18 de dez. de 2015

Prática de Ensino: Observação e Projeto - Questionário Unidade I

  • Pergunta 1


    Correta
    As atividades a serem desenvolvidas no âmbito desta disciplina podem ser sintetizadas em:
    I – Observar os diferentes ambientes educativos escolares e não escolares e fazer um relato dessa observação.
    II – Observar ambientes educativos essencialmente escolares.
    III – Fazer uma relação pedagógica de um ambiente não escolar com apenas a sua área de atuação.
    IV – Elaborar um projeto de trabalho entre um ambiente escolar e não escolar, buscando identificar os aspectos existentes em um ambiente não escolar que poderiam contribuir para uma aprendizagem mais significativa dos alunos nas diversas disciplinas.
    A alternativa correta é:
    Resposta Selecionada:
    Corretab. 
    I e IV.
    Respostas:
    a. 
    Corretab. 
    c. 
    d. 
    e. 
    Feedback da resposta:
    Alternativa: B
    Comentário: as atividades sugeridas para a avaliação nesta disciplina envolvem os itens I e IV descritos e não envolvem os itens II e III, pois a ideia central é justamente atentar para o fato de a educação não ser restrita apenas a ambientes escolares e que a relação com um ambiente não escolar pode acontecer por diferentes áreas de conhecimento.
  • Pergunta 2


    Correta
    Com relação aos tipos de observação, relacione-os de acordo com a forma em que são executados:
    A alternativa correta é:
    Resposta Selecionada:
    Corretab. 
    1(D)/2(F)/3(E)/4(B)/5(G)/6(C)/7(A)
    Respostas:
    a. 
    Corretab. 
    c. 
    d. 
    e. 
    Feedback da resposta:
    Alternativa: B
    Comentário: o quadro anterior aponta para as diferentes configurações da observação, de acordo com a forma em que é executada, não podendo haver confusão entre elas. Podem-se colocar os diferentes tipos da observação da seguinte maneira: assistemática x sistemática, participante x não participante, em equipe x individual, na vida real x em laboratório. Dessa forma, as configurações para cada tipo de observação ficam claras, ou seja, as diferentes finalidades e as formas em que são executadas não se confundem entre si, tornando o entendimento mais fácil.
  • Pergunta 3


    Correta
    Complete a frase: “Na observação (em seu sentido amplo), como método de investigação científica, o pesquisador utiliza_________________ na obtenção de aspectos da realidade”.
    A alternativa correta é:
    Resposta Selecionada:
    Corretad. 
    Os sentidos físicos.
    Respostas:
    a. 
    b. 
    c. 
    Corretad. 
    e. 
    Feedback da resposta:
    Alternativa: D
    Comentário: observar significa aplicar atentamente os sentidos físicos a um objeto para obter dele um conhecimento claro e preciso. O processo de observação envolve os cinco sentidos físicos, embora a visão e a audição, como regra, sejam os mais utilizados. A utilização de instrumentos especializados, que visa justamente a aprimorar a observação para fatos não observáveis a olho nu, ocorre em situações muito específicas, portanto, não pode ser considerada no sentido amplo do termo.
  • Pergunta 4


    Correta
    Da observação e do levantamento dos dados resulta um projeto de trabalho, que envolve responder algumas perguntas. Qual a relação delas com a estrutura de um projeto? 
    1. O que fazer?                   I - Definição dos objetivos (gerais e específicos).
    2. Por que fazer?                II - Procedimentos metodológicos.
    3. Para que fazer?              III - Delimitação da área, do tema e do problema.
    4. Como fazer?                  IV - Justificativa da escolha do problema.

    A alternativa correta é:
    Resposta Selecionada:
    Corretae. 
     1(III)/2(IV)/3(I)/4(II)
    Respostas:
    a. 
    b. 
    c. 
    d. 
    Corretae. 
    Feedback da resposta:
    Alternativa: E
    Comentário: as quatro perguntas básicas que um investigador deverá responder ao realizar um trabalho científico estão relacionadas com a estrutura de um projeto, tais como: o que fazer? III) delimitação da área, do tema e do problema; por que fazer? IV) justificativa da realização do trabalho; para que fazer? I) definição dos objetivos; Como fazer? II) procedimentos metodológicos.
  • Pergunta 5


    Correta
    Observação científica requer percepção, a qual, por sua vez, envolve alguns elementos essenciais no seu desenvolvimento, que podem ser sintetizados da seguinte maneira: 
    I – Intenção de conhecer algo, ou seja, interesse por parte do observador.
    II – Visão leiga do elemento observado.
    III – Consciência de que sua mentalidade e subjetividade podem influir na observação.
    IV – Participação ativa nas atividades normais do ambiente estudado em todas as circunstâncias.
    V – Conhecimento teórico do que se está observando.

    A alternativa correta é:
    Resposta Selecionada:
    Corretad. 
     I, III e V.
    Respostas:
    a. 
    b. 
    c. 
    Corretad. 
    e. 
    Feedback da resposta:
    Alternativa: D
    Comentário: visão leiga (afirmação II) não resulta em observação. A participação ativa em todas as situações (afirmação IV) pode provocar interferência indesejada sobre o objeto observado, portanto, apenas as afirmações I, III e V correspondem verdadeiramente à resposta da questão.
  • Pergunta 6


    Correta
    Para Vasconcellos (2002), o grande desafio do professor é agir como:
    Resposta Selecionada:
    Corretac. 
    Facilitador das relações e problematizador das situações.
    Respostas:
    a. 
    b. 
    Corretac. 
    d. 
    e. 
    Feedback da resposta:
    Alternativa: C
    Comentário: segundo Vasconcellos (2002), o grande desafio do professor é agir como “facilitador das relações” e “problematizador das situações”. Logo, a alternativa correta é a C. Para que isso aconteça, ele precisa ter domínio sobre o conteúdo, a fim de ser um mediador do processo ensino-aprendizagem, que vai muito além de transmitir conteúdos (alternativa D), de ser apenas um agente do conhecimento (alternativa B) ou trabalhar apenas com a interdisciplinaridade (alternativa A).
  • Pergunta 7


    Correta
    Quando um observador cientista se depara com um ambiente, que por natureza é múltiplo, é fundamental que ele:
    Resposta Selecionada:
    Corretab. 
    Saiba delimitar aquilo que deve ser observado, sem se perder na multiplicidade.
    Respostas:
    a. 
    Corretab. 
    c. 
    d. 
    e. 
    Feedback da resposta:
    Alternativa: B
    Comentário: um cientista sempre está interessado em determinado aspecto de uma realidade. No entanto, esse aspecto ocorre de modo integrado a outros que, naquele instante, não importam para ele. Assim, não se perder na multiplicidade de aspectos da realidade é fundamental no processo de observação.
  • Pergunta 8


    Correta
    Quanto à observação do ponto de vista científico conceitual em seu sentido amplo, é correto afirmar que: 
    I – É uma técnica de coleta de dados para conseguir informação.
    II – Não exerce um papel importante no contexto da descoberta.
    III – Obriga o contato direto do investigador com a realidade estudada.
    IV – Resume-se a ver e ouvir fatos e pessoas sobre os fenômenos estudados.
    V – É um elemento básico de investigação científica, utilizado em pesquisas de campo. 

    Com base nas afirmações anteriores, a alternativa correta é:
    Resposta Selecionada:
    Corretab. 
     I, III e V.
    Respostas:
    a. 
    Corretab. 
    c. 
    d. 
    e. 
    Feedback da resposta:
    Alternativa: B
    Comentário: o processo de observação envolve muito mais do que apenas olhar e ouvir. Envolve perceber, interpretar, descrever, entre outras ações, para que possa ser caracterizada como observação. Por isso, exerce um papel muito importante no contexto da descoberta, obrigando o contato direto do investigador com a realidade estudada.
  • Pergunta 9


    Correta
    Segundo Sampaio (2012), é correto afirmar:
    Resposta Selecionada:
    Corretaa.
    O trabalho com projetos, se bem-elaborado, discutido e conduzido, pode envolver operações essenciais para aquisição do saber, gerando uma transformação qualitativa e quantitativa no desenvolvimento do aluno.
    Respostas:
    Corretaa.
    b.
    c.
    d. 
    e. 
    Feedback da resposta:
    Alternativa: A
    Comentários: dentre as opções, o que Sampaio (2012) afirma corretamente sobre o trabalho com projetos pode ser encontrado na primeira alternativa. As demais alternativas não estão de acordo. Para a alternativa B, Sampaio (2012) afirma que é necessário haver um propósito, o professor precisa estar ciente do que vai trabalhar e, principalmente, que conceitos, procedimentos e atitudes pretende que o aluno desenvolva trabalhando com o projeto. Para a alternativa C, Moço (2011) afirma que um bom projeto é aquele que indica intenções claras de ensino e permite novas aprendizagens relacionadas a todas as disciplinas. Para a alternativa D, o Ministério da Educação (Brasil, 2006) afirma que essa modalidade de organização do trabalho pedagógico prevê um produto final, cujo planejamento tem objetivos claros. E por fim, para a alternativa E, a utilização de projetos de trabalho amplia as práticas escolares, no que se refere a evitar a fragmentação dos conteúdos.
  • Pergunta 10


    Correta
    Uma das limitações da observação com relação às demais técnicas de investigação científica é:
    Resposta Selecionada:
    Corretae. 
    Vários aspectos da vida cotidiana podem não ser acessíveis ao pesquisador.
    Respostas:
    a. 
    b. 
    c. 
    d. 
    Corretae. 
    Feedback da resposta:
    Alternativa: E
    Comentário: a primeira afirmação corresponde a uma das vantagens da observação. As limitações dessa técnica são: tende a criar impressões favoráveis ou desfavoráveis no observador e não se pode prever uma ocorrência espontânea por vivermos em uma sociedade em constantes mudanças. A alternativa D também está incorreta porque nem sempre o observador consegue presenciar o fato por não ser acessível a ele. Logo, uma das limitações da observação encontra-se na alternativa E, em que vários aspectos da vida cotidiana e da vida particular não podem ser acessíveis ao pesquisador.

2 comentários:

Professora de artes Vanderliza disse...

oi vc teria a prova de Prática de Ensino: Observação e Projeto - Questionário Unidade I

Unknown disse...

Sim

Postar um comentário

Confira Também

Postagens populares

GIRLSPT.COM - Cursores Animados

Template by:

Free Blog Templates