19 de nov. de 2017

Estudos Disciplinares XII - Trabalho Individual II

  • Pergunta 2
  • 1 em 1 pontos
    Correta
    Resposta Selecionada:
    b. 
    Adoção de Políticas Públicas pertinentes à educação participativa.
  • Pergunta 3

    1 em 1 pontos
    Correta
    Resposta Selecionada:
    a. 
    Diminuição da proporção de jovens de 0 a 24 anos.
  • Pergunta 4

    1 em 1 pontos
    Correta
    No Ensino Médio, uma importante contribuição da Sociologia para a formação do educando é o desenvolvimento da “imaginação sociológica”, no sentido atribuído por Wright Mills. Com o objetivo de desenvolver a “imaginação sociológica” dos estudantes, o professor poderá propor atividades, leituras e discussões que:
    Resposta Selecionada:
    a. 
    Proporcionem condições de uma ampla práxis reflexiva, interconexões entre o indivíduo e a sociedade, entre os elementos cotidianos e históricos.
  • Pergunta 5

    1 em 1 pontos
    Correta
    O ciclo da política pública pode ser interpretado da seguinte forma: 1) percepção e definição de problemas; 2) agenda-setting (inserção ou exclusão do tema da pauta); 3) elaboração de programas e decisão; 4) implementação de políticas; e 5) avaliação de políticas e eventual correção da ação. Conforme este modelo, o processo de resolução de um problema político consiste de uma sequência de passos, que, na prática, não são seguidos à risca pelos atores político-administrativos. Os processos de aprendizagem política e administrativa encontram-se em todas as fases do ciclo, ou seja, a avaliação e correção da ação pode ser feita em todas as etapas, conduzindo a adaptações permanentes dos programas.
    FREY, K. Políticas públicas: um debate conceitual e reflexões referentes à prática da análise de políticas públicas no Brasil. Planejamento e Políticas Públicas. v. 21. Brasília, 2000 (com adaptações).
    O texto trata do ciclo de políticas públicas, o qual:
    Resposta Selecionada:
    e. 
    Oferece um quadro de referência para a análise processual da política pública, servindo como um modelo para a avaliação da política pública.
  • Pergunta 6

    1 em 1 pontos
    Correta
    A Antropologia e o Direito, cada qual como um domínio do saber, contribuem para a eficácia dos laudos antropológicos. Há regras e expectativas que não se limitam à produção antropológica. A busca e a apresentação de provas durante a perícia não podem ficar restritas ao domínio da teoria antropológica. A Ciência do Direito contribui com a orientação de como proceder na investigação, que leva à apresentação de provas para o conhecimento do Dr. Juiz Federal e fornece fundamentos antropológicos ao laudo. O Direito define o que é a perícia. A Etnografia que o antropólogo produz sobre determinado povo indígena contribui para informar sobre o território, a antiguidade da ocupação indígena, a língua falada, ou as línguas faladas (o kaingang e o português, por exemplo), o tipo de organização social, as relações sociais e de parentesco, o papel da família, a família nuclear, a família extensa, a monogamia, a poliandria, a poliginia, as relações que se estabelecem entre índios e não índios no contexto das relações inter-étnicas, ou intratribais, como o povo indígena elabora e manifesta a sua identidade, como explora o meio ambiente, como organiza as suas roças, a coleta, a caça, a pesca com armadilhas, observa as plantas, cria saberes sobre as plantas que encontra na natureza, realiza a medicina caseira.
    HELM, C. M. V. A Etnografia, a perícia e o laudo antropológico nos processos judiciais. Cadernos da Escola de Direito e Relações Internacionais, v. 1, n. 15, 2011, p. 5-17, (com adaptações). 
    A partir do texto acima, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas. 
    I. A comunidade indígena constitui-se como sujeito de direitos diante de instituições, normas e procedimentos administrativos. 
    PORQUE 
    II. Os laudos antropológicos são elaborados com base nas perícias jurídicas e na etnografia produzida por antropólogos sobre determinados povos indígenas. 
    A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.
    Resposta Selecionada:
    b. 
    As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
  • Pergunta 7

    1 em 1 pontos
    Correta
    O crime não se produz só na maior parte das sociedades desta ou daquela espécie, mas em todas as sociedades, qualquer que seja o tipo destas. Não há nenhuma sociedade sem crime. O crime é, portanto, necessário; está ligado às condições fundamentais de qualquer vida social e, precisamente por isso, é útil, porque estas condições a que está ligado são indispensáveis para a evolução normal da moral e do direito. Por outro lado, pode, sem dúvida, acontecer que o crime tome formas anormais; é o que acontece quando, por exemplo, atinge uma taxa exagerada. Efetivamente, não será de duvidar da natureza mórbida deste excesso.
    DURKHEIM, E. As regras do método sociológico. São Paulo: Abril Cultural, 1983, p. 119-121 (com adaptações). 
    Considerando o crime como um fato social, segundo a teoria proposta, este deve ser considerado:
    Resposta Selecionada:
    c. 
    Normal, pois em todas as sociedades se manifestam atitudes iguais.
  • Pergunta 8

    1 em 1 pontos
    Correta
    Resposta Selecionada:
    d. 
    Países desenvolvidos onde a perspectiva de vida é maior e as taxas de natalidade são controladas.
  • Pergunta 9

    1 em 1 pontos
    Correta
    Assinale a opção que apresenta prática pedagógica capaz de provocar os processos de estranhamento e desnaturalização nos alunos do Ensino Médio, tal como previsto nas Orientações Curriculares Nacionais para o Ensino Médio.

    Resposta Selecionada:
    b. 
    Interrogação e problematização de situações e fenômenos da experiência cotidiana, associadas à tentativa de identificação da presença da ação humana.
  • Pergunta 10

    1 em 1 pontos
    Correta
    A partir do Gráfico abaixo, podemos concluir:
    Distribuição da população brasileira ocupada, por grupamentos de atividades, segundo o sexo (%) (2003 e 2011)


    MULHERES
    HOMENS

    2003
    2011
    2003
    2011
    Indústria
    14,5
    13,0
    19,9
    19,3
    Construção
    1,0
    1,0
    12,5
    13,2
    Comércio
    17,9
    17,5
    21,9
    19,6
    Serviços prestados a empresas
    11,6
    14,9
    14,8
    17,0
    Administração pública
    22,8
    22,6
    10,5
    10,5
    Serviços domésticos
    16,7
    14,5
    0,7
    0,7
    Outros serviços
    15,1
    16,3
    18,6
    19,0
    IBGE. Pesquisa Mensal de Emprego NIB-2011. Disponível em <https://www.ibge.gov.br/>. Acesso em 22 jul. 2017 (com adaptações).
    Resposta Selecionada:
    a.
    Apesar de ainda ser muito grande, a participação de mulheres em relação aos homens no que diz respeito aos serviços domésticos, entre 2003 e 2011 o percentual de mulheres diminuiu.

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