20 de jun. de 2011

EXERCÍCIO - Textos: "Do Conceito de Função nas Ciências Sociais" e "Da Estrutura Social" de Radcliffe-Brown.


 Confira as duas principais questões atinentes aos textos de Radcliffe-Brown:"Do Conceito de Função nas Ciências Sociais" e  "Da Estrutura Social".

 https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEisDsu14ou6oaeIqENA4QpcrOop-csNzL9lbiL9D7VrsFg5lrXmWmMvYut33CqSpKeJkPFVfFDR9RRnJNA6VoOhUPYXMutYijFyvJoxFNgRSMMDJ7ggk2yIL-6QXAjkXHcHL_yzqqAN5LD7/s400/a-radcliffe-brown.jpeg

 

(Questão - 01) Discuta a hipótese funcional evocada no texto “DO CONCEITO DE FUNÇÃO NAS CIÊNCIAS SOCIAIS” de Radcliffe-Brown.

 

No texto “Do Conceito de Função nas Ciências Sociais” (1935) Radcliffe-Brown ao apresentar o conceito de função – na página 268 – trata da hipótese funcional. Segundo ele a “ideia da unidade funcional de um sistema social, é evidentemente, uma hipótese. Mas é uma hipótese que, no que diz respeito ao funcionalista, vale a pena pôr à prova por meio de uma observação sistemática dos fatos”. Mais na frente, na página 272, Radcliffe-Brown aponta que “o conceito de função, tal como foi definido anteriormente, constitui uma ‘hipótese de trabalho’ através da qual um certo número de problemas são formulados de forma a poderem ser estudados. Nenhuma investigação cientifica é possível sem a formulação de algumas hipóteses de trabalho.” Esse autor ainda expõe mais adiante dois comentários que elucidam bem essa ideia. “Um deles é no que diz respeito a esta hipótese não implicar uma afirmação dogmática de que tudo na vida de todas as sociedades tem uma dada função. Implica apenas a suposição que poderá ter uma função. O segundo é o que aparentemente diz respeito ao caso de um mesmo costume social, em duas sociedades diferentes, pode ter funções diferentes, em cada uma delas.” Para elucidar esses postulados, Radcliffe-Brown, dá o exemplo da prática do celibato. Segundo ele nos dias de hoje, essa tradição da Igreja Católica, tem uma função bem diferente da que tinha séculos atrás, quando era praticado pela primitiva Igreja Cristã. Neste sentido “para podermos definir um costume social e consequentemente podermos fazer comparações válidas entre os costumes de povos diferentes ou de períodos diferentes, é necessário considerar-se não só a forma desse costume mas também a sua função. Assim, a crença num ser supremo, por exemplo, numa sociedade simples, é diferente da mesma crença numa comunidade civilizada moderna.”Em meias palavras, hipótese funcional, diz respeito ao fato de que tudo numa sociedade deve ter uma função, mas que nem sempre tudo tem função.


(Questão – 02) Faça um texto distinguindo os usos dos termos “estrutura social” e “forma estrutural”, a partir das considerações de Radcliffe-Brown.

 

No texto “Da Estrutura Social” (1940) Radcliffe-Brown expõe respectivamente dois conceitos importantes, o de “estrutura social” e o de “forma estrutural”. Segundo este autor, o primeiro termo - estrutura social, que é o conjunto de relações sociais – diz respeito àquilo que se observa pelo pesquisador na atividade de campo, isto é, os fatos concretos, reais. Conforme  Radcliffe-Brown o termo estrutura social designa a rede de relações que existem realmente. Neste sentido, este autor rejeitava o uso do conceito de cultura em sua análise, pois o considerava desprovido do caráter empírico necessário à análise social. A abstração que o termo sugere seria substituída pela realidade empírica das estruturas sociais, que eram o seu objeto de estudo. Para ele, o indivíduo adquire relevância analítica quando inserido nessa rede de relações, desempenhando os seus diversos papéis.

Por outro lado, “forma estrutural” relaciona-se aquilo que esta no papel, ao modelo descrito pelo pesquisador em campo. Nesse sentido, a forma estrutural seria o padrão das relações que ocorrem na estrutura, tendo como maior característica a constância do mesmo. Ele não nega mudanças na forma estrutural, porém, admite que elas ocorram de uma maneira mais lenta. Isso fica evidente neste trecho de sua obra: “Ao longo da vida de um organismo, a sua estrutura está sempre a ser renovada; da mesma forma, a vida social renova constantemente a sua estrutura social. Consequentemente, as verdadeiras relações entre pessoas e grupos de pessoas mudam de ano para ano e até de dia para dia. Entram novos membros para a comunidade, através do nascimento de crianças ou da imigração; outros membros saem, por motivo de morte ou de emigração. Há casamentos e divórcios. Amigos passam a ser inimigos, ou inimigos podem fazer as pazes e tornar-se amigos. Mas, apesar da estrutura em si se modificar, a forma estrutural geral permanece relativamente constante, durante um período mais ou menos longo. (...)a forma estrutural pode mudar, ás vezes gradualmente, as vezes mais ou menos de repente, como no caso de revoluções ou conquistas militares. Mas, mesmo no caso das mudanças mais revolucionárias, mantém-se uma certa continuidade de estrutura.” Assim sendo, o principal contraste entre essas duas ideias, esta respectivamente, no fato de que a primeira consiste naquilo que se observa em campo, enquanto a segunda é, basicamente, aquilo que é descrito após a observação.

 

3 comentários:

E.J.Lima disse...

achei ótimo esse post* estava precisando, gostei do seu blog principalmente pq toda a essencia dele tem raiz da música da pitty huashuhsuh*
abs. *-*

Unknown disse...

Olá Elaine, Seja muito bem vinda.

Fico feliz que tenha gostado do Blog e do post.

E realmente, me inspirei um pouco em pitty sim, inclusive, a música que estava a tocar nesse perfil era dela (ADMIRÁVEL CHIP NOVO). E resolvi mudar um pouco agora deixando a de Legião Urbana (QUE PAÍS É ESSE?). Espero que tenha gostado também.

Em breve retomo a Pitty.

Obrigada por ter comentado, outro abs.

Anônimo disse...

Adorei o post, me ajudou muito para entender o texto, obrigada!

Postar um comentário

Confira Também

Postagens populares

GIRLSPT.COM - Cursores Animados

Template by:

Free Blog Templates