13 de dez. de 2015

História da Antropologia - Questionário Unidade I (UNIP)

  • Pergunta 1


    Correta
    Leia o texto a seguir e responda a questão. “A civilização (cultura) de um povo não é nada além de um conjunto de seus fenômenos sociais [técnicas de trabalho crenças, valores, tradições e hábitos], portanto, falar de povos incultos, “sem civilização”, de povos primitivos ou naturais (naturvölker), é falar de coisas que não existem”. (MAUSS, Marcel, 1901).

    Em relação ao significado antropológico de cultura, assinale a alternativa correta:
    Resposta Selecionada:
    Corretab.
    Podemos afirmar que a cada sociedade humana corresponde uma cultura que engloba um diferente padrão de comportamento, técnicas de sobrevivência e trabalho, valores, tradições e hábitos que estão de acordo com a visão de mundo e a história particular própria de cada um, portanto, não há sentido em falar de povos incultos e sem civilização em contraste com povos cultos e civilizados.


    Feedback da resposta:
    Resposta: Alternativa B;
    JUSTIFICATIVA: O entendimento adequado do conceito antropológico de cultura nos mostra que deste ponto de vista não existe sociedade inculta, bem como não é a geografia nem a biologia que determinam as diferentes culturas.
  • Pergunta 2


    Correta
    A música “Sampa” do baiano Caetano Veloso narra os sentimentos do nordestino chegando a São Paulo. Leia um trecho da letra da música abaixo, com atenção para as partes grifadas e assinale a alternativa que melhor se adéqua à noção trazida por este trecho.

    “Quando eu te encarei frente a frente e não vi o meu rosto/ chamei de mau gosto o que vi, de mau gosto o mau gosto/ É que Narciso acha feio o que não é espelho/ e a mente apavora o que não é mesmo velho/ (...)/ e foste um difícil começo/ afasto o que não conheço/ e quem vem de outro sonho feliz de cidade, aprende depressa a chamar-te realidade/ porque és o avesso do avesso do avesso/ (...)/ e os novos baianos passeiam na tua garoa”.
    Resposta Selecionada:
    Corretae.
    A noção fundamental deste trecho é uma noção etnocêntrica, em que o encontro com a diferença, com a diversidade cultural, pode gerar espanto, perplexidade, medo e afastamento diante do novo e do desconhecido, conduzindo apenas à valorização positiva do próprio mundo ao enxergar o outro de forma acrítica, distorcida e preconceituosa. 

    Feedback da resposta:
    Resposta: Alternativa E.
    JUSTIFICATIVA: Se entendermos adequadamente o conceito de etnocentrismo como um termo que se refere à noção de mundo que toma o próprio grupo como centro de tudo e todos os outros grupos são medidos e avaliados em relação a ele, e que transforma a diferença em julgamento e juízo de valor, percebemos que a única alternativa correta é a E.
  • Pergunta 3


    Correta
    As alternativas abaixo se referem à Teoria da Evolução das Espécies, de Charles Darwin. Leia e assinale a alternativa correta:
    Resposta Selecionada:
    Corretae. 
    Todas as alternativas estão corretas.


    Feedback da resposta:
    Resposta: Alternativa E.
    JUSTIFICATIVA: todas estão corretas, pois a Teoria da Evolução, de Charles Darwin, questiona Lamarck e baseia-se na mutação aleatória, seleção natural e adaptação, concluindo que todos os seres vivos vieram de seus ancestrais através do processo de mutação.
  • Pergunta 4


    Correta
    As proposições abaixo se referem à grande diversidade cultural da espécie humana. Analise-as e assinale a alternativa correta.
     I- A diversidade cultural da espécie humana deve ser entendida como maneiras possíveis de os homens se organizarem, se adaptarem e transformarem o meio em que vivem, ou seja, “as culturas” pertencem ao campo das possibilidades da produção da subjetividade humana.
    II- As diferentes formas de cultura (diversidade cultural) devem ser entendidas a partir da constatação de que cada cultura deve ser percebida “em seus próprios termos”, ou seja, cada cultura pertence ao contexto histórico e particular de cada povo, tendo a sua própria coerência e lógica.
    III- As diferentes formas de cultura podem ser explicadas tanto pelo determinismo geográfico quanto pelo determinismo biológico que, geneticamente, diferencia as raças. A diversidade racial e as diferenças geográficas e climáticas são exclusivamente responsáveis pelas diferenças culturais entre os homens.  
    IV- A espécie humana se diferencia anatômica e fisiologicamente através do dimorfismo sexual, portanto, as diferenças de comportamento entre pessoas de sexos diferentes são biologicamente determinadas. Assim, está comprovado que uma das principais causas da diversidade cultural da espécie humana reside em seu substrato biológico e genético.
    Resposta Selecionada:
    Corretad. 
    Apenas I e II estão corretas.


    Feedback da resposta:
    Resposta: Alternativa D.
    JUSTIFICATIVA: As proposições III e IV estão erradas, pois não podemos explicar a diversidade cultural nem pelo determinismo biológico nem pelo determinismo geográfico.
  • Pergunta 5


    Correta
    Em relação à biologia (genética, hereditariedade, instintos etc.) e à cultura humana, leia as proposições abaixo e em seguida assinale a alternativa correta:

    I. A cultura, muito mais do que a herança genética, determina o comportamento do homem e justifica as suas realizações.
    II. O homem age de acordo com seus padrões culturais. Os seus instintos biológicos foram parcialmente anulados pelo longo processo evolutivo por que passou.
    III. Adquirindo cultura, o homem passou a depender muito mais do aprendizado do que a agir através de atitudes geneticamente determinadas.
    IV. O homem foi capaz de romper as barreiras das diferenças ambientais e transformar toda a terra em seu habitat por que é o único no reino animal que possui instintos biologicamente determinados e super desenvolvidos.
    V. O processo de aprendizado contribui para o desenvolvimento do comportamento humano, mas são os instintos e a constituição biológica de cada ser humano que determina sua capacidade artística ou profissional.
    Estão corretas:
    Resposta Selecionada:
    Corretab. 
    Apenas I, II, III.


    Feedback da resposta:
    Resposta: Alternativa B.
    JUSTIFICATIVA: Os estudos antropológicos nos mostram que somos “seres em aberto”, ou seja, não nascemos determinados pela biologia, nossos instintos possuem plasticidade, pois foram parcialmente anulados durante o processo de evolução.
  • Pergunta 6


    Correta
    Em relação à evolução humana, leia as proposições abaixo e em seguida assinale a alternativa correta.
    I- Somos fruto de um processo muito longo no tempo e todos os humanos existentes hoje são descendentes de um mesmo grupo que viveu no território africano há aproximadamente 150 mil anos, mas as grandes diferenças físicas e anatômicas que nos afastam dos grandes símios aconteceu num momento designado pelos cientistas de “Ponto Crítico”, como sendo o momento do início da simbolização.
    II- Somos fruto de um processo muito longo no tempo e todos os humanos existentes hoje são descendentes de um mesmo grupo que viveu no território africano há aproximadamente 150 mil anos, mas as grandes diferenças físicas e anatômicas que nos afastam dos grandes símios é o resultado do desenvolvimento da capacidade de simbolização, ou seja, de adquirir cultura, que foi um processo gradual, lento e contínuo durante um longo período de tempo, favorecido, e ao mesmo tempo favorecendo o crescimento cortical, a postura ereta, a visão bipolar e a cores e o desenvolvimento da laringe.
    III- Somos fruto de um processo muito longo no tempo e nem todos os humanos existentes hoje são descendentes do grupo que viveu no território africano, além disto, é certo que, dentre as razões de sermos tão diferentes, está a capacidade de aquisição de cultura, que foi um processo gradual, lento e contínuo, mas que só se realizou pela nossa peculiar constituição biológica e genética, que dotou nosso ancestral de uma compleição física robusta e vigorosa, que o tornou forte e dominante frente aos outros animais.
    IV- Somos fruto de um processo muito longo no tempo e todos os humanos existentes hoje são descendentes de um mesmo grupo que viveu no território africano há aproximadamente 150 mil anos e é certo que, dentre as razões de sermos tão diferentes, está a capacidade de simbolização, ou seja, de adquirir cultura, que foi um processo gradual, lento e contínuo durante um longo período de tempo, mas também foi fundamental para a nossa sobrevivência a construção de uma relação de cooperação e convivência entre indivíduos e natureza, que estabeleceu entre eles laços de solidariedade essenciais para que se protegessem de predadores mais fortes e robustos, embora possuíssem um organismo mais frágil.
    Estão corretas:
    Resposta Selecionada:
    Corretad. 
    Apenas II e IV.


    Feedback da resposta:
    Resposta: Alternativa D.
    JUSTIFICATIVA: A proposição I está errada, pois já não é mais aceita a teoria do Ponto Crítico; a proposição III está errada, pois o processo de aquisição de cultura foi concomitante ao desenvolvimento físico, além disto, nossa compleição física é mais frágil em relação à dos outros animais.
  • Pergunta 7


    Correta
    Leia e responda: “A cultura indígena possui uma forma de viver e pensar o mundo extremamente primitiva, cruel e imoral. Eles não possuem educação letrada, não dão importância ao trabalho e homens, mulheres, crianças e idosos andam nus sem nenhum tipo de pudor ou moral.” (Texto produzido pela Profª Maria Teresa Papa Nabão, para fins didáticos). A partir desta afirmação e dos conhecimentos antropológicos, assinale a alternativa correta.
    Resposta Selecionada:
    Corretac.
    A frase reflete o resultado de um entendimento equivocado e não relativizador sobre a nudez, educação e trabalho, pois demonstra que estes conceitos não são interpretados a partir do ponto de vista da cultura na qual foram produzidos, ou seja, estes conceitos foram interpretados fora do contexto social que lhes dá existência e sentido, portanto, não foram adequadamente compreendidos.


    Feedback da resposta:
    Resposta: Alternativa C.
    JUSTIFICATIVA: Ao utilizarmos o “olhar antropológico relativizador” acerca de culturas diferentes das nossas, é possível entender os conceitos e práticas diferentes das nossas numa dimensão relativa e não mais absoluta.
  • Pergunta 8


    Correta
    Leia e responda:  “Ele foi trazido para Amsterdam ( ....).  Era um jovem de 16 anos que tinha se perdido dos pais em tenra idade. Crescendo entre as ovelhas e os carneiros selvagens da Irlanda, adquiriu um tipo de "natureza ovina". Tinha movimentos rápidos, ágil com os pés, expressão fisionômica bravia, carnes firmes, pele queimada, trigueira, pernas e braços rígidos, destemido e destituído de qualquer delicadeza. A saúde era excelente. Não conhecia a voz humana; emitia balidos, como as ovelhas. Sua garganta era larga e a língua parecia presa no palato. Recusava alimentos comuns; estava acostumado a comer gramíneas e feno. Viveu em montanhas e lugares desertos, como cavernas, locais distantes de qualquer centro de civilização. Os caçadores que o encontraram disseram que ele parecia um animal e não um ser humano. Obrigado a viver como gente, a contragosto e somente depois de muito tempo ele começou a perder suas características selvagens. (Nicholaus Tulp: Observationes Medicae, 1672). In: GONDRA, José Gonçalves. A emergência da infância. Educ. rev.,  Belo Horizonte,  v. 26,  n. 1, Apr.  2010 .   disponível em: 
    A partir do entendimento acerca da condição humana e supondo que a história seja verdadeira, assinale a alternativa que contenha uma explicação correta para as atitudes do menino encontrado.
    Resposta Selecionada:
    Corretac.
    A melhor explicação para as atitudes deste menino deve levar em consideração o fato de que o ser humano é um ser biocultural e não determinado pela biologia, como os demais animais. Portanto, ele só será capaz de construir a “condição humana” necessariamente em contato com uma ordem humana, ou seja, com uma cultura e com outros humanos. No caso relatado, o menino foi privado deste contato, o que comprometeu significativamente a construção da humanidade.


    Feedback da resposta:
    Resposta: Alternativa C.
    JUSTIFICATIVA: Uma adequada compreensão acerca da construção da condição humana como sendo uma condição construída a partir do aprendizado com outros humanos, nos mostra que a explicação para as atitudes do menino encontrado não podem ser encontradas na biologia, nem na psicologia ou geografia.
  • Pergunta 9


    Correta
    Leia o texto a seguir e responda a pergunta: Arthur de Gobineau (1816-1882), um pensador francês, em sua visita ao Brasil, afirmou: “Trata-se de uma população totalmente mulata, viciada no sangue e no espírito. Um povo fraco, indolente e assustadoramente feio. Nenhum brasileiro é de sangue puro; as combinações dos casamentos entre brancos, indígenas e negros multiplicaram-se a tal ponto que os matizes de carnação são inúmeros, e tudo isso produziu, nas classes baixas e nas altas, uma degenerescência do mais triste aspecto. Esta raça está definitivamente condenada e em menos de duzentos anos deixará de existir.” (Extraído e adaptado de “O conde de Gobineau no Brasil”). 

    As idéias contidas no texto se encaixam corretamente em qual pressuposto teórico para explicar as diferenças culturais? Ou seja, qual a base teórica em que se apoiam estas afirmações?
    Resposta Selecionada:
    Corretae.
    Estas afirmações se apoiam no pressuposto teórico do Determinismo Biológico, que reforça o racismo ao considerar a existência de raças inferiores e superiores, sendo que o contato entre elas poderia ser tremendamente prejudicial. Não reflete um bom entendimento acerca da diversidade cultural, uma vez que o Determinismo Biológico foi desacreditado pela ciência, pois raça biológica não pode ser medida de avaliação dos comportamentos culturais.


    Feedback da resposta:
    Resposta: Alternativa E.
    JUSTIFICATIVA: A ideia de que existiam raças diferentes e que a miscigenação entre elas poderia ser prejudicial reforça o racismo e está presente no pressuposto teórico do Determinismo Biológico, que faz uma reflexão totalmente equivocada acerca da diversidade cultural entre os povos.
  • Pergunta 10


    Correta
    O que significa afirmar que o homem é um ser biocultural?
    Resposta Selecionada:
    Corretae. 
    As alternativas A, B e C estão corretas e se complementam para melhor responder a questão proposta.


    Feedback da resposta:
    Resposta: Alternativa E.
    JUSTIFICATIVA: Afirmar que o homem é um ser biocultural é reconhecer que somos fruto de uma interação com a cultura e o meio social e que apenas o corpo humano não é suficiente para nos garantir a humanidade, portanto, não é separação entre biologia e cultura.

4 comentários:

Unknown disse...

obrigado

Unknown disse...

Obrigado

Unknown disse...

Bom dia preciso questionarios sobre antropologia e culturam brasileira. Obrigada mas esses conteudo não me ajudou em nada.

Anônimo disse...

Ta muito otimo quantos as peguntas e as respostas

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