11 de jun. de 2011

O mais impressionante no caso de Cesare Battisti

https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhcIBPWOyCWSTYAyRSkpjcUIlQpMdcHlPlvQ1yypgkBoLgrauckN110Mb_4As8KwDbfViV6vWrSDw9w67O5_m_69nZ3nwRWtXvWwmh9Z-qBymHvfJzRtJMJ2DAVSCRwNfO6ACHhzM7vtu8/s1600/Cesare+Battisti.jpg



A essa altura do campeonato, até os mais desatentos, já estão sabendo do caso de Cesare Battisti. 
Bom,eu não estou aqui para dizer que a decisão do Brasil, de não extraditar-lo para Itália, esta certa ou errada, mas para evidenciar uma coisa bastante curiosa que percebi nisso tudo: o Brasil não arregou para a Itália, nem sob tanta pressão o Brasil desfez sua decisão! Gente, isso é um marco. E o Brasil ainda vai contratar os serviços do escritor, que já foi liberto, para que ele permaneça no território brasileiro, dá pra você?!
Eu não sei, repito, se isso esta certo, ou se esta errado. Mas sei, que nesse angú tem muito caroço, porque o Brasil não ia cortar relações com a Itália, assim de graça, só por simpatia ao Battisti, não não. 
 
Mas, essa não é a primeira vez que o Brasil tem se imposto perante o mundo lá fora, no caso das relações entre Brasil-Irã, também foi bastante criticado, pelos EUA, mas nosso ex-presidente Lula, não arregou por recorrência das críticas. Certo ele, ora bolas, os EUA também querem botar 'bocão' em tudo, só a misericórdia.

Pelo que vejo, humildemente, percebo que a conjuntura do nosso país esta mudando, apesar de tantos pormenores que ainda enraízam nossas estruturas. A atual gestão, tão cheias de falhas, tem mostrado ao exterior que somos sim uma nação soberana. Isso é tão impactante, mas tão impressionante, que nem o povo europeu entendeu: não aceitavam a decisão do STF em livrar o Battisti. Será que se essa briga fosse tratada entre Itália e EUA, o Silvio Berlusconi ousaria dizer: - O que vocês querem? Que eu declare guerra aos EUA? Tenho certeza que não, mas como não foi EUA, foi Brasil, ele  disse: "O que vocês querem? Que eu declare guerra ao Brasil? Eu não posso declarar guerra ao Brasil.." Se pudesse declarava? Acho que essas palavras são muito fortes, principalmente partindo de uma autoridade como a dele.
Não, ótimo foi à declaração de alguns lá da  Itália que falaram que iam boicotar a Copa,  que iam cortar relações, com nosso país... que baixaria! Tão muito mal acostumadinhos a mandar e desmandar, em tudo que é canto, mas dessa vez, tiveram que engolir no seco, e isso é  bom  para que vejam, que as coisas por aqui estão mudando, a passos de tartaruga, mas estão mudando. E se foi o caso do Cesare Battisti que fez com que eles vissem isso, que bom, porque antes tarde do que nunca. 

Enfim, "nunca na História desse país" eu vi uma coisa dessas...Assistam os vídeos, fiquem por dentro, e não deixem de comentar...




FONTE: http://www.tiagosousa.net/2011/06/esquerda-comemora.html

4 comentários:

Júnior disse...

O primeiro fundamento da República Federativa do Brasil, erigido com a Carta Magna de 1988, no seu inciso I do artigo 1º é, justamente, a soberania.
Pode parecer espantoso, mas o Brasil fez nos últimos dias o que é seu imperativo constitucional há mais de duas décadas, e deu um grande recado para o mundo, sim: O Brasil é um Estado soberano, na acepção mais “stricto sensu” do termo.

“E o Brasil ainda vai contratar os serviços do escritor, que já foi liberto, para que ele permaneça no território brasileiro, dá pra você?!”
A partir do momento que o Batiste foi reconhecido como refugiado político, é obrigação do país concedente de asilo político, promover a integração aos postos de trabalho do refugiado, quer seja diretamente, quer seja por meio de incentivos fiscais a empresa que o contratar, portanto vejo com naturalidade tal atitude do Brasil, uma vez que nossa Nação ratificou Tratados de Direitos Humanos que exigem reciprocidade de todos os signatários.

“Mas sei, que nesse angu tem muito caroço, porque o Brasil não ia cortar relações com a Itália, assim de graça, só por simpatia ao Battisti, não, não.”
Bom, não acredito que tenha havido uma quebra das relações internações, só uma crise diplomática, que não perdurará por tanto tempo. Não foi uma mera decisão política, pois foi ratificada pela Máxima Corte de Justiça do país. Assim, não foi um só “poder” que se posicionou para concessão do Asilo Político, mas dois, de forma que considero a posição tomada equilibrada e adequada, haja vista a maioria absoluta dos ministros do STF (oito votos) terem sido favoráveis a decisão.

No mais, só parabenizar a visão corretíssima da blogueira, que teve uma percepção aguçada do sentido real deste ato soberano do Brasil.

P.S.: Por mais que pareça simples, é um assunto extremamente delicado. Expus minha opinião, mas em contraponto, afirmo que realizei uma prova cujo tema central foi a situação jurídica de Cesare Batiste, e minha nota não foi o que esperava >.< rs

Unknown disse...

bom, só tenho a agradecer por seus esclarecimentos, como não sou do direito, dei apenas meus humildes apontamentos acerca da questão. Mas esse seu comentário, apenas serviu para enriquecer meu post, fico grata.

=)

abraços.

Brunna Vilar disse...

Porque o governo da Itália não deu piti quando a França negou a extradição do Battisti???
Não deveriam estar tão indignado com este fato pois eles fizeram bem poir, no ano passado, no caso do ex-militar uruguaio Troccoli, que foi torturador da ditadura. O Ministro da Justiça da Itália, negou a extradição dele. Depois q Berlusconi concedeu a cidadania italiana ao torturador uruguaio para q o mesmo não fosse extraditado.
E agora querem dar lição de moral?
É muito cinismo mesmo!!!

Eles querem q reine a velha maxima do 'Faça o que eu digo, mas não faça o que eu faço'.

Até que enfim o brasil esta se impondo, mostrando q tem voz.
O Brasil é soberano! E apesar dos altos e baixos tenho muito orgulho de ser brasileira! Amo minha patria!

Unknown disse...

Justo, Brunna. Inclusive, nosso ex-presidente em entrevista declarou que o Supremo Tribunal Federal (STF) teve uma atitude de respeito à soberania do Brasil ao reconhecer que foi correto seu ato, enquanto ocupava a Presidência, de não extraditar o ex-ativista italiano Cesare Battisti.

Segundo ele, "O Brasil não abriria mão da sua soberania e a Suprema Corte reconheceu o acerto da decisão do presidente da República". Ele ainda comentou que a decisão presidencial favorável ao ex-ativista obedeceu aos critérios previstos no tratado com o governo italiano. "O que eu fiz está exatamente no tratado que temos com a Itália. Acho normal algumas pessoas reclamarem".

Normal mesmo, porque o que mais tem no mundo é gente críticando aquilo que não domina. Quando a isso só lamento...

Pra fechar, Lula disse que agora cabe ao governo italiano respeitar a decisão do Judiciário brasileiro. "Não vejo nenhuma razão para a Itália não tratar isso como uma questão da normalidade democrática e soberana do Brasil".

Pois é, nem eu!

Postar um comentário

Confira Também

Postagens populares

GIRLSPT.COM - Cursores Animados

Template by:

Free Blog Templates