Pergunta 1
(ENADE 2014) No texto Raça e História , o antropólogo Lévi-Strauss argumenta:É a diversidade que deve ser salva. É necessário, pois, encorajar as potencialidades secretas, despertar todas as vocações para a vida comum que a história tem de reserva; é necessário também estar pronto para encarar, sem surpresa, sem repugnância e sem revolta, o que estas novas formas sociais de expressão poderão oferecer de desusado. A tolerância não é uma posição contemplativa, dispensando indulgências ao que foi e ao que é. É uma atitude dinâmica, que consiste em prever, em compreender e em promover o que quer ser.LÉVI-STRAUSS, C. Raça e História. In Antropologia Estrutural Dois. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 1993 [1952] (adaptado).Um líder Guarani Kaiowá declarou:“Disseram pros nossos estudantes que eles não deveriam estudar ali”, conta a liderança da aldeia. “Disseram aos nossos jovens que, se eles continuassem estudando o ano todo, iam encher a sala e a escola de terra, porque temos ‘pés-sujos’. E ‘chulé’, que as indígenas femininas têm aquele cheiro de mulher”, conta. O diretor colocou o grupo do lado de fora da sala de aula, enquanto o professor continuou dando aula para os não indígenas. “Às vezes o professor ia lá fora passar alguma atividade para os indígenas.”Chamados de “sujos” e “fedidos”, indígenas são expulsos de sala de aula. Campanha Guarani. Disponível em: http://campanhaguarani.org/. Acesso em 12/09/2014 (adaptado)Lévi Strauss defende a promoção da diversidade cultural como fundamental para a manutenção da criatividade e a dinâmica das sociedades humanas. O líder Guarani Kaiowá aponta uma situação de racismo ocorrida no ambiente da sala de aula.A partir dos textos acima e das Orientações Curriculares Nacionais, avalie se as práticas pedagógicas apresentadas a seguir são adequadas para trabalhar a promoção do respeito à diversidade na escola.- Aula expositiva sobre a diversidade social e datas comemorativas, como o Dia do Índio.
- Escolha de temas que possibilitem aos alunos expor diferentes visões de mundo e estimulem a troca de conhecimento e a desnaturalização do cotidiano.
- Divisão de um texto entre grupos de alunos para apresentação em forma de seminários.
- Utilização de filmes que ilustrem diferentes realidades e incitem a construção de novas perspectivas sobre as diferenças culturais.
É correto apenas o que se afirma em:Resposta Selecionada: c.II e IVRespostas: a.b.c.d.e.Feedback da resposta: Alternativa: C.Justificativa: Os recursos metodológicos de estranhamento e desnaturalização podem contribuir para estimular a reflexão sobre a necessidade de incorporar o relativismo cultural como modelo de convívio cultural na contemporaneidade. As práticas pedagógicas adequadas neste caso consistem em conduzir os alunos à reflexão por meio do diálogo, como preconiza o item II. Os filmes também podem ser um instrumento que conduz à reflexão sobre o significado do relativismo cultural.Pergunta 2
(FCC 2013) Metas e objetivos não delineiam pontos de chegada absolutos, mas pontos de passagem, rumos para a continuidade do processo de aprendizagem.Assim, a definição de objetivos deve ocorrer para:Resposta Selecionada: e.Permitir que a avaliação educacional identifique se houve ou não o alcance dos resultados pré-definidos e que se pretendia atingir no processo formativo.Respostas: a.b.c.d.e.Feedback da resposta: Alternativa: E.Justificativa: A definição de objetivos para o processo de ensino aprendizagem permite ter clareza do que se busca atingir ao longo do processo formativo e avaliar se os resultados pré-definidos foram alcançados. Por isto a única alternativa correta é a E.Pergunta 3
(FCC 2013) O plano de aula deve prever sempre a:Resposta Selecionada: e.Existência de pensamentos divergentes dos ensinados pelo educador.Respostas: a.b.c.d.e.Feedback da resposta: Alternativa: E.Justificativa: A elaboração de um plano de aula deve sempre levar em conta a possibilidade de manifestação de pensamentos divergentes dos ensinados pelo educador, os quais devem estabelecer o diálogo com o educando para a superação das visões de senso comum.Pergunta 4
(FCC 2013) Só se aprende ciência, praticando a ciência; só se pratica a ciência, praticando a pesquisa e só se pratica a pesquisa, trabalhando o conhecimento a partir de fontes apropriadas a cada tipo de objeto.Na prática educativa, o ensino pela pesquisa permite:Resposta Selecionada: c.O desenvolvimento de uma metodologia que leva o estudante à aprendizagem reflexiva e à vinculação constante entre teoria e prática.Respostas: a.b.c.d.e.Feedback da resposta: Alternativa: C.Justificativa: O desenvolvimento do ensino pela pesquisa estimula o aluno a desenvolver uma aprendizagem reflexiva, pois lhe dá maior autonomia para a busca do conhecimento. Conduz a reflexão por requerer constantemente estabelecer relação entre teoria e prática.Pergunta 5
(FGV 2013) Tardif e Lessard (2005) afirmam que a questão da preparação das aulas constitui uma tarefa importante e regular dos professores.Com relação aos elementos que devem ser considerados para o planejamento do ensino, assinale V para a afirmativa verdadeira e F para a falsa.( ) A organização do conteúdo, o tempo e o espaço disponíveis e o material pedagógico são fundamentais para que a aula transcorra de modo proveitoso.( ) A natureza da matéria a ser ensinada e seu grau de dificuldade são levados em conta, além da lógica necessária para relacioná-la com outras matérias.( ) O conhecimento do professor sobre os alunos, suas diferenças, habilidades e interesses não devem ser considerados para a adoção de medidas especiais.As afirmativas são, respectivamente:Resposta Selecionada: c.V, V e FRespostas: a.b.c.d.e.Feedback da resposta: Alternativa: C.Justificativa: No plano de aulas deve ser levado em consideração o conhecimento do professor sobre os alunos para que as atividades e discussões sejam compatíveis com o desenvolvimento da reflexão do grupo. Portanto, a terceira afirmativa está incorreta.Pergunta 6
(FMP – AC 2013) Para o acesso à informação, a Escola conta hoje com as TICs (Tecnologias da Informação e da Comunicação) que cada vez mais tomam conta não apenas dos ambientes empresariais, mas também de espaços familiares, sociais e educacionais, em termos de lazer, cultura e conhecimento. A Escola precisa estar atenta para a necessidade de adotar medidas como as que seguem:I. Promover ações de capacitação dos professores para que possam usar com eficácia as tecnologias disponíveis (computador, blog, site, hipertexto e outros) como ferramentas pedagógicas a serviço do processo ensino-aprendizagem.II. Criar condições para a diversificação de experiências em sala de aula, como complementação dos conhecimentos obtidos por meio das TICs.III. Adotar estratégias que estimulem a criatividade dos professores para que possam integrar as ferramentas tecnológicas fornecidas pelas TICs às metodologias adotadas.IV. Disponibilizar aos alunos oportunidades para transformar a informação obtida por meio de quaisquer recursos em conhecimento significativo.Considere as afirmativas enumeradas e assinale a opção correta.Resposta Selecionada: a.Apenas I.Respostas: a.b.c.d.e.Feedback da resposta: Alternativa: A.Justificativa: Somente a afirmativa I está correta, pois a questão pede para identificar as ações imediatas que competem à escola. Neste caso é o preparo do professor para a utilização das TICs. Os itens II, III e IV são consequências do item I.Pergunta 7
(IFRN 2012) Sobre o uso da Internet, assinale as afirmativas verdadeiras com (V) e as falsas com (F) .Em relação à análise feita anteriormente, a sequência correta é:Resposta Selecionada: a.V,V,V, F.Respostas: a.b.c.d.e.Feedback da resposta: Alternativa: A.Justificativa: A alternativa A está correta pois é a única que expressa corretamente o que é falso e o que é verdadeiro. É errôneo afirmar que a estrutura da vida social não foi abalada pelo uso da internet. Trata-se do fenômeno social contemporâneo que atingiu profundamente a vida social no mundo, tanto nas formas de exercer o trabalho, de relacionamentos sociais e entretenimento.Pergunta 8
(SEE-RO 2013) Considerando a práxis da situação-problema como facilitadora da aprendizagem do aluno, analise:- Para selecionar os problemas é necessário considerar o estágio evolutivo dos alunos.
- Um mesmo problema poderá ser proposto para ser pesquisado em todos os conteúdos de uma série ou por um conjunto de áreas afins, conforme a natureza do problema.
- A situação-problema deve ser apresentada de modo formal, embasada em dados, informações e objetivos.
- As situações devem ser apresentadas de tal forma que o aluno sinta necessidade de pesquisar, investigar e realizar experiências, a fim de atingir um nível de conhecimento mais elevado que o atual, que lhe permita superar o problema.
- A situação-problema deve ser apresentada do modo mais realista possível, ou seja, contextualizada e o mais desafiante possível.
Estão corretas as afirmativas:Resposta Selecionada: e.I, II, IV e V, apenas.Respostas: a.b.c.d.e.Feedback da resposta: Alternativa: E.Justificativa: A situação problema que conduz a reflexão do aluno deve levar em conta seu estágio evolutivo, podendo ser trabalhada de forma interdisciplinar. O importante é que instigue o aluno à reflexão e à pesquisa. Portanto, está incorreta somente a afirmativa III, pois os dados e informações devem ser pesquisados pelos alunos.Pergunta 9
A cibercultura pode ser vista como herdeira legítima (embora distante) do projeto progressista dos filósofos do século XVII. De fato, ela valoriza a participação das pessoas em comunidades de debate e argumentação. Na linha reta das morais da igualdade, ela incentiva uma forma de reciprocidade essencial nas relações humanas. Desenvolveu-se a partir de uma prática assídua de trocas de informações e conhecimentos, coisa que os filósofos do Iluminismo viam como principal motor do progresso. [...] A cibercultura não seria pós-moderna, mas estaria inserida perfeitamente na continuidade dos ideais revolucionários e republicanos de liberdade, igualdade e fraternidade. A diferença é apenas que, na cibercultura, esses “valores” se encarnam em dispositivos técnicos concretos. Na era das mídias eletrônicas, a igualdade se concretiza na possibilidade de cada um transmitir a todos; a liberdade toma forma nos softwares de codificação e no acesso a múltiplas comunidades virtuais, atravessando fronteiras, enquanto a fraternidade, finalmente, se traduz em interconexão mundial.LEVY, P. Revolução virtual. Folha de S. Paulo. Caderno Mais, 16 ago. 1998, p.3 (adaptado).De acordo com as ideias do texto acima, a cibercultura:Resposta Selecionada: e.Incorpora valores do Iluminismo ao favorecer o compartilhamento de informações e conhecimentos.Respostas: a.b.c.d.e.Feedback da resposta: Alternativa: E.Justificativa: De acordo com Pierre Levy, a cibercultura incorpora os valores do iluminismo, pois possibilita o compartilhamento de informações e conhecimentos. Portanto, permite materializar um dos ideais do Iluminismo.Pergunta 10
FCC 2013) Busca estabelecer a contradição, o desequilíbrio, o conflito cognitivo, gerar a reflexão. Pesquisa a origem dos conceitos para localizar o problema então colocado [...] O questionamento que o aluno faz é justamente aquele capaz de provocar o interesse para o avanço do conhecimento.As características da metodologia de ensino descritas acima dizem respeito à:Resposta Selecionada: b.Problematização.Respostas: a.b.c.d.e.Feedback da resposta: Alternativa: B.Justificativa: A problematização é uma característica da metodologia de ensino que visa conduzir o aluno à reflexão. A problematização conduz o estudante à dúvida, ao questionamento e estimula a prática investigativa, contribuindo para o desenvolvimento da reflexão autônoma.
0 comentários:
Postar um comentário