3 de jun. de 2016

Metodologia de Ensino aplicada às Ciências Sociais - Questionário Unidade II (UNIP)

  • Pergunta 1


    Correta
    (ENADE 2014) No texto Raça e História , o antropólogo Lévi-Strauss argumenta:
    É a diversidade que deve ser salva. É necessário, pois, encorajar as potencialidades secretas, despertar todas as vocações para a vida comum que a história tem de reserva; é necessário também estar pronto para encarar, sem surpresa, sem repugnância e sem revolta, o que estas novas formas sociais de expressão poderão oferecer de desusado. A tolerância não é uma posição contemplativa, dispensando indulgências ao que foi e ao que é. É uma atitude dinâmica, que consiste em prever, em compreender e em promover o que quer ser.
    LÉVI-STRAUSS, C. Raça e História. In Antropologia Estrutural Dois. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 1993 [1952] (adaptado).

    Um líder Guarani Kaiowá declarou:

    “Disseram pros nossos estudantes que eles não deveriam estudar ali”, conta a liderança da aldeia. “Disseram aos nossos jovens que, se eles continuassem estudando o ano todo, iam encher a sala e a escola de terra, porque temos ‘pés-sujos’. E ‘chulé’, que as indígenas femininas têm aquele cheiro de mulher”, conta. O diretor colocou o grupo do lado de fora da sala de aula, enquanto o professor continuou dando aula para os não indígenas. “Às vezes o professor ia lá fora passar alguma atividade para os indígenas.” 
    Chamados de “sujos” e “fedidos”, indígenas são expulsos de sala de aula. Campanha Guarani. Disponível em: http://campanhaguarani.org/. Acesso em 12/09/2014 (adaptado) 
    Lévi Strauss defende a promoção da diversidade cultural como fundamental para a manutenção da criatividade e a dinâmica das sociedades humanas. O líder Guarani Kaiowá aponta uma situação de racismo ocorrida no ambiente da sala de aula.
    A partir dos textos acima e das Orientações Curriculares Nacionais, avalie se as práticas pedagógicas apresentadas a seguir são adequadas para trabalhar a promoção do respeito à diversidade na escola. 
    1. Aula expositiva sobre a diversidade social e datas comemorativas, como o Dia do Índio.
    2. Escolha de temas que possibilitem aos alunos expor diferentes visões de mundo e estimulem a troca de conhecimento e a desnaturalização do cotidiano.
    3. Divisão de um texto entre grupos de alunos para apresentação em forma de seminários.
    4. Utilização de filmes que ilustrem diferentes realidades e incitem a construção de novas perspectivas sobre as diferenças culturais.
    É correto apenas o que se afirma em:
    Resposta Selecionada:
    Corretac. 
    II e IV
    Respostas:
    a. 
    b. 
    Corretac. 
    d. 
    e. 
    Feedback da resposta:
    Alternativa: C.
    Justificativa: Os recursos metodológicos de estranhamento e desnaturalização podem contribuir para estimular a reflexão sobre a necessidade de incorporar o relativismo cultural como modelo de convívio cultural na contemporaneidade. As práticas pedagógicas adequadas neste caso consistem em conduzir os alunos à reflexão por meio do diálogo, como preconiza o item II. Os filmes também podem ser um instrumento que conduz à reflexão sobre o significado do relativismo cultural.
  • Pergunta 2


    Correta
    (FCC 2013) Metas e objetivos não delineiam pontos de chegada absolutos, mas pontos de passagem, rumos para a continuidade do processo de aprendizagem. 
    Assim, a definição de objetivos deve ocorrer para: 
    Resposta Selecionada:
    Corretae.
    Permitir que a avaliação educacional identifique se houve ou não o alcance dos resultados pré-definidos e que se pretendia atingir no processo formativo.
    Respostas:
    a.
    b. 
    c. 
    d.
    Corretae.
    Feedback da resposta:
    Alternativa: E.
    Justificativa: A definição de objetivos para o processo de ensino aprendizagem permite ter clareza do que se busca atingir ao longo do processo formativo e avaliar se os resultados pré-definidos foram alcançados.  Por isto a única alternativa correta é a E.
  • Pergunta 3


    Correta
    (FCC 2013) O plano de aula deve prever  sempre a:
    Resposta Selecionada:
    Corretae. 
    Existência de pensamentos divergentes dos ensinados pelo educador. 
    Respostas:
    a. 
    b. 
    c. 
    d. 
    Corretae. 
    Feedback da resposta:
    Alternativa: E.
    Justificativa: A elaboração de um plano de aula deve sempre levar em conta a possibilidade de manifestação de pensamentos divergentes dos ensinados pelo educador, os quais devem estabelecer o diálogo com o educando para a superação das visões de senso comum.
  • Pergunta 4


    Correta
    (FCC 2013) Só se aprende ciência, praticando a ciência; só se pratica a ciência, praticando a pesquisa e só se pratica a pesquisa, trabalhando o conhecimento a partir de fontes apropriadas a cada tipo de objeto. 
    Na prática educativa, o ensino pela pesquisa permite: 
    Resposta Selecionada:
    Corretac. 
    O desenvolvimento de uma metodologia que leva o estudante à aprendizagem reflexiva e à vinculação constante entre teoria e prática.
    Respostas:
    a.
    b. 
    Corretac. 
    d.
    e. 
    Feedback da resposta:
    Alternativa: C.
    Justificativa: O desenvolvimento do ensino pela pesquisa estimula o aluno a desenvolver uma aprendizagem reflexiva, pois lhe dá maior autonomia para a busca do conhecimento. Conduz a reflexão por requerer constantemente estabelecer relação entre teoria e prática.
  • Pergunta 5


    Correta
    (FGV 2013) Tardif e Lessard (2005) afirmam que a questão da preparação das aulas constitui uma tarefa importante e regular dos professores.
    Com relação aos elementos que devem ser considerados para o planejamento do ensino, assinale V para a afirmativa verdadeira e F para a falsa. 
    (  ) A organização do conteúdo, o tempo e o espaço disponíveis e o material pedagógico são fundamentais para que a aula transcorra de modo proveitoso.
    (  ) A natureza da matéria a ser ensinada e seu grau de dificuldade são levados em conta, além da lógica necessária para relacioná-la com outras matérias.
    (  ) O conhecimento do professor sobre os alunos, suas diferenças, habilidades e interesses não devem ser considerados para a adoção de medidas especiais.
    As afirmativas são, respectivamente:
    Resposta Selecionada:
    Corretac. 
    V, V e F
    Respostas:
    a. 
    b. 
    Corretac. 
    d. 
    e. 
    Feedback da resposta:
    Alternativa: C.
    Justificativa: No plano de aulas deve ser levado em consideração o conhecimento do professor sobre os alunos para que as atividades e discussões sejam compatíveis com o desenvolvimento da reflexão do grupo. Portanto, a terceira afirmativa está incorreta.
  • Pergunta 6


    Correta
    (FMP – AC 2013) Para o acesso à informação, a Escola conta hoje com as TICs (Tecnologias da Informação e da Comunicação) que cada vez mais tomam conta não apenas dos ambientes empresariais, mas também de espaços familiares, sociais e educacionais, em termos de lazer, cultura e conhecimento. A Escola precisa estar atenta para a necessidade de adotar medidas como as que seguem:

     I. Promover ações de capacitação dos professores para que possam usar com eficácia as tecnologias disponíveis (computador, blog, site, hipertexto e outros) como ferramentas pedagógicas a serviço do processo ensino-aprendizagem.
    II. Criar condições para a diversificação de experiências em sala de aula, como complementação dos conhecimentos obtidos por meio das TICs.
     III. Adotar estratégias que estimulem a criatividade dos professores para que possam integrar as ferramentas tecnológicas fornecidas pelas TICs às metodologias adotadas.
     IV. Disponibilizar aos alunos oportunidades para transformar a informação obtida por meio de quaisquer recursos em conhecimento significativo.

    Considere as afirmativas enumeradas e assinale a opção correta.
    Resposta Selecionada:
    Corretaa. 
    Apenas I.
    Respostas:
    Corretaa. 
    b. 
    c. 
    d. 
    e. 
    Feedback da resposta:
    Alternativa: A.
    Justificativa: Somente a afirmativa I está correta, pois a questão pede para identificar as ações imediatas que competem à escola. Neste caso é o preparo do professor para a utilização das TICs. Os itens II, III e IV são consequências do item I.
  • Pergunta 7


    Correta
    (IFRN 2012)  Sobre o uso da Internet, assinale as afirmativas verdadeiras com (V) e as falsas com (F) .
    Em relação à análise feita anteriormente, a sequência correta é:
    Resposta Selecionada:
    Corretaa. 
    V,V,V, F.
    Respostas:
    Corretaa. 
    b. 
    c. 
    d. 
    e. 
    Feedback da resposta:
    Alternativa: A.
    Justificativa: A alternativa A está correta pois é a única que expressa corretamente o que é falso e o que é verdadeiro. É errôneo afirmar que a estrutura da vida social não foi abalada pelo uso da internet. Trata-se do fenômeno social contemporâneo que atingiu profundamente a vida social no mundo, tanto nas formas de exercer o trabalho, de relacionamentos sociais e entretenimento.
  • Pergunta 8


    Correta
    (SEE-RO 2013) Considerando a práxis da situação-problema como facilitadora da aprendizagem do aluno, analise:
    1. Para selecionar os problemas é necessário considerar o estágio evolutivo dos alunos.
    2. Um mesmo problema poderá ser proposto para ser pesquisado em todos os conteúdos de uma série ou por um conjunto de áreas afins, conforme a natureza do problema.
    3. A situação-problema deve ser apresentada de modo formal, embasada em dados, informações e objetivos.
    4. As situações devem ser apresentadas de tal forma que o aluno sinta necessidade de pesquisar, investigar e realizar  experiências, a fim de atingir um nível de conhecimento mais elevado que o atual, que lhe permita superar o problema.
    5. A situação-problema deve ser apresentada do modo mais realista possível, ou seja, contextualizada e o mais desafiante possível.

    Estão corretas as afirmativas:
    Resposta Selecionada:
    Corretae. 
     I, II, IV e V, apenas.
    Respostas:
    a. 
    b. 
    c. 
    d. 
    Corretae. 
    Feedback da resposta:
    Alternativa: E.
    Justificativa: A situação problema que conduz a reflexão do aluno deve levar em conta seu estágio evolutivo, podendo ser trabalhada de forma interdisciplinar. O importante é que instigue o aluno à reflexão e à pesquisa. Portanto, está incorreta somente a afirmativa III, pois os dados e informações devem ser pesquisados pelos alunos.
  • Pergunta 9


    Correta
    A cibercultura pode ser vista como herdeira legítima (embora distante) do projeto progressista dos filósofos do século XVII. De fato, ela valoriza a participação das pessoas em comunidades de debate e argumentação. Na linha reta das morais da igualdade, ela incentiva uma forma de reciprocidade essencial nas relações humanas. Desenvolveu-se a partir de uma prática assídua de trocas de informações e conhecimentos, coisa que os filósofos do Iluminismo viam como principal motor do progresso. [...] A cibercultura não seria pós-moderna, mas estaria inserida perfeitamente na continuidade dos ideais revolucionários e republicanos de liberdade, igualdade e fraternidade. A diferença é apenas que, na cibercultura, esses “valores” se encarnam em dispositivos técnicos concretos. Na era das mídias eletrônicas, a igualdade se concretiza na possibilidade de cada um transmitir a todos; a liberdade toma forma nos softwares de codificação e no acesso a múltiplas comunidades virtuais, atravessando fronteiras, enquanto a fraternidade, finalmente, se traduz em interconexão mundial.
    LEVY, P. Revolução virtual. Folha de S. Paulo. Caderno Mais, 16 ago. 1998, p.3 (adaptado).
     De acordo com as ideias do texto acima, a cibercultura:
    Resposta Selecionada:
    Corretae. 
    Incorpora valores do Iluminismo ao favorecer o compartilhamento de informações e conhecimentos.
    Respostas:
    a. 
    b. 
    c. 
    d. 
    Corretae. 
    Feedback da resposta:
    Alternativa: E.
    Justificativa: De acordo com Pierre Levy, a cibercultura incorpora os valores do iluminismo, pois possibilita o compartilhamento de informações e conhecimentos.  Portanto, permite materializar um dos ideais do Iluminismo.
  • Pergunta 10


    Correta
    FCC 2013)  Busca estabelecer a contradição, o desequilíbrio, o conflito cognitivo, gerar a reflexão. Pesquisa a origem dos conceitos para localizar o problema então colocado [...] O questionamento que o aluno faz é justamente aquele capaz de provocar o interesse para o avanço do conhecimento.
    As características da metodologia de ensino descritas acima dizem respeito à:
    Resposta Selecionada:
    Corretab. 
    Problematização.
    Respostas:
    a. 
    Corretab. 
    c. 
    d. 
    e. 
    Feedback da resposta:
    Alternativa: B.
    Justificativa: A problematização é uma característica da metodologia de ensino que visa conduzir o aluno à reflexão. A problematização conduz o estudante à dúvida, ao questionamento e estimula a prática investigativa, contribuindo para o desenvolvimento da reflexão autônoma. 

0 comentários:

Postar um comentário

Confira Também

Postagens populares

GIRLSPT.COM - Cursores Animados

Template by:

Free Blog Templates