13 de dez. de 2015

Estudos Disciplinares III - Trabalho Individual I (UNIP)

  • Pergunta 1


    Correta
    (Enade-2004) No marco do que se tem denominado de teoria social crítica, a questão social é:
    Resposta Selecionada:
    b. 
    Constitutiva do desenvolvimento do capitalismo, pois ela não se suprime se este se conserva.
  • Pergunta 2


    Correta
    (UPE-2013) As desigualdades sociais no Brasil têm muitas causas e geram várias consequências. Historicamente, elas iniciaram seu desenvolvimento com a chegada dos portugueses. No estudo das diferenças sociais entre os brasileiros, em diversos aspectos, é correto afirmar:  
    Resposta Selecionada:
    e.
    O setor informal é outro fator indicador de condições de reprodução capitalista no Brasil. Os camelôs e vendedores ambulantes são trabalhadores que não estão juridicamente regulamentados, mas que revelam a especificidade da economia brasileira. 
  • Pergunta 3


    Correta
    (ESAF – 2006) Ao longo da década de 1990, fortaleceu-se no Brasil o consenso de que a pobreza existente - qualquer que seja a linha de pobreza adotada - é muito elevada para um país com a nossa renda per capita. Sobre as políticas de combate à desigualdade de renda e à pobreza todas as opções abaixo estão corretas, exceto:
    Resposta Selecionada:
    b.
    A política social brasileira tem exibido baixa efetividade no combate à desigualdade de renda porque não tem como operar contra as forças de mercado, especialmente no contexto da economia globalizada.
  • Pergunta 4


    Correta
    O Serviço Social se gesta e se desenvolve como profissão legitimada no seio da divisão social e técnica do trabalho, tendo como contexto conjuntural: 
    Resposta Selecionada:
    b. 
    o desenvolvimento capitalista industrial e a expansão urbana.
  • Pergunta 5


    Correta
    O Serviço Social institucionaliza-se na sociedade capitalista como ação interventiva de cunho socioeducativo, inscrita no campo político-ideológico, executando políticas sociais públicas e privadas, respondendo a interesses contraditórios das classes sociais, que estão em luta permanente.
    Nessa relação com as políticas sociais, os processos interventivos do Serviço Social configuram-se como:
    Resposta Selecionada:
    b. 
    mecanismos auxiliares no repasse de bens e serviços direcionados à reprodução do trabalhador.
  • Pergunta 6


    Correta
    (FCC-2008-TRT) A "pobreza" é a expressão direta das relações vigentes na sociedade, localizando a questão no âmbito de relações constitutivas de um padrão de desenvolvimento extremamente desigual, em que convivem acumulação e miséria. A nossa sociedade a produz e reproduz. É importante considerar que a pobreza é uma categoria multidimensional, expressando-se:
    Resposta Selecionada:
    c.
    Pela carência de bens materiais, mas também pela carência de direitos, oportunidades, informações, possibilidades e esperanças.
  • Pergunta 7


    Correta
    Marque (V) para as assertivas verdadeiras e (F) para as falsas, acerca do surgimento da questão social.
    (   ) A questão social surgiu na Europa no século XIX, com o aparecimento da sociedade capitalista e das grandes transformações provocadas pelo processo de industrialização iniciado na Inglaterra com a Revolução Industrial.
    (   ) Com o capital de monopólio, alastram-se pela sociedade a miséria, a pobreza, a fome, o desemprego, as doenças, a falta de moradia etc., denominadas expressões da questão social.
    (   ) As conquistas da classe trabalhadora foram acontecendo de forma lenta e em virtude do objetivo do Estado em controlar os conflitos sociais e conseguir consenso entre a população subalternizada.
    Resposta Selecionada:
    a. 
    V, V, V.
  • Pergunta 8


    Correta
    (Enade-2013) O reconhecimento de que o assistente social atua nas expressões da questão social é fruto do amadurecimento profissional ao longo da história. 
    Acerca da questão social, avalie as seguintes afirmações.
    I. A questão social é fruto da ordem capitalista e possui expressões que estão sujeitas a modificações e intensificações.
    II. A questão social colide com a sociedade capitalista e suas expressões são problemas inerentes aos sujeitos sociais.
    III. As expressões da questão social são resultantes do processo de consolidação e amadurecimento da sociedade capitalista.
    É correto o que se afirma em:
    Resposta Selecionada:
    c. 
     I e III, apenas.
  • Pergunta 9


    Correta
    O Serviço Social tem na questão social a base de sua fundação como especialização do trabalho. Analisando a questão social na sociedade capitalista pode-se afirmar que: 
    Resposta Selecionada:
    b. 
    os assistentes sociais trabalham com a questão social nas suas mais variadas expressões cotidianas.
  • Pergunta 10


    Correta
    Os valores e princípios, éticos-políticos, radicalmente humanos, que iluminaram as trilhas percorridas pelos assistentes sociais nas últimas décadas sofrem hoje um forte embate com a fetichização das relações sociais e a supremacia da economia no social. Neste contexto, cabe aos profissionais:
    Resposta Selecionada:
    c. 
    reconhecer a liberdade como valor ético central, reconhecendo a autonomia e emancipação do sujeito;

5 comentários:

Unknown disse...

muito obrigada

Unknown disse...

obrigado

Unknown disse...

muito bom

Unknown disse...

muito bom obrigado

Unknown disse...

Obrigado

Postar um comentário

Confira Também

Postagens populares

GIRLSPT.COM - Cursores Animados

Template by:

Free Blog Templates