Pergunta 1
(CONSULPLAN-MG 2010) Segundo Luckesi (2005), a definição mais comum e adequada, encontrada nos manuais, estipula-se que “a avaliação é um julgamento de valor sobre manifestações relevantes da realidade, tendo em vista uma tomada de decisão.”Com base nesse conceito, não é correto afirmar que:Resposta Selecionada: b.No processo avaliativo, os juízos de valores não se baseiam em critérios previamente definidos, tendo em vista a tomada de decisões para novas ações.Respostas: a.b.c.d.e.Feedback da resposta: Resposta correta: B.Comentário: As avaliações são concebidas como juízos de valor previamente elaborados pelo educador. Neste caso, a única alternativa que está incorreta é a B, que afirma que os juízos de valor não se baseiam em valores previamente definidos.Pergunta 2
(FCC 2013) Utilizar um único material pedagógico e/ou livro didático nem sempre garante a aprendizagem dos estudantes. Isto porque a construção do conhecimento não pode ser vista como um processo linear, pois cada estudante tem sua história e suas experiências.De acordo com a afirmação acima, é correto dizer que:Resposta Selecionada: b.A lógica utilizada por um estudante para processar determinado conhecimento nem sempre é igual ao de outro, possivelmente eles obtiveram acesso a certos conhecimentos diferentes entre eles.Respostas: a.b.c.d.e.Feedback da resposta: Resposta correta: B.Comentário: Os recursos didáticos na prática educativa devem ser diversificados, pois os alunos possuem processos de intelecção dos conteúdos diferenciados, dependem do capital cultural e social de cada aluno. Portanto, a forma de processar o conhecimento não é homogênea.Pergunta 3
(FGV -2013) “Uma determinada turma de ensino médio estava bastante agitada, conversas paralelas, risos, durante a aula. O professor resolveu, então, aplicar uma avaliação surpresa.”A avaliação proposta foi um recurso:Resposta Selecionada: d.Disciplinador.Respostas: a.b.c.d.e.Feedback da resposta: Resposta correta: D.Comentário: A aplicação de provas, para conter a indisciplina do grupo, é disciplinador e punitivo, portanto, não visa avaliar a qualidade das aulas e o desempenho do aluno. Não contribui no processo de formação, serve apenas como punição. Logo, a alternativa que expresso o tipo de avaliação é D.Pergunta 4
(IFAM-2014) Sobre o erro, Hoffmann (2012) considera “a análise da postura do educador diante dos erros observados nas tarefas mais sérias do que estudos sobre elaboração de instrumentos de avaliação.” Nesse fragmento, a autora expressa que a forma como se observa o erro do aluno é mais relevante do que o estudo de métodos para a construção de exercícios. Em uma visão construtivista do erro é:Resposta Selecionada: d.Importante estudar as dificuldades dos alunos na realização das tarefas, pensando em como esses compreendem o que foi proposto.Respostas: a.b.c.d.e.Feedback da resposta: Resposta correta: D.Comentário: A análise do erro na perspectiva construtivista indica que o importante é compreender as dificuldades que os alunos tiveram para a execução das tarefas propostas, levando em conta o que eles compreenderam da proposta apresentada. Neste sentido, a avaliação do aluno é um momento de autoavaliação da atividade docente. Portanto, a alternativa correta é a D.Pergunta 5
(IFET-BA 2010) “A avaliação escolar é um meio e não um fim em si mesma; está delimitada por uma determinada teoria e por uma determinada prática pedagógica. Ela não ocorre num vazio conceitual, mas está dimensionada por um modelo teórico de sociedade, de homem, de educação e, consequentemente, de ensino e de aprendizagem, expresso na teoria e na prática pedagógica” (CALDEIRA, 2000:122).Quanto ao conceito de avaliação, identifique com V as afirmativas verdadeiras e com F, as falsas.( ) A avaliação do processo de ensino e aprendizagem é realizada de forma contínua, cumulativa e sistemática na escola, com o objetivo de diagnosticar a situação de aprendizagem de cada aluno, em relação à programação curricular.( ) A avaliação formativa tem a finalidade de verificar, informar, situar, classificar e certificar, por meio dela é que se faz o acompanhamento progressivo do aluno; ajuda o aluno a desenvolver as capacidades cognitivas e, ao mesmo tempo, fornece informações sobre o seu desempenho.( ) O erro é considerado como uma pista que indica como o educando está relacionando os conhecimentos que já possui com os novos conhecimentos que vão sendo adquiridos, admitindo uma melhor compreensão dos conhecimentos solidificados, interação necessária em um processo de construção e de reconstrução. Nesse caso, deixa de representar a ausência de conhecimento adequado. Toda resposta ao processo de aprendizagem, seja certa ou errada, é um ponto de chegada, por mostrar os conhecimentos que já foram construídos e absorvidos, e um novo ponto de partida, para um recomeço possibilitando novas tomadas.( ) A avaliação somativa tem como finalidade inventariar, harmonizar, tranquilizar, apoiar, orientar, reforçar, corrigir etc, sendo incorporada no ato do ensino e integrada na ação de formação.( ) Pode-se pensar na avaliação mediadora como um processo de permanente troca de mensagens e de significados, um processo interativo, dialógico, espaço de encontro e de confronto de ideias entre educador e educando, em busca de patamares qualitativamente superiores de saber. A alternativa que contém a sequência correta, de cima para baixo, é:Resposta Selecionada: d.V F V F VRespostas: a.b.c.d.e.Feedback da resposta: Resposta correta: D.Comentário: Entende-se por avaliação formativa a que possibilita orientar e regular o processo de ensino-aprendizagem. Para o aluno, a função dessa concepção de avaliação é fornecer subsídios para que ele compreenda seu próprio processo de aprendizagem. Para o professor, a avaliação formativa orienta e regula a prática pedagógica, uma vez que se propõe analisar e identificar a adequação de ensino com o verdadeiro aprendizado dos alunos. A segunda afirmativa está incorreta, pois este tipo de avaliação não tem o potencial de desenvolver a capacidade cognitiva, mas contribui para que o aluno compreenda seu próprio processo de aprendizagem. Já a avaliação somativa é uma forma de avaliação classificatória, que costuma ser realizada ao final de um curso ou unidade de ensino com a finalidade de classificar os alunos de acordo com os níveis de aproveitamento previamente estabelecidos. Portanto, a segunda e quarta afirmativas estão incorretas.Pergunta 6
(Idecam 2015 - adaptado) Analise as afirmativas correlatas.“A escola é uma instituição que trabalha com a socialização do conhecimento, formação de hábitos, valores e atitudes. Quando refletimos sobre o valor e o significado da ação docente, meditamos sobre o educador e a condição em que ele se encontra vinculado, a fim de que possamos realmente atingir uma práxis pedagógica transformadora, voltada a uma educação que não separa homem e mundo, mas que considera o homem e o mundo em constante interação.”PORTANTO“A prática pedagógica cotidiana deve possibilitar ao aluno o desenvolvimento do pensamento crítico, da capacidade de comunicação oral e escrita e de pesquisa. A escrita e a reflexão sobre a prática são necessárias para a construção do conhecimento e hipótese do novo fazer pedagógico. O conhecimento teórico e prático aliado ao espírito crítico são requisitos básicos para um profissional da educação nos dias atuais.”Assinale a alternativa correta:Resposta Selecionada: c.As duas afirmativas são verdadeiras e se complementam.Respostas: a.b.c.d.e.Feedback da resposta: Resposta correta: C.Comentário: A partir da definição dos valores que permeiam a atividade educativa, a ação do docente deve ser fundamentada nos princípios educativos, que deve possibilitar ao aluno o desenvolvimento do pensamento crítico, a capacidade de comunicação oral, escrita e pesquisa. Portanto, a definição dos objetivos educacionais, deve ser acompanhada pela ação docente para que se concretize a ação educacional junto ao aluno. Neste sentido, as afirmativas são verdadeiras e se complementam.Pergunta 7
(UNIVERSA-DF 2010) A avaliação é um dos mais importantes instrumentos do processo de ensino e aprendizagem. Acerca do assunto, assinale a alternativa correta:Resposta Selecionada: a.A avaliação diagnóstica tem por objetivo verificar no aluno a ausência ou presença de pré-requisitos necessários para aprender o novo.Respostas: a.b.c.d.e.Feedback da resposta: Resposta correta: A.Comentário: Dentre as alternativas apresentadas, somente a avaliação diagnóstica está devidamente explicada como o mecanismo que possibilita a identificação da presença ou da ausência de pré-requisitos necessários para os estudos. Os demais itens não apresentam de forma correta o significado dos processos avaliativos.Pergunta 8
(UNIVERSA-DF 2010) Com relação ao processo de ensino-aprendizagem de Sociologia, assinale a alternativa correta:Resposta Selecionada: e.Deve haver mais de um tipo e de uma forma de avaliação, pois, os conteúdos precisam ser avaliados levando em consideração as dimensões conceituais, atitudinais e procedimentais da aprendizagem do estudante.Respostas: a.b.c.d.e.Feedback da resposta: Resposta correta: E.Comentário: O processo de avaliação do ensino-aprendizagem deve-se diversificar as formas de avaliação. Não se devem realizar somente provas escritas ou orais, mas diferentes instrumentos que possibilitem identificar os aspectos conceituais, atitudinais e procedimentais da aprendizagem.Pergunta 9
ENADE 2014 - adaptado) Da visão dos direitos humanos e do conceito de cidadania, fundamentado no reconhecimento da diferença e na participação dos sujeitos, decorre uma identificação dos mecanismos e processos de hierarquização que operam na regulação e produção das desigualdades. Essa problematização explicita os processos normativos de distinção dos alunos em razão de características intelectuais, físicas, culturais, sociais e linguísticas, estruturantes do modelo tradicional de educação escolar.BRASIL, MEC. Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva, 2008, p, 06.As questões suscitadas no texto ratificam a necessidade de novas posturas docentes, de modo a atender a diversidade humana presente na escola. Nesse sentido, no que diz respeito a seu fazer docente frente aos alunos, o professor deve:- Desenvolver atividades que valorizem o conhecimento historicamente elaborado pela humanidade e aplicar avaliações criteriosas com o fim de aferir, em conceitos ou notas, o desempenho dos alunos.
- Instigar ou compartilhar as informações e a busca pelo conhecimento de forma coletiva, por meio de relações respeitosas acerca dos diversos posicionamentos dos alunos, promovendo o acesso às inovações tecnológicas.
- Planejar ações pedagógicas extraescolares, visando o convívio com a diversidade; selecionar e organizar os grupos, a fim de evitar conflitos.
- Realizar práticas avaliativas que evidenciem as habilidades e competências dos alunos, instigando esforços individuais para que cada um possa melhorar o desempenho escolar.
- Utilizar recursos didáticos diversificados, que busquem atender a necessidade de todos e de cada um dos alunos, valorizando o respeito individual e coletivo.
É correto apenas o que se afirma em:Resposta Selecionada: b.II e VRespostas: a.b.c.d.e.Feedback da resposta: Resposta correta: B.Comentário: Diante da necessidade de estabelecer a educação inclusiva no país, a ação do professor deve se voltar para práticas que garantam a interação entre os grupos, a promoção do acesso às inovações tecnológicas e a diversificação dos recursos didáticos, para que possam atender a necessidade de todos os alunos, numa atmosfera de respeito coletivo. Portanto, as afirmativas II e V são as únicas corretas.Pergunta 10
Os principais problemas existentes nos livros didáticos de Sociologia, de acordo com a análise do PNLD, são:- Ausência de reflexões sobre o pensamento social brasileiro.
- Prioridade aos conteúdos de Sociologia, em detrimento da Antropologia e Ciência Política.
- Excesso de exercícios e propostas de pesquisas..
- Ausência da promoção dos princípios de estranhamento e desnaturalização
- Ausência da perspectiva teórica marxista.
Está correto apenas o que se afirma em:Resposta Selecionada: d.I, II e IVRespostas: a.b.c.d.e.Feedback da resposta: Resposta correta: D.Comentário: As análises dos livros didáticas feitas a partir da obrigatoriedade do ensino da disciplina indica que falta ao material disponibilizado pelo mercado editorial livros que abordem adequadamente o pensamento social brasileiro, que trata de forma equânime as três áreas que compõem as ciências sociais, bem como a ausência de textos e exercícios que propiciem o desenvolvimento dos princípios de estranhamento e desnaturalização.
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