27 de fev. de 2016

Sociologia da Comunicação - Questionário Unidade I (UNIP)

  • Pergunta 1


    Correta
    A comunicação de uma ordem real, ou a comunicação de uma sentença durante o período colonial, era feita com toda pompa, rufado de tambores etc. Qual sentido dessa prática?
    Resposta Selecionada:
    Corretac. 
    Era demonstração de reafirmação do poder e não apenas a divulgação da informação.
    Respostas:
    a. 
    b. 
    Corretac. 
    d. 
    e. 
    Feedback da resposta:
    R: C
    Comentário: todo aparato que cercava a comunicação do rei e de seus mandatários com os súditos, durante o período colonial, demonstrava a importância e o poder do rei (e de seus mandatários). Todavia, esse processo de reafirmação do poder nas comunicações dos poderosos não se limitou ao período colonial: continua nos dias atuais como parte da apresentação pública do poder, em geral, das autoridades, quando se dirigem ao público.
  • Pergunta 2


    Correta
    As modalidades de discurso aparecem combinadas nos meios de comunicação. Nesse sentido, pode-se dizer que (aponte a alternativa correta):
    Resposta Selecionada:
    Corretad. 
    Uma modalidade de discurso não substitui a outra, elas devem ser articuladas, dependendo da adequação ao conteúdo.
    Respostas:
    a. 
    b. 
    c. 
    Corretad. 
    e. 
    Feedback da resposta:
    R: D 
    Comentário: é importante ter claro que o texto não substitui a imagem, nem o som substitui os dois. A comunicação social, especialmente pelos meios de comunicação, combina as modalidades de discurso, obtendo assim maior penetração junto à recepção, mas essa combinação (articulação) depende da modalidade de conteúdo e, sobretudo, do público (recepção) a atingir.
  • Pergunta 3


    Correta
    As pesquisas de mercado e de opinião pública não se instalam por pressuporem um modelo de sociedade de massa, mas por estarem voltadas para caracterizar diferenças de toda sorte, além das de renda. Portanto, instala-se uma contradição entre a suposição de uma sociedade igualitária e homogênea e a ênfase na diferenciação? Como se resolve essa contradição no campo teórico e procedimental? Escolha a alternativa correta.
    Resposta Selecionada:
    Corretac.
    No campo teórico e procedimental do funcionalismo não se coloca contradição, mesmo porque a base da concepção teórica de sociedade é caracterizada pela possibilidade e pela expectativa de consumo; portanto, de inserção na sociedade de mercado.
    Respostas:
    a.
    b.
    Corretac.
    d.
    e.
    Feedback da resposta:
    R: C 
    Comentário: para o funcionalismo, a homogeneidade da qual decorreriam as segmentações por renda, ou outras quaisquer, não consiste em uma situação real, mas em uma possibilidade e uma expectativa geral (social) para o consumo, ou integração na sociedade de mercado. Como essa “inclinação” é geral, ela constitui a base da “homogeneidade”, mas sempre como expectativa.
  • Pergunta 4


    Correta
    Como se explica a peculiar contradição entre homogeneidade e diferença instaurada entre a atuação dos meios de comunicação, que são de massa, e as segmentações da sociedade de consumo, fundadas na diferença? Escolha a alternativa correta.
    Resposta Selecionada:
    Corretad.
    A contradição é aparente, visto que os meios de comunicação devem ser considerados de massa pela amplitude de alcance das mensagens, mas elas mesmas estimulam e se apoiam na segmentação do consumo, portanto, na diferença.
    Respostas:
    a. 
    b.
    c.
    Corretad.
    e. 
    Feedback da resposta:
    R: D 
    Comentário: os meios de comunicação são também suportes da sociedade de mercado ou de consumo. Consequentemente, operam ampliando a comunicação (e nesse sentido atuam como meios massivos), mas eles divulgam as diferenças de consumo e os valores implicados nessas diferenças (e nesse sentido estimulam a segmentação social, ou acentuam essa diferenciação).
  • Pergunta 5


    Correta
    Do século XVIII aos meados do XIX, o capitalismo industrial, iniciado no Reino Unido, foi expandido, promovendo mudanças significativas na vida social em todo o mundo. Nas assertivas a seguir são apontadas algumas das mudanças sociais no período, as quais, numeradas, foram organizadas em conjuntos abaixo. Qual desses conjuntos compreende apenas assertivas verdadeiras para a sociedade brasileira?

    I. As economias coloniais e nacionais são inseridas no circuito da produção e do consumo mundial, em condições diferenciadas.

    II. O escravismo, que já era francamente condenado, foi abolido.

    III. A hegemonia da ordem burguesa foi decididamente instalada, desbancando nobreza e clero dos centros de poder.

    IV. As colônias se rebelam, alcançam autonomia política, ou se articulam com maior autonomia no âmbito dos impérios coloniais.

    V. O eixo da vida social se desloca do campo para as cidades, centros políticos e da agricultura de exportação.
    Resposta Selecionada:
    Corretad. 
     IV, V, I
    Respostas:
    a. 
    b. 
    c. 
    Corretad. 
    e. 
    Feedback da resposta:
    R: D 
    Comentário: por qual motivo o conjunto D é o correto? Porque em I, na expansão do capitalismo, no período em foco, realmente as economias coloniais foram inseridas no mercado internacional, em condições distintas (a economia brasileira se manteve com a agricultura de exportação, como café. Outros países desenvolveram, desde muito cedo, um setor industrial). Os EUA são um exemplo da afirmação em IV: eles alcançaram a autonomia política no século XVIII, mas se integraram na economia industrial e, mesmo rivalizando com o império inglês, realmente a vida social passou por deslocamento do âmbito rural para o urbano, acompanhando a industrialização, sendo o que afirma a proposição V.
  • Pergunta 6


    Correta
    Dos meados do século XIX para seu final, a sociedade se transformara sensivelmente, dada a expansão do capitalismo industrial. Algumas das tendências então instaladas são apontadas a seguir, mas quais delas podem ser aplicadas ao Brasil? Escolha um dos conjuntos citados nas alternativas.
    I. As contradições entre capital e trabalho industrial dão origem a lutas sociais e também à formação das ciências sociais, que elegem como objeto essa gente que vive, trabalha, fala e escreve.
    II. Contradições de interesse entre segmentos das elites tradicionais e delas em face do alcance do poder centralizador do Estado, provocam insurreições, revoluções e guerras civis em vários países, com abalos nos regimes políticos.
    III. Grandes contingentes de população se tornam desnecessários às economias nacionais e se deslocam em fluxos imigratórios.
    IV. A preservação da ordem interna e os interesses do capital internacional justificam a intensificação da participação de militares nas políticas nacionais.
    V. A imprensa passou a constituir um espaço de debate filosófico, literário e científico, em acréscimo às notícias e às atualidades.
    Resposta Selecionada:
    Corretab. 
     II, III, IV
    Respostas:
    a. 
    Corretab. 
    c. 
    d. 
    e. 
    Feedback da resposta:
    R: B 
    Comentário: os processos apontados no conjunto B são os que diretamente afetaram o Brasil, por exemplo: o século XIX presenciou várias revoltas resultantes das contradições entre interesses das elites, por exemplo, no Rio Grande do Sul; também no século XIX chegam ao Brasil as primeiras levas de imigrantes europeus e asiáticos (mas esse processo não aconteceu somente no Brasil); a participação dos militares na política, não somente no Brasil, adquire relevância no século XIX, não somente para a preservação da ordem interna, mas também como suporte de interesses do capital internacional, sendo a chamada Guerra do Paraguai um exemplo.
  • Pergunta 7


    Correta
    Entre as várias tendências da SC, há distinções de abordagem, mas qual o traço mais significativo que diferencia abordagens críticas e das consideradas não críticas? Aponte a alternativa correta.
    Resposta Selecionada:
    Corretad.
    A metodologia adotada na elaboração da análise, seja de fundo marxista ou não, é um traço significativo das abordagens críticas, enquanto o sentido pragmático está presente nas abordagens não críticas.
    Respostas:
    a. 
    b. 
    c.
    Corretad.
    e. 
    Feedback da resposta:
    R: D 
    Comentário: na medida em que as abordagens não críticas são voltadas para finalidades pragmáticas (aplicação), a preocupação central é voltada para os níveis de audiência e não para análise do conteúdo divulgado, ou para os reflexos desse conteúdo na sociedade.
  • Pergunta 8


    Correta
    Estas quatro imagens podem ser tomadas isoladamente ou em associação, como peças de comunicação que exemplificam modalidades de mediação. A seguir, há algumas alternativas nesse sentido. Quais delas estão corretas?
    I- Sonoridade em imagem: figuras 1 e 2.
    II- Sonoridade em imagem: apenas figuras 2 e 3.
    III- Mediação simbólica, um mesmo significante para significados distintos: figura 1.
    IV- Negação da realidade na representação por imagem: figura 4.
    V- Associação de duas formas discursivas, produzindo o mesmo sentido: figuras 2 e 4.
    Resposta Selecionada:
    Corretac. 
    Somente III e IV
    Respostas:
    a. 
    b. 
    Corretac. 
    d. 
    e. 
    Feedback da resposta:
    R: C
    Comentário: na figura 1, um mesmo significante: a palavra Reforma remete à Reforma Protestante (a cena de Lutero pregando as teses na porta da igreja) e para reforma (conserto e atualização do site). Na figura 4, a frase (“Isto não é um cachimbo”) alerta para o fato de a representação (imagem) do cachimbo não ser o objeto, negando a realidade da representação. A ilusão de que a representação seja a realidade é um recurso largamente utilizado na publicidade.
  • Pergunta 9


    Correta
    Nas alternativas seguintes, duas são centrais e básicas à elaboração da teoria crítica, nos moldes da Escola de Frankfurt, outras podem ser consideradas decorrentes, seja porque focalizam aspectos mais específicos, ou porque refletem posições de autores distintos, mas pertencentes à mesma corrente; mas uma está errada, qual é ela?
    Resposta Selecionada:
    Corretaa.
    A integração da produção cultural “de cima para baixo” implica intencionalidade política; portanto, nessa produção, o sujeito-consumidor é “rei” em suas preferências.
    Respostas:
    Corretaa.
    b.
    c.
    d.
    e.
    Feedback da resposta:
    R: A
    Comentário: na verdade, exatamente porque há integração “de cima para baixo”, o sujeito (aquele receptor de um conteúdo intencionalmente preparado) não é “rei”, mas objeto da comunicação. Logo, suas preferências são pressupostas e ele é levado a aceitar aquilo que é divulgado, sejam padrões de moda ou valores e atitudes, além de objetos.
  • Pergunta 10


    Correta
    Qual seria a dimensão especial da comunicação social que constitui objeto central da SC?
    Resposta Selecionada:
    Corretae. 
    A construção intencional da comunicação ampliada.
    Respostas:
    a. 
    b. 
    c. 
    d. 
    Corretae. 
    Feedback da resposta:
    R: E
    Comentário: para a SC, a dimensão especial a ser estudada é exatamente o alcance social que adquire um conteúdo divulgado pelos meios de comunicação social, esse alcance (ampliação) vai se refletir em padrões, normas e mesmo valores correntes em uma dada sociedade. O fato de ele resultar de uma intencionalidade acrescenta a importância que assume a comunicação. 

1 comentários:

Unknown disse...

obrigado

Postar um comentário

Confira Também

Postagens populares

GIRLSPT.COM - Cursores Animados

Template by:

Free Blog Templates