Pergunta 1
A Constituição Federal em vigor dispõe que a União, os Estados, o Distrito Federal e os Municípios devem organizar, em regime de colaboração, os seus sistemas de ensino. Assim, fica definido:- Os Municípios atuarão, prioritariamente, na Educação Infantil e no Ensino Fundamental.
- Os Estados e o Distrito Federal atuarão, prioritariamente, no Ensino Médio.
- Os Estados atuarão também no Ensino Fundamental.
- Os Estados e os Municípios atuarão, prioritariamente, na Educação Infantil.
Estão corretos apenas os itens:Resposta Selecionada: b.I, II e III.Respostas: a.b.c.d.e.Feedback da resposta: Resposta: B.Comentário: Os Municípios atuam prioritariamente na Educação Infantil e no Ensino Fundamental, e os Estados, no Ensino Fundamental e no Ensino Médio. Sendo assim, as afirmações do item IV estão incorretas.Pergunta 2
Existe uma hierarquia perante os diplomas legais, que se estabelece da seguinte forma: constitucionais, complementares e ordinárias. A Constituição da República Federativa do Brasil representa:Resposta Selecionada: a.A lei superior, cujas normas organizam o Estado e a vida jurídica do país.Respostas: a.b.c.d.e.Feedback da resposta: Resposta: A.Comentário: Constituição é entendida como a Lei Suprema e Fundamental do Estado e da vida jurídica do país, pois nela são estabelecidas as normas fundamentais, às quais todos os demais diplomas legais devem conformar-se.Pergunta 3
Na atual LDB, 9.394/96, há uma estrutura no ensino da Educação Básica, sendo:( ) Educação Infantil, gratuito na escola pública e não obrigatória.( ) Ensino Fundamental, gratuito na escola pública e obrigatório.( ) Ensino Médio, gratuito na escola pública e obrigatório o ensino profissionalizante.Assinale a alternativa correta.Resposta Selecionada: b.Verdadeiro, verdadeiro, falso.Respostas: a.b.c.d.e.Feedback da resposta: Resposta: B.Comentário: A Educação Infantil é gratuita nas escolas públicas e não obrigatória. No Ensino Fundamental, o ensino é gratuito nas escolas públicas e obrigatório. No Ensino Médio, deve ser gratuito nas escolas públicas, mas com tendência a progressiva obrigatoriedade. No Ensino Profissionalizante, fica desvinculado do ensino médio, podendo ser feito paralelamente ou após o aluno ter concluído os estudos.Pergunta 4
Perante a LDB 9.394/96, o Ensino Fundamental é a segunda etapa da educação básica, com duração de 9 anos, obrigatória e gratuita nas escolas públicas; tendo como objetivo a formação básica do cidadão, mediante:- O desenvolvimento da capacidade de aprender, pelo domínio da leitura, da escrita e do cálculo.
- A compreensão do ambiente natural e social, do sistema político, da tecnologia, das artes e dos valores em que se fundamenta a sociedade.
- O desenvolvimento da capacidade de aprendizagem, tendo em vista a aquisição de conhecimentos e habilidades e a formação de atitudes e valores.
- O fortalecimento dos vínculos de família, dos laços de solidariedade humana e de tolerância recíproca em que se assenta a vida social.
Sobre as afirmativas, é correto afirmar que:Resposta Selecionada: b.Todas as afirmativas estão corretas.Respostas: a.b.c.d.e.Feedback da resposta: Resposta: B.Comentário: Todas as afirmativas estão corretas mediante as mudanças na LDB 9.394/96.Pergunta 5
A partir do descobrimento até a independência, o Brasil foi uma colônia de Portugal, de modo que não dispunha de uma constituição própria. Neste período, entre os principais fatos ocorridos relacionados com a educação, destacam-se:- Chegada dos Jesuítas no Brasil.
- Expulsão dos Jesuítas do Brasil.
- Chegada da Família Real no Brasil.
Relacione os fatos aos anos ocorridos:Resposta Selecionada: c.1549 (A), 1759 (B), 1808 (C)Respostas: a.b.c.d.e.Feedback da resposta: Resposta: C.Comentário: Em 1549 foi a chegada dos Jesuítas no Brasil, em 1759, a expulsão destes, e em 1808, a chegada da família Real no Brasil.Pergunta 6
Com relação às leis no Brasil, há três poderes responsáveis pela elaboração, execução, interpretação e fiscalização das leis no seu cumprimento, são eles, respectivamente:Resposta Selecionada: b.Legislativo, Executivo e Judiciário.Respostas: a.b.c.d.e.Feedback da resposta: Resposta: B.Comentário: Para que uma lei seja interpretada por todos e fiscalizada pelo Poder correto, ela deverá ser executada e, para isto, primeiramente elaborada.Pergunta 7
Na LDB 9.394/96 em seu Título III – “Do direito à Educação e do Dever de Educar”, ele define a Educação como dever do Estado. Assim, fica definido que a Educação Básica deverá atender as crianças da seguinte forma:I. Educação Infantil: atendimento gratuito às crianças de zero a cinco anos (de acordo com a legislação correlativa mais atualizada).II. Ensino Fundamental: obrigatório e gratuito nas escolas públicas (ou seja, caso não haja vagas, o sistema é obrigado a criá-las para prover o atendimento nesta faixa escolar, inclusive para os que a ele não tiveram acesso na idade própria) para alunos de 6 a 14 anos.III. Ensino Médio: progressiva extensão da obrigatoriedade e gratuidade.IV. Educação Especial: atendimento especializado gratuito aos educandos com necessidades especiais, preferencialmente na rede regular de ensino.Assinale a alternativa correta:Resposta Selecionada: e.Todas as alternativas estão corretas.Respostas: a.b.c.d.e.Feedback da resposta: Resposta: E.Comentário: Todas as alternativas estão corretas mediante as mudanças na LDB 9.394/96.Pergunta 8
Perante a LDB 9.394/96 a Educação Infantil é a primeira etapa da educação básica e tem como finalidade o desenvolvimento integral da criança. Sendo:I. Até seis anos de idade em seus aspectos físico, psicológico, intelectual e social, complementando a ação da família e da comunidade.II. É oferecida em creches para crianças de 0 até 3 anos e em pré-escolas para crianças de 4 a 5 anos.III. Nesta etapa há obrigatoriedade de cumprir a carga horária mínima anual de 800 horas distribuídas nos 200 dias letivos, assim como há avaliação com objetivo de promoção.IV. A avaliação na educação infantil destina-se ao acompanhamento e registro do desenvolvimento da criança, sendo obrigatória.Assinale a alternativa correta.Resposta Selecionada: d.As alternativas I e II estão corretas.Respostas: a.b.c.d.e.Feedback da resposta: Resposta: D.Comentário: Perante as alterações da LDB 9.394/96 apenas as alternativas I e II estão corretas, pois na Educação Infantil não há obrigatoriedade de cumprir a carga horária mínima anual de 800 horas distribuídas nos 200 dias letivos, assim como não há avaliação com objetivo de promoção. Assim, também a avaliação na educação infantil destina-se ao acompanhamento e registro do desenvolvimento da criança, não sendo obrigatória.Pergunta 9
A partir do surgimento de uma ideia para se efetuar uma lei até que esta passe a vigorar verdadeiramente no país, passa-se por etapas de um processo grande. Quais são as etapas deste processo?Resposta Selecionada: a.Iniciativa, discussão, votação, sanção.Respostas: a.b.c.d.e.Feedback da resposta: Resposta: A.Comentário: Primeiro se faz a iniciativa da ideia da lei, depois a discussão, a votação e por último a sanção desta.Pergunta 10
Na Lei 4.024/61, foi estabelecida a seguinte estrutura para o ensino:Resposta Selecionada: b.Primário, obrigatório e gratuito; Ginásio, não obrigatório e gratuito; Colegial, subdividido em Clássico e Científico, não obrigatório e Superior, não obrigatório.Respostas: a.b.c.d.e.Feedback da resposta: Resposta: B.Comentário: Sendo assim, Ensino Primário, obrigatório e gratuito; Ginásio, não obrigatório e gratuito; Colegial, subdividido em Clássico e Científico, não obrigatório e Superior, não obrigatório.
1 comentários:
A resposta da número 3 é a letra d: verdadeiro, verdadeiro, verdadeiro.
O restante está correto. Muito bom o material, me ajudou bastante.
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