TEXTO
III – O ESTUDO DA POLÍTICA (FABIANO SANTOS)
*
Pessoal, mais um fichamento para vocês! Esse fiz a partir das ótimas
aulas do professor Fábio Machado e do texto do Fabiano Santos.
Aproveitem!!!
O
que é ciência política
Procedimento
NOMINALISTA – ciência + política.
- adotar a definição de
ciência, e depois de politica e responde a partir da união dos termos.
Procedimento
DESCRITIVO
- tem a vantagem de
expressar a multiplicidade de tendências que caracterizam a disciplina.
Origem
da ciência politica
- tem inicio na Grécia
a.C.
Problemas
fundacionais
- as bases e limites da
lealdade do individuo à coletividade.
Gregos
-premissa –
possibilidade de dicotomia (ou seja, divisão de um conceito em dois) indivíduos
versus pólis.
Segredo da coesão social
- revelado por
Maquiavel
- a partir de Maquiavel
aprendemos que a ordem, tal como a observamos e vivenciamos, não dependem única
e exclusivamente da natureza das coisas, mas também e fundamentalmente do
esforço feito por homens dotados de certas qualidades, tais como idealismo,
ambição, perspicácia, crueldade, entre outras, para inspirar temor, respeito e
lealdade nas pessoas comuns.
Maquiavel
da o OBJETO
- a ação humana
intencional na história.
- o conhecimento do
mundo sociopolítico não é feito com a leitura da vontade de Deus. Será obtido
somente com a observação do comportamento humano em situações reais de
conflitos e de luta pelo poder.
-Daí surge sua briga
com a Igreja (pois Maquiavel desacraliza a Igreja).
- até aqui a reflexão
política possui natureza indutiva (parte das questões particulares para a
generalidade).
O
dedutivismo (raciocínio logico que faz uso da dedução para obter uma conclusão
sobre determinada premissa) na política.
- Thomas Hobbes - Para que governo? Para Hobbes a ordem
politica emerge exatamente para definir limites ao comportamento individual de
modo a que o esforço pela aquisição de bem-estar seja feito em bases
cooperativas e não conflitivas.
- assim o governo serve
para proteger a sua vida, porque sem ele o caos esta dado, gerado barbárie.
- poder politico tem a
função de estabelecer a paz.
A
crítica de David Hume
- critica a perspectiva
racionalista de Hobbes.
-segundo esse pensador,
as bases de sociabilidade e de legitimação da ordem politica não surgem a
partir do calculo racional de indivíduos em busca de bem estar. Para qualquer
individuo, em qualquer momento ou lugar, a ordem social é um fato cuja
justificação é obra de experiências coletivas particulares de elaboração
institucional.
- não vem de concepção
logica, abstrata, mas na verdade as instituições politicas surgem da
experiência coletiva.
Interregno:
a ciência política como engenharia institucional
-
Pode-se dizer que a descoberta hobbesiana de que a autoridade governamental
deriva da transparência de direitos dos indivíduos a serem governados para a
pessoa do governante inaugura uma linha de investigação que repercute
diretamente na ação política. E quando promove intervenção dessa natureza no
mundo político, a ciência política é usualmente chamada de engenharia
institucional.
Problemas
de método
Hobbes: afinidade com a
economia
Hume: história,
sociologia e antropologia.
Instituições:
são regras, são valores, tem a finalidade de regular, orientar, promover, dar
estabilidade.
Papel
do institucionalismo: resolver problemas de ação coletiva
com a deficiência.
Quais
as diferenças entre filosofia e ciência?
- tem o mesmo objeto: o
fenômeno político.
Método
cientifico:
- Precisa ser validadas
repostando-se a realidade empírica, somente são consideradas verdadeiras as
teorias que forem confirmadas por evidências factuais.
- Requer demonstração,
não atribui juízo de valor, experiência.
Método
filosófico:
- dedica-se livremente
a reflexão sobre a realidade, servindo-se apenas da lógica e da especulação
racional.
- valores, procedimento
teórico conceitual, tratam da essencialidade.
Onde
os institucionalismos se convergem e onde é problemático?
- convergem: no objeto
(instituições)
- problemático:
(método) entendem a solução do problema de maneira radicalmente diferente.
- sociológico:
observação de regras
- escolha racional:
encaram as instituições com solução adaptadas para os problemasda oportunidade.
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