os agentes educacionais desde elaboração de projetos até a avaliação.Pergunta 9
“O Projeto Político Pedagógico (PPP) relaciona-se à organização do trabalho pedagógico da escola, indicando uma direção, explicitando os fundamentos teórico-metodológicos, os objetivos, o tipo de organização e as formas de implementação e avaliação da escola.”VEIGA, I. P. A.; RESENDE, L. M. G. (Org.). Escola: espaço do Projeto Político-Pedagógico. 4. ed. Campinas - SP: Papirus, 1998 (com adaptações).Considerando a elaboração do PPP, qual das alternativas pode ser considerada válida?Resposta Selecionada: b.A discussão do PPP exige uma reflexão acerca da concepção de educação e sua relação com a sociedade e a escola, o que implica refletir sobre o homem a ser formado.Respostas: a.b.c.d.e.Feedback da resposta: Resposta: BComentário: os PPP proporcionam não só uma maior reflexão como aproxima seus agentes (escola e comunidade), ocasionando uma maior reflexão sobre o cidadão a ser formado.Pergunta 10
“Os currículos organizam conhecimentos, culturas, valores e artes a que todo ser humano tem direito. Assim, o currículo deve ser analisado conforme as experiências vividas pelos estudantes, nas quais se articulam os saberes, aprendidos por eles na vivência e na convivência em suas comunidades, com os conhecimentos sistematizados que a escola deve lhes tornar acessíveis.”ARROYO, M. G. Educandos e educadores: seus direitos e o currículo. In: ARROYO, M. G. Indagações sobre o currículo, educandos e educadores: seus direitos e o currículo. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, 2007 (com adaptações).A partir da definição de currículo abordada pelo autor, avalie qual das afirmativas abaixo está incorreta:Resposta Selecionada: b.O sistema educativo confere ao currículo efetividade que envolve uma multiplicidade de relações, razão pela qual este deve ser considerado práxis e sua materialização corresponder à forma como foi idealizado.Respostas: a.b.c.d.e.Feedback da resposta: Resposta: BComentário: o sistema educativo, quando elaborado de cima para baixo, ou seja, sem a participação dos agentes envolvidos na educação, jamais poderá refletir e verdadeira realidade das comunidades multiculturais envolvidas em nossa sociedade.
0 comentários:
Postar um comentário