Pergunta 1
As atividades a serem desenvolvidas no âmbito desta disciplina podem ser sintetizadas em:I – Observar os diferentes ambientes educativos escolares e não escolares e fazer um relato dessa observação.II – Observar ambientes educativos essencialmente escolares.III – Fazer uma relação pedagógica de um ambiente não escolar com apenas a sua área de atuação.IV – Elaborar um projeto de trabalho entre um ambiente escolar e não escolar, buscando identificar os aspectos existentes em um ambiente não escolar que poderiam contribuir para uma aprendizagem mais significativa dos alunos nas diversas disciplinas.A alternativa correta é:Resposta Selecionada: b.I e IV.Respostas: a.b.c.d.e.Feedback da resposta: Alternativa: BComentário: as atividades sugeridas para a avaliação nesta disciplina envolvem os itens I e IV descritos e não envolvem os itens II e III, pois a ideia central é justamente atentar para o fato de a educação não ser restrita apenas a ambientes escolares e que a relação com um ambiente não escolar pode acontecer por diferentes áreas de conhecimento.Pergunta 2
Com relação aos tipos de observação, relacione-os de acordo com a forma em que são executados:A alternativa correta é:Resposta Selecionada: b.1(D)/2(F)/3(E)/4(B)/5(G)/6(C)/7(A)Respostas: a.b.c.d.e.Feedback da resposta: Alternativa: BComentário: o quadro anterior aponta para as diferentes configurações da observação, de acordo com a forma em que é executada, não podendo haver confusão entre elas. Podem-se colocar os diferentes tipos da observação da seguinte maneira: assistemática x sistemática, participante x não participante, em equipe x individual, na vida real x em laboratório. Dessa forma, as configurações para cada tipo de observação ficam claras, ou seja, as diferentes finalidades e as formas em que são executadas não se confundem entre si, tornando o entendimento mais fácil.Pergunta 3
Complete a frase: “Na observação (em seu sentido amplo), como método de investigação científica, o pesquisador utiliza_________________ na obtenção de aspectos da realidade”.A alternativa correta é:Resposta Selecionada: d.Os sentidos físicos.Respostas: a.b.c.d.e.Feedback da resposta: Alternativa: DComentário: observar significa aplicar atentamente os sentidos físicos a um objeto para obter dele um conhecimento claro e preciso. O processo de observação envolve os cinco sentidos físicos, embora a visão e a audição, como regra, sejam os mais utilizados. A utilização de instrumentos especializados, que visa justamente a aprimorar a observação para fatos não observáveis a olho nu, ocorre em situações muito específicas, portanto, não pode ser considerada no sentido amplo do termo.Pergunta 4
Da observação e do levantamento dos dados resulta um projeto de trabalho, que envolve responder algumas perguntas. Qual a relação delas com a estrutura de um projeto?1. O que fazer? I - Definição dos objetivos (gerais e específicos).2. Por que fazer? II - Procedimentos metodológicos.3. Para que fazer? III - Delimitação da área, do tema e do problema.4. Como fazer? IV - Justificativa da escolha do problema.A alternativa correta é:Resposta Selecionada: e.1(III)/2(IV)/3(I)/4(II)Respostas: a.b.c.d.e.Feedback da resposta: Alternativa: EComentário: as quatro perguntas básicas que um investigador deverá responder ao realizar um trabalho científico estão relacionadas com a estrutura de um projeto, tais como: o que fazer? III) delimitação da área, do tema e do problema; por que fazer? IV) justificativa da realização do trabalho; para que fazer? I) definição dos objetivos; Como fazer? II) procedimentos metodológicos.Pergunta 5
Observação científica requer percepção, a qual, por sua vez, envolve alguns elementos essenciais no seu desenvolvimento, que podem ser sintetizados da seguinte maneira:I – Intenção de conhecer algo, ou seja, interesse por parte do observador.II – Visão leiga do elemento observado.III – Consciência de que sua mentalidade e subjetividade podem influir na observação.IV – Participação ativa nas atividades normais do ambiente estudado em todas as circunstâncias.V – Conhecimento teórico do que se está observando.A alternativa correta é:Resposta Selecionada: d.I, III e V.Respostas: a.b.c.d.e.Feedback da resposta: Alternativa: DComentário: visão leiga (afirmação II) não resulta em observação. A participação ativa em todas as situações (afirmação IV) pode provocar interferência indesejada sobre o objeto observado, portanto, apenas as afirmações I, III e V correspondem verdadeiramente à resposta da questão.Pergunta 6
Para Vasconcellos (2002), o grande desafio do professor é agir como:Resposta Selecionada: c.Facilitador das relações e problematizador das situações.Respostas: a.b.c.d.e.Feedback da resposta: Alternativa: CComentário: segundo Vasconcellos (2002), o grande desafio do professor é agir como “facilitador das relações” e “problematizador das situações”. Logo, a alternativa correta é a C. Para que isso aconteça, ele precisa ter domínio sobre o conteúdo, a fim de ser um mediador do processo ensino-aprendizagem, que vai muito além de transmitir conteúdos (alternativa D), de ser apenas um agente do conhecimento (alternativa B) ou trabalhar apenas com a interdisciplinaridade (alternativa A).Pergunta 7
Quando um observador cientista se depara com um ambiente, que por natureza é múltiplo, é fundamental que ele:Resposta Selecionada: b.Saiba delimitar aquilo que deve ser observado, sem se perder na multiplicidade.Respostas: a.b.c.d.e.Feedback da resposta: Alternativa: BComentário: um cientista sempre está interessado em determinado aspecto de uma realidade. No entanto, esse aspecto ocorre de modo integrado a outros que, naquele instante, não importam para ele. Assim, não se perder na multiplicidade de aspectos da realidade é fundamental no processo de observação.Pergunta 8
Quanto à observação do ponto de vista científico conceitual em seu sentido amplo, é correto afirmar que:I – É uma técnica de coleta de dados para conseguir informação.II – Não exerce um papel importante no contexto da descoberta.III – Obriga o contato direto do investigador com a realidade estudada.IV – Resume-se a ver e ouvir fatos e pessoas sobre os fenômenos estudados.V – É um elemento básico de investigação científica, utilizado em pesquisas de campo.Com base nas afirmações anteriores, a alternativa correta é:Resposta Selecionada: b.I, III e V.Respostas: a.b.c.d.e.Feedback da resposta: Alternativa: BComentário: o processo de observação envolve muito mais do que apenas olhar e ouvir. Envolve perceber, interpretar, descrever, entre outras ações, para que possa ser caracterizada como observação. Por isso, exerce um papel muito importante no contexto da descoberta, obrigando o contato direto do investigador com a realidade estudada.Pergunta 9
Segundo Sampaio (2012), é correto afirmar:Resposta Selecionada: a.O trabalho com projetos, se bem-elaborado, discutido e conduzido, pode envolver operações essenciais para aquisição do saber, gerando uma transformação qualitativa e quantitativa no desenvolvimento do aluno.Respostas: a.b.c.d.e.Feedback da resposta: Alternativa: AComentários: dentre as opções, o que Sampaio (2012) afirma corretamente sobre o trabalho com projetos pode ser encontrado na primeira alternativa. As demais alternativas não estão de acordo. Para a alternativa B, Sampaio (2012) afirma que é necessário haver um propósito, o professor precisa estar ciente do que vai trabalhar e, principalmente, que conceitos, procedimentos e atitudes pretende que o aluno desenvolva trabalhando com o projeto. Para a alternativa C, Moço (2011) afirma que um bom projeto é aquele que indica intenções claras de ensino e permite novas aprendizagens relacionadas a todas as disciplinas. Para a alternativa D, o Ministério da Educação (Brasil, 2006) afirma que essa modalidade de organização do trabalho pedagógico prevê um produto final, cujo planejamento tem objetivos claros. E por fim, para a alternativa E, a utilização de projetos de trabalho amplia as práticas escolares, no que se refere a evitar a fragmentação dos conteúdos.Pergunta 10
Uma das limitações da observação com relação às demais técnicas de investigação científica é:Resposta Selecionada: e.Vários aspectos da vida cotidiana podem não ser acessíveis ao pesquisador.Respostas: a.b.c.d.e.Feedback da resposta: Alternativa: EComentário: a primeira afirmação corresponde a uma das vantagens da observação. As limitações dessa técnica são: tende a criar impressões favoráveis ou desfavoráveis no observador e não se pode prever uma ocorrência espontânea por vivermos em uma sociedade em constantes mudanças. A alternativa D também está incorreta porque nem sempre o observador consegue presenciar o fato por não ser acessível a ele. Logo, uma das limitações da observação encontra-se na alternativa E, em que vários aspectos da vida cotidiana e da vida particular não podem ser acessíveis ao pesquisador.
2 comentários:
oi vc teria a prova de Prática de Ensino: Observação e Projeto - Questionário Unidade I
Sim
Postar um comentário