Pergunta 1
A partir do século XX, o evolucionismo social começa a ser “bombardeado” por diversas críticas. As alternativas abaixo se referem aos principais críticos desse pensamento. Assinale a alternativa correta.Resposta Selecionada: c.Os principais críticos deste momento são Franz Boas e Bronislaw Malinowski, e o principal motivo de suas críticas é em relação ao trabalho de campo e à utilização das fontes de pesquisa que, segundo eles, poderiam não ser confiáveis, cabendo ao antropólogo a função de verificá-las na prática, empiricamente, apontando para a necessidade da observação direta; portanto, o trabalho de campo deve ser a própria fonte de pesquisa do antropólogo.Feedback da resposta: Alternativa: CComentário: os evolucionistas não faziam trabalho de campo e foram severamente criticados inicialmente por Franz Boas e Bronislaw Malinowski.Pergunta 2
Analise as proposições abaixo e assinale a alternativa correta.I - Como modelo explicador das diferenças, o evolucionismo social implicou na permanência do etnocentrismo ao pensar a sociedade ocidental como a mais evoluída e as sociedades não ocidentais como as mais atrasadas.II - Um dos significados mais equivocados do evolucionismo social para a explicação da diferença foi a de estimular o racismo ao estabelecer “raça” como categoria para explicar as diversidades.III - Como modelo explicador da diferença, o evolucionismo social substituiu as velhas formas de pensar o ser humano, abolindo as concepções etnocêntricas e racistas.IV - O evolucionismo social para explicar a diferença e a diversidade entre os diferentes povos adota como pressuposto básico a existência de uma história única e evolutiva para todos os povos, que passam por três estágios básicos: selvageria, barbárie e civilização.V - Podemos afirmar que o evolucionismo social foi a primeira forma de pensamento estruturado dentro da Antropologia para pensar as diferenças, mas limitado pelo etnocentrismo e pela prática de uma antropologia de “gabinete” que não consegue explicá-las.Estão corretas:Resposta Selecionada: e.I, II, IV e V.Feedback da resposta: Alternativa: EComentário: o evolucionismo social, ao basear-se na existência de uma história única e evolutiva para todos os povos, que passam por três estágios básicos: selvageria, barbárie e civilização; entrincheirou-se no etnocentrismo; pois, ao pensar a sociedade ocidental (Europa), sempre seria a evoluída e, ao estabelecer “raça” como categoria para explicar as diversidades, reforçou o racismo.Pergunta 3
As proposições abaixo referem-se aos pensamentos equivocados produzidos pelo evolucionismo social ao longo de suas pesquisas antropológicas.Leia e assinale a alternativa correta.I – Um dos pensamentos mais equivocados produzidos pelo evolucionismo social foi o de utilizar a categoria “raça” para explicar e justificar diversidade cultural entre os povos e, com isso, fomentar o racismo.II – Podemos afirmar que o evolucionismo social não produziu nenhum pensamento equivocado ao longo de suas pesquisas antropológicas. Os pesquisadores eram sérios, dedicados e se esforçaram para produzir o que há de melhor em termos de teoria antropológica.III – Um pensamento bastante equivocado produzido pelo evolucionismo social foi o de explicar a diferença e a diversidade entre os diferentes povos a partir do pressuposto de que existe uma história única e evolutiva para todos os povos, que passam por três estágios básicos: selvageria, barbárie e civilização.Está(ão) correta(s):Resposta Selecionada: b.I e III.Feedback da resposta: Alternativa: BComentário: o evolucionismo social estabeleceu “raça” como categoria para explicar as diversidades, reforçando o racismo e baseava-se na existência de uma história única e evolutiva para todos os povos, que passam por três estágios básicos: selvageria, barbárie e civilização.Pergunta 4
As proposições abaixo referem-se às limitações do método utilizado pelos antropólogos evolucionistas. Leia e assinale a alternativa correta.I - O método utilizado pelos antropólogos evolucionistas tinha limitações, pois eles iam conviver com os povos diferentes, permanecendo entre eles por longos períodos o que favorecia o envolvimento emocional com esses povos, comprometendo a veracidade da pesquisa.II - A limitação do método usado pelos antropólogos evolucionistas residia no fato de que eles eram muito mais filósofos do que cientistas e, assim, produziam apenas teorias em vez de verdades.III - A limitação do método usado pelos antropólogos evolucionistas residia no fato de que eles usavam fontes baseadas em relatos, cartas, crônicas e desenhos que não eram produzidos por antropólogos, portanto, poderiam não ser confiáveis.Está(ão) correta(s):Resposta Selecionada: b.III.Feedback da resposta: Alternativa: BComentário: os antropólogos evolucionistas não faziam trabalho de campo, ou seja, utilizavam relatos produzidos por viajantes, o que tornava o método bastante limitado.Pergunta 5
As proposições abaixo se referem as características da Antropologia Evolucionistas. Analise-as e assinale a alternativa correta.I – O viés etnocêntrico e racista é característico da Antropologia Evolucionista, uma vez que as diferenças entre os povos eram relacionadas a estágios diferenciados da evolução, estando o europeu no topo do processo evolucionário.II – a Antropologia Evolucionista compartilhava algumas ideias com o Iluminismo, como a noção de que o desenvolvimento social era um processo inevitável e determinado e assumia a ideia de que as sociedades começavam em um estágio de natureza e progrediam para um estágio civilizado.III – A Antropologia Evolucionista usava o método comparativo, estabelecendo na comparação entre as diferentes sociedades a fonte da compreensão dos seres humanos. Porém, buscava-se a confrontação de elementos isolados de seu contexto cultural mais amplo, pois não fazia trabalho de campo.Está(ão) correta(s):Resposta Selecionada: d.I, II e III.Feedback da resposta: Alternativa: DComentário: todas as proposições expõem de forma correta as principais características da Antropologia Social.Pergunta 6
Como o “olhar antropológico” nos permite compreender o sentido de mito, magia, crenças e religião para a vida dos seres humanos? Assinale a alternativa correta.Resposta Selecionada: c.O “olhar antropológico” nos permite compreender, por meio do trabalho de campo, da busca do “ponto de vista do nativo”, do olhar relativizador e do distanciamento; que mito, magia, crença e religião são expressões da subjetividade humana, fazem parte da construção social da realidade das diferentes culturas e que não existe uma religião, ou crença, mais verdadeira ou importante que outra.Feedback da resposta: Alternativa: CComentário: o “olhar antropológico” nos proporciona um entendimento capaz de penetrar nas redes de significados das diferentes culturas e perceber os sentidos intrínsecos que cada sistema cultural possui, seja na esfera das crenças, magia, religião, mito etc.; entendendo-os como parte da construção social da realidade das diferentes culturas e que não existe uma religião, ou crença, mais verdadeira ou importante que outra.Pergunta 7
Em relação ao Culturalismo, de Franz Boas (1858‑1942), analise as proposições abaixo e assinale a alternativa correta:I - O Culturalismo, de Franz Boas, faz uma crítica vigorosa à postura evolucionista e defende a ideia da necessidade de se estudar cada cultura em seus próprios termos e processo histórico particular.II - O Culturalismo, de Franz Boas, é uma continuidade do Evolucionismo, embora o complemente com uma revisão da postura evolucionista, mas sempre apoiando e defendendo suas ideias principais.III - Para o Culturalismo, de Franz Boas, para se compreender o sentido próprio de cada cultura, é fundamental a compreensão da história, particular e relativa a cada grupo estudado.IV - Diferentemente dos evolucionistas, que se preocupavam com a comparação de alguns elementos entre diferentes culturas, o Culturalismo atentava à cultura estudada em si, como uma totalidade autônoma.Estão corretas:Resposta Selecionada: d.I, III e IV.Feedback da resposta: Alternativa: DComentário: o Culturalismo não é uma continuidade do evolucionismo, pelo contrário, sempre adotou uma postura bastante crítica em relação a essa abordagem.Pergunta 8
Quais foram os principais representantes do evolucionismo social na Antropologia?Resposta Selecionada: e.Edward Tylor, Lewis Morgan e James Frazer.Feedback da resposta: Alternativa: EComentário: os principais representantes do evolucionismo social na Antropologia foram: Edward Tylor, Lewis Morgan e James Frazer.Pergunta 9
Qual a posição da Antropologia em relação ao adequado entendimento sobre as diferentes formas de famílias e sistemas de parentesco existentes? Assinale a correta.Resposta Selecionada: e.As alternativas “a”, “b” e “c” estão corretas e se complementam na explicação da questão proposta.Feedback da resposta: Alternativa: EComentário: o entendimento adequado, fornecido pela Antropologia, de família e relações de parentesco, permite afirmar que, antes de serem fenômenos de ordem biológica, são culturais e sociais, portanto, podem variar conforme a sociedade e a cultura.Pergunta 10
Silas Guerriero afirma: “Para esses primeiros pensadores, as diferenças humanas poderiam ser explicadas pelas diferenças de estágio de evolução entre os grupos humanos, agora pensando em termos até de uma evolução biológica. O que reforçava essa posição era a ideia de raça, supostamente, uma noção biológica. Em outras palavras, é como se entre os humanos pudéssemos encontrar, num mesmo período histórico-geológico, indivíduos de uma mesma espécie em diferentes graus de evolução”.Segundo os evolucionistas, quais eram os diferentes estágios evolutivos entre os seres humanos?Resposta Selecionada: d.Primitivos (selvageria), bárbaros (barbárie) e civilizados (civilização).Feedback da resposta: Alternativa: DComentário: os evolucionistas consideravam os seguintes estágios evolutivos: primitivos (selvageria), bárbaros (barbárie) e civilizados (civilização).
2 comentários:
obrigado
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