13 de dez. de 2015

História da Antropologia - Questionário Unidade II (UNIP)

  • Pergunta 1


    Correta
    A partir do século XX, o evolucionismo social começa a ser “bombardeado” por diversas críticas. As alternativas abaixo se referem aos principais críticos desse pensamento. Assinale a alternativa correta.
    Resposta Selecionada:
    Corretac.
    Os principais críticos deste momento são Franz Boas e Bronislaw Malinowski, e o principal motivo de suas críticas é em relação ao trabalho de campo e à utilização das fontes de pesquisa que, segundo eles, poderiam não ser confiáveis, cabendo ao antropólogo a função de verificá-las na prática, empiricamente, apontando para a necessidade da observação direta; portanto, o trabalho de campo deve ser a própria fonte de pesquisa do antropólogo. 


    Feedback da resposta:
    Alternativa: C
    Comentário: os evolucionistas não faziam trabalho de campo e foram severamente criticados inicialmente por Franz Boas e Bronislaw Malinowski.
  • Pergunta 2


    Correta
    Analise as proposições abaixo e assinale a alternativa correta.

    I - Como modelo explicador das diferenças, o evolucionismo social implicou na permanência do etnocentrismo ao pensar a sociedade ocidental como a mais evoluída e as sociedades não ocidentais como as mais atrasadas.
    II - Um dos significados mais equivocados do evolucionismo social para a explicação da diferença foi a de estimular o racismo ao estabelecer “raça” como categoria para explicar as diversidades.
    III - Como modelo explicador da diferença, o evolucionismo social substituiu as velhas formas de pensar o ser humano, abolindo as concepções etnocêntricas e racistas.
    IV - O evolucionismo social para explicar a diferença e a diversidade entre os diferentes povos adota como pressuposto básico a existência de uma história única e evolutiva para todos os povos, que passam por três estágios básicos: selvageria, barbárie e civilização.
    V - Podemos afirmar que o evolucionismo social foi a primeira forma de pensamento estruturado dentro da Antropologia para pensar as diferenças, mas limitado pelo etnocentrismo e pela prática de uma antropologia de “gabinete” que não consegue explicá-las.

    Estão corretas:
    Resposta Selecionada:
    Corretae. 
    I, II, IV e V.


    Feedback da resposta:
    Alternativa: E
    Comentário: o evolucionismo social, ao basear-se na existência de uma história única e evolutiva para todos os povos, que passam por três estágios básicos: selvageria, barbárie e civilização; entrincheirou-se no etnocentrismo; pois, ao pensar a sociedade ocidental (Europa), sempre seria a evoluída e, ao estabelecer “raça” como categoria para explicar as diversidades, reforçou o racismo.
  • Pergunta 3


    Correta
    As proposições abaixo referem-se aos pensamentos equivocados produzidos pelo evolucionismo social ao longo de suas pesquisas antropológicas.

    Leia e assinale a alternativa correta.
    I – Um dos pensamentos mais equivocados produzidos pelo evolucionismo social foi o de utilizar a categoria “raça” para explicar e justificar diversidade cultural entre os povos e, com isso, fomentar o racismo.
    II – Podemos afirmar que o evolucionismo social não produziu nenhum pensamento equivocado ao longo de suas pesquisas antropológicas. Os pesquisadores eram sérios, dedicados e se esforçaram para produzir o que há de melhor em termos de teoria antropológica.
    III – Um pensamento bastante equivocado produzido pelo evolucionismo social foi o de explicar a diferença e a diversidade entre os diferentes povos a partir do pressuposto de que existe uma história única e evolutiva para todos os povos, que passam por três estágios básicos: selvageria, barbárie e civilização.

    Está(ão) correta(s):
    Resposta Selecionada:
    Corretab. 
    I e III.


    Feedback da resposta:
    Alternativa: B
    Comentário: o evolucionismo social estabeleceu “raça” como categoria para explicar as diversidades, reforçando o racismo e baseava-se na existência de uma história única e evolutiva para todos os povos, que passam por três estágios básicos: selvageria, barbárie e civilização.
  • Pergunta 4


    Correta
    As proposições abaixo referem-se às limitações do método utilizado pelos antropólogos evolucionistas. Leia e assinale a alternativa correta.

    I - O método utilizado pelos antropólogos evolucionistas tinha limitações, pois eles iam conviver com os povos diferentes, permanecendo entre eles por longos períodos o que favorecia o envolvimento emocional com esses povos, comprometendo a veracidade da pesquisa.
    II - A limitação do método usado pelos antropólogos evolucionistas residia no fato de que eles eram muito mais filósofos do que cientistas e, assim, produziam apenas teorias em vez de verdades.
    III - A limitação do método usado pelos antropólogos evolucionistas residia no fato de que eles usavam fontes baseadas em relatos, cartas, crônicas e desenhos que não eram produzidos por antropólogos, portanto, poderiam não ser confiáveis.

    Está(ão) correta(s):
    Resposta Selecionada:
    Corretab. 
    III.


    Feedback da resposta:
    Alternativa: B
    Comentário: os antropólogos evolucionistas não faziam trabalho de campo, ou seja, utilizavam relatos produzidos por viajantes, o que tornava o método bastante limitado.
  • Pergunta 5


    Correta
    As proposições abaixo se referem as características da Antropologia Evolucionistas. Analise-as e assinale a alternativa correta.

    I – O viés etnocêntrico e racista é característico da Antropologia Evolucionista, uma vez que as diferenças entre os povos eram relacionadas a estágios diferenciados da evolução, estando o europeu no topo do processo evolucionário.
    II – a Antropologia Evolucionista compartilhava algumas ideias com o Iluminismo, como a noção de que o desenvolvimento social era um processo inevitável e determinado e assumia a ideia de que as sociedades começavam em um estágio de natureza e progrediam para um estágio civilizado.
    III – A Antropologia Evolucionista usava o método comparativo, estabelecendo na comparação entre as diferentes sociedades a fonte da compreensão dos seres humanos. Porém, buscava-se a confrontação de elementos isolados de seu contexto cultural mais amplo, pois não fazia trabalho de campo.

    Está(ão) correta(s):
    Resposta Selecionada:
    Corretad. 
    I, II e III.


    Feedback da resposta:
    Alternativa: D
    Comentário: todas as proposições expõem de forma correta as principais características da Antropologia Social.
  • Pergunta 6


    Correta
    Como o “olhar antropológico” nos permite compreender o sentido de mito, magia, crenças e religião para a vida dos seres humanos? Assinale a alternativa correta.
    Resposta Selecionada:
    Corretac.
    O “olhar antropológico” nos permite compreender, por meio do trabalho de campo, da busca do “ponto de vista do nativo”, do olhar relativizador e do distanciamento; que mito, magia, crença e religião são expressões da subjetividade humana, fazem parte da construção social da realidade das diferentes culturas e que não existe uma religião, ou crença, mais verdadeira ou importante que outra.


    Feedback da resposta:
    Alternativa: C
    Comentário: o “olhar antropológico” nos proporciona um entendimento capaz de penetrar nas redes de significados das diferentes culturas e perceber os sentidos intrínsecos que cada sistema cultural possui, seja na esfera das crenças, magia, religião, mito etc.; entendendo-os como parte da construção social da realidade das diferentes culturas e que não existe uma religião, ou crença, mais verdadeira ou importante que outra.
  • Pergunta 7


    Correta
    Em relação ao Culturalismo, de Franz Boas (18581942), analise as proposições abaixo e assinale a alternativa correta:

    I - O Culturalismo, de Franz Boas, faz uma crítica vigorosa à postura evolucionista e defende a ideia da necessidade de se estudar cada cultura em seus próprios termos e processo histórico particular.
    II - O Culturalismo, de Franz Boas, é uma continuidade do Evolucionismo, embora o complemente com uma revisão da postura evolucionista, mas sempre apoiando e defendendo suas ideias principais.
    III - Para o Culturalismo, de Franz Boas, para se compreender o sentido próprio de cada cultura, é fundamental a compreensão da história, particular e relativa a cada grupo estudado.
    IV - Diferentemente dos evolucionistas, que se preocupavam com a comparação de alguns elementos entre diferentes culturas, o Culturalismo atentava à cultura estudada em si, como uma totalidade autônoma.

    Estão corretas:
    Resposta Selecionada:
    Corretad. 
    I, III e IV.


    Feedback da resposta:
    Alternativa: D
    Comentário: o Culturalismo não é uma continuidade do evolucionismo, pelo contrário, sempre adotou uma postura bastante crítica em relação a essa abordagem.
  • Pergunta 8


    Correta
    Quais foram os principais representantes do evolucionismo social na Antropologia?
    Resposta Selecionada:
    Corretae. 
    Edward Tylor, Lewis Morgan e James Frazer.


    Feedback da resposta:
    Alternativa: E
    Comentário: os principais representantes do evolucionismo social na Antropologia foram: Edward Tylor, Lewis Morgan e James Frazer.
  • Pergunta 9


    Correta
    Qual a posição da Antropologia em relação ao adequado entendimento sobre as diferentes formas de famílias e sistemas de parentesco existentes? Assinale a correta.
    Resposta Selecionada:
    Corretae. 
     As alternativas “a”, “b” e “c” estão corretas e se complementam na explicação da questão proposta.


    Feedback da resposta:
    Alternativa: E
    Comentário: o entendimento adequado, fornecido pela Antropologia, de família e relações de parentesco, permite afirmar que, antes de serem fenômenos de ordem biológica, são culturais e sociais, portanto, podem variar conforme a sociedade e a cultura.
  • Pergunta 10


    Correta
    Silas Guerriero afirma: “Para esses primeiros pensadores, as diferenças humanas poderiam ser explicadas pelas diferenças de estágio de evolução entre os grupos humanos, agora pensando em termos até de uma evolução biológica. O que reforçava essa posição era a ideia de raça, supostamente, uma noção biológica. Em outras palavras, é como se entre os humanos pudéssemos encontrar, num mesmo período histórico-geológico, indivíduos de uma mesma espécie em diferentes graus de evolução”.  

    Segundo os evolucionistas, quais eram os diferentes estágios evolutivos entre os seres humanos?
    Resposta Selecionada:
    Corretad. 
    Primitivos (selvageria), bárbaros (barbárie) e civilizados (civilização).


    Feedback da resposta:
    Alternativa: D
    Comentário: os evolucionistas consideravam os seguintes estágios evolutivos: primitivos (selvageria), bárbaros (barbárie) e civilizados (civilização).

2 comentários:

Unknown disse...

obrigado

welliton disse...

Obrigado

Postar um comentário

Confira Também

Postagens populares

GIRLSPT.COM - Cursores Animados

Template by:

Free Blog Templates