13 de dez. de 2015

Estudos Disciplinares IV - Questionário Unidade I (UNIP)

  • Pergunta 1


    Correta
    A Lei da Política Nacional do Meio Ambiente, em seu artigo 3o, inciso I, diz: 
    “I – Meio ambiente, o conjunto de condições, leis, influências e interações de ordem física, química e biológica, que permite, abriga e rege a vida de todas as suas formas.” 
    Existe uma falha nessa lei? Qual é?

    Resposta Selecionada:
    Corretad. 
    Existe. Variáveis econômicas e sociais não estão contempladas nesta lei.


    Feedback da resposta:
    Alternativa: D

    Comentário: a lei brasileira dá margem à preservação da lei, mas não contempla a necessidade de incluir as questões da economia e, principalmente, as questões de combate à pobreza, que está intimamente ligada à preservação da natureza. Portanto, não inclui questões sociais.
  • Pergunta 2


    Correta
    A emissão indiscriminada de substâncias poluentes e contaminantes no meio natural é um dos crimes mais comuns no mundo. Exemplos: poluição do ar e das águas, contaminação radioativa, entre outras. Qual lei julga crimes ambientais?


    Resposta Selecionada:
    Corretaa. 
    Lei 9.605/98 – Lei de crimes ambientais.


    Feedback da resposta:
    Alternativa: A
    Comentário: a Lei 9.605/98 julga situações de crimes contra o meio ambiente.
  • Pergunta 3


    Correta
    As primeiras conferências mundiais sobre desenvolvimento sustentável aconteceram na década de 1960. Qual foi o país sede e o que propunha essa primeira conferência?
    Resposta Selecionada:
    Corretac. 
    Foi realizada em Roma e previa uma catástrofe ambiental nos próximos 100 anos.


    Feedback da resposta:
    Alternativa: C
    Comentário: a primeira conferência mundial foi em Roma, na Itália. A preocupação mundial estava instalada em relação à extração sem escrúpulos da natureza e previa que poderíamos ter uma catástrofe ambiental nos próximos 100 anos.
  • Pergunta 4


    Correta
    Direito Ambiental é a ciência que estuda os problemas ambientais e suas interligações com o homem, visando à proteção do meio ambiente para a melhoria das condições de vida de modo geral. No Direito Ambiental, quais são os fatores que estão interligados?
    Resposta Selecionada:
    Corretad. 
    Sistema que interage fatores de ordem física, biológica e socioeconômica.


    Feedback da resposta:
    Alternativa: D
    Comentário: no Direito Ambiental, os fatores de ordem física, biológica e socioeconômica estão interligados, considerando o homem e sua interação no ambiente como fatores primordiais de desenvolvimento econômico e preservação.
  • Pergunta 5


    Correta
    Este princípio determina que antes de ter certeza de que determinada intervenção não será adversa ao meio ambiente, esta não deverá acontecer, sob a pena de ocorrerem danos irreparáveis. De qual princípio estamos tratando?

    Resposta Selecionada:
    Corretab. 
    Princípio da precaução.


    Feedback da resposta:
    Alternativa: B
    Comentário: o princípio da precaução visa à durabilidade da sadia qualidade de vida das gerações humanas e a continuidade da natureza existente no planeta.
  • Pergunta 6


    Correta
    Impacto ambiental é qualquer alteração das propriedades físicas, químicas e biológicas do meio ambiente, causada por qualquer forma de matéria ou energia do homem que afeta a segurança e a saúde da população. O impacto ambiental pode compor:


    Resposta Selecionada:
    Corretad. 
    uma etapa do licenciamento ambiental.


    Feedback da resposta:
    Alternativa: D
    Comentário: o estudo do impacto ambiental em qualquer circunstância pode determinar uma etapa do licenciamento ambiental concedido para obras realizadas que possam impactar na degradação do meio ambiente.
  • Pergunta 7


    Correta
    O trabalho é algo inerente ao ser humano. Desde que o homem atua em sociedade, sua função está interligada a alguma atividade. É essencial para a formação da personalidade humana a questão do trabalho. Além das características descritas, qual o objetivo do trabalho para o homem?


    Resposta Selecionada:
    Corretaa. 
    Melhorar sua qualidade de vida, além de promover a sua manutenção como espécie no ambiente natural.


    Feedback da resposta:
    Alternativa: A
    Comentário: o homem ter a necessidade de trabalhar faz parte de sua natureza. Desde os primórdios, ele tenta controlar a natureza para fazer sua manutenção como espécie no mundo, buscando, além disso, aumentar sua qualidade de vida.
  • Pergunta 8


    Correta
    Princípio do direito à sadia qualidade de vida: está na Constituição brasileira de 1988 e diz respeito a ter uma condição de vida sadia, viver com dignidade. Essa qualidade está ligada à preservação do meio ambiente. O que é primordial para que isso aconteça?


    Resposta Selecionada:
    Corretae. 
    O equilíbrio entre desenvolvimento econômico e preservação da natureza.


    Feedback da resposta:
    Alternativa: E
    Comentário: o equilíbrio entre o desenvolvimento da economia mundial e a preservação da natureza é fundamental para que aconteça o princípio do direito à sadia qualidade de vida.
  • Pergunta 9


    Correta
    São necessários, atualmente, desenvolvimentos de mais tecnologias limpas, com menos consumo de matéria e energia, menor quantidade de resíduos e possibilidades de reutilização de materiais. Indique qual outro fator é preponderante para a questão de desenvolvimento sustentável:


    Resposta Selecionada:
    Corretac. 
    A população reveja seus hábitos e as empresas repensem seus métodos produtivos.


    Feedback da resposta:
    Alternativa: C
    Comentário: para que o desenvolvimento sustentável seja posto em prática, faz-se necessária a conscientização das pessoas de que seus hábitos podem ser revisados e, por sua vez, as empresas repensem métodos de produção que poluam cada vez menos rios e florestas.
  • Pergunta 10


    Correta
    É sabido que a Revolução Industrial representa um marco importante na trajetória do que conhecemos hoje como desenvolvimento sustentável. Quais são os fatores importantes desse período que colaboraram para a transformação do mundo?


    Resposta Selecionada:
    Corretab. 
    Crescimento populacional, extração em excesso de recursos naturais e poluição dos rios.


    Feedback da resposta:
    Alternativa: B
    Comentário: a Revolução Industrial colaborou com o excesso de exploração da natureza, visto que a necessidade do momento era explorar cada vez mais os recursos naturais para suprir a necessidade da população, que migrava em número cada vez maior do campo para as áreas urbanas.

8 comentários:

Unknown disse...

Suas atitudes bailarina social reflete na minha felicidade...
Muito obrigado por me ajudar.

Unknown disse...

OBRIGADA !TENHO APRENDIDO MUITO

Unknown disse...

Muito obrigado, ajudou muito!

Unknown disse...

Obrigada

bispo disse...

todas estão corretas

Anônimo disse...

Bom dia, muito obrigado pela ajuda

Anônimo disse...

Obrigada deus abençoe sempre vc me ajudou muito

Anônimo disse...

Muito bom, todas corretas

Postar um comentário

Confira Também

Postagens populares

GIRLSPT.COM - Cursores Animados

Template by:

Free Blog Templates